As ações da Jalles Machado (JALL3), uma empresa que produz Etanol e Açúcar, vão adoçar sua carteira de investimento? Só invista se os big players apontarem para isso. Nós sabemos como ler o comportamento desses participantes.
A Jalles Machado, empresa produtora de etanol e açúcar, entre outros produtos, esperava movimentar R$ 900 milhões em sua IPO, porém, o número chegou a 741,5 milhões de reais. Segundo a direção da empresa, mesmo com o desconto de 20% em sua previsão, parte dos planos atribuídos a esses recursos, serão feitos com dívidas. Os recursos da oferta primária serão usados para comprar uma terceira unidade industrial e investir no aumento da produção de cana-de-açúcar nas duas usinas atuais, ambas em Goiás.
As ações da Jalles Machado (JALL3), considerando esse desconto, seriam interessantes para investir? Muito além do que a empresa faz e como faz, precisamos saber como os investidores institucionais, os big players, estão se posicionando. E para isso também queremos apresentar a nossa metodologia, que analisa o volume de negócios para entender como esses participantes fortes estão atuando na compra ou na venda desses ativos.
- O que é a Jalles Machado e suas ações (JALL3)?
- Ações da Jalles Machado (JALL3): onde e como são negociadas?
- Quais são os principais possuidores de ações da Jalles Machado (JALL3)?
- Formas de ganhar em ações da Jalles Machado (JALL3)?
- Investir ou não investir em ações da Jalles Machado (JALL3): qual decisão tomar?
- Ficou interessado em ações da Jalles Machado (JALL3)? Veja os custos e taxas pra começar
- Como o Raio X Preditivo pode ajudar
- Como faço pra comprar ações da Jalles Machado (JALL3)?
- Conclusão
A Jalles Machado tem o seguinte número de ações:
- Ações Ordinárias:935.249
- Ações em livre negociação: 90.572.078 (31,24%)
1. O QUE É A JALLES MACHADO E SUAS AÇÕES (JALL3)?
Segundo a página das ações da Jalles Machado (JALL3) no site da B3, a bolsa de valores brasileira, a companhia se enquadra nas seguintes categorias:
- Atividade Principal: Exploração Agrícola Industrial E Comercial em Todas As Suas Modalidades. Especialmente No Que Diz Respeito à Produção de Cana-de-açúcar. Seus Subprodutos. em Especial Do Açúcar E Do álcool.
- Classificação Setorial: Consumo não Cíclico / Alimentos Processados / Açucar e Alcool
A Jalles Machado S.A. é uma companhia diversificada na produção de açúcar e álcool, cogeração de energia elétrica, saneantes e levedura. Na área agrícola, tem canavial 100% próprio, uso intensivo da mecanização, irrigação e variedades próprias para as condições climáticas da região. Do lado do produto, a Companhia busca um mix de produtos de maior valor agregado.
O açúcar, produzido sob a marca própria Itajá, atende aos consumidores nacionais com o açúcar branco e orgânico, sendo o orgânico também exportado para mais de 20 países. Os dois produtos possuem diferenciais de margem importantes se comparados ao açúcar VHP e obedecem às mais diversas certificações, permitindo penetração em diferentes segmentos no mercado local e internacional.
A Jalles Machado está entre os maiores produtores e exportadores mundiais do mundo de açúcar orgânico. O açúcar branco da marca Itajá foi apontado pela conceituada revista SuperVarejo como o segundo açúcar mais vendido nas regiões Centro-Oeste e Norte-Nordeste, sendo o quinto no Brasil.
Em Etanol, a Jalles Machado produz etanol anidro, hidratado e orgânico, além de produtos de limpeza, álcool gel e álcool hospitalar para o mercado interno, produzidos na fábrica instalada na Unidade Jalles Machado (UJM). A forte operação de cogeração de energia, em parceria com a Albioma, permite às duas unidades, Jalles Machado e Otávio Lage (UOL), a autossuficiência em energia e exportação do saldo produzido via contratos de longo prazo. A venda de energia melhora a estabilidade e previsibilidade do fluxo de caixa e é estratégica para a Companhia, pois praticamente toda a receita é incorporada ao EBITDA, dado que os custos e despesas operacionais são marginais.
A localização da produção tem proximidade das plantas, o que permite um melhor custo, vendas e despesas administrativas, melhoando o uso de equipamentos agrícolas.
Com as duas unidades no estado de Goiás, a companhia atende aos mercados consumidores do centro-oeste e nordeste com menor custo de frete e de forma mais competitiva, localidades menos exploradas e que têm mostrado taxas de crescimento superiores à média do País.
O governo estadual ainda concede determinados benefícios fiscais de longo prazo, que contribuem para margens mais elevadas.
Em Goiás, o custo de expansão da área de plantio tende a ser menor quando comparado às regiões de cultivo de cana mais tradicionais, como o interior do estado de São Paulo. Por último, com a finalização das ferrovias Norte-Sul e Oeste-Leste, a Jalles Machado ainda pode se beneficiar da proximidade de um importante corredor para exportação de seus produtos.
Cerca de 70% dos custos de produção estão relacionados ao campo e, por isso, a companhia procura anualmente reluzi-los por meio de um manejo cada vez mais eficiente. A Jalles Machado fez, nos últimos anos, investimentos em irrigação e na redução da idade média do canavial, o qual, sendo 100% próprio, mitiga por sua vez o risco de suprimento e aumenta o controle de qualidade do canavial. Colheita e plantio são 100% mecanizados e refletem, principalmente, no aumento da produtividade e redução de custos com a lavoura.
A Companhia conta ainda com técnicas sustentáveis de manejo agrícola, com o uso de maquinários e tecnologia de ponta, além do grande esforço para aumentar o número de variedades de plantas, por meio de parcerias com o IAC, CTC e outros institutos. Atualmente, são mais de 20 variedades de cana adaptadas ao clima e solo da região, com maior produtividade e resistência climática e a doenças.
A Jalles Machado é auditada, desde 1987, por uma das “Big Four”, além de contar com um time de gestão experiente, qualificado e reconhecido pelo mercado, departamento de Relações com Investidores 100% dedicado e publicação do seu rating corporativo por duas das principais agências de risco mundiais.
O que são as ações da Jalles Machado (JALL3)?
Quando uma companhia tem planos de crescimento, e todas têm ou deveriam ter, ela precisa de uma coisa muito simples pra executá-los, além de audácia, inteligência e vontade de fazer: dinheiro. De nada adianta ter as melhores intenções e a melhor oportunidade passando adiante de uma empresa se, justamente quando se mais precisa, não há recursos financeiros.
Para aproveitar uma boa ideia, um bom momento, é preciso de dinheiro de fato.
Para consegui-lo, uma companhia pode recorrer a empréstimos. Ou financiamentos. O que é praticamente a mesma coisa. E elas têm juros. Isso aumenta o custo do dinheiro e prejudica o resultado final das investidas.
Uma possibilidade mais inteligente é abrir capital na bolsa. Isto é, vender parte de seu capital, agora social, no mercado, pra investidores, investidores de todos os tamanhos. Alguns comprarão uma parte maior, outros comprarão partes menores e, outros, ainda, partes minúsculas.
O fato é que todos esses investidores aceitaram dividir o risco dos empreendimentos com a companhia e, ao comprar essas partes, em forma de um certo número de ações, também estão aceitando a possibilidade de compartilhar de um provável crescimento.
De fato, cada ação é a menor fração possível do capital social da companhia. Quem as compra se torna sócio, acionista, investidor. E assim quando a companhia se desenvolve e cresce o valor dessa ação aumenta proporcionalmente. E, além disso, se ela passar a ter mais lucros, também poderá distribuir esses lucros em forma de dividendos.
Normalmente, 25% dos lucros líquidos de um exercício são divididos com os acionistas. Quanto mais ações eles têm, mas dividendos recebem.
Histórico da Jalles Machado (JALL3)
- 1980 – Fundada por Otávio Lage, quando Jalles Fontoura era prefeito de Goianésia. A pecuária não era suficiente para empregar todas as pessoas da Cidade e Otávio Lage começou a articular a implantação de uma destilaria de álcool na região, atendendo o chamamento do Governo. Naquela época, para enfrentar a Crise do Petróleo, o Governo Federal, por meio do Programa Nacional do Álcool (Proálcool), investiu na produção e incentivou o consumo do combustível de cana. Assim, os fazendeiros da região de Goianésia poderiam produzir a cana e fornecer a matéria-prima para a indústria, que seria implantada em parceria com a Empresa Brasileira de Álcool S/A (Brasálcool), uma empresa de São Paulo, que já tinha expertise no negócio e que tinha a Petrobrás como sócia.
- 1983 – A primeira safra foi iniciada no dia 4 de maio de 1983 e teve duração de 121 dias. Nesse período, foram fabricados 13 milhões e 796 mil litros de álcool a partir de 192.370 toneladas de cana produzidas pela Cooperálcool. Para se ter uma ideia da história de crescimento da empresa, na safra 2019/20 tivemos moagem de 5.109.415 toneladas de cana, produção de 258.723 toneladas de açúcar, 272.756.215 litros de etanol, além da produção de levedura, energia elétrica e saneantes.
- 1984 – Foi elaborado o primeiro Plano de Assistência Social (PAS), feito anualmente pela empresa aplicando uma porcentagem do faturamento bruto em ações sociais. Um ano depois, foi fundada a Associação Coopergasa, um clube recreativo para os colaboradores da Cooperálcool e Goianésia Álcool e seus familiares, em uma área doada por Otávio Lage. Posteriormente, Coopergasa se transformou na atual Associação Esportiva Jalles Machado, que hoje oferece além da estrutura para lazer, aulas de natação, quadras poliesportivas, escolinha de futebol e campos de futebol.
- 1987 – Com a saída do diretor técnico da Goianésia Álcool S/A, Francisco Camargo, o superintendente da Cooperálcool, Segundo Braoios Martinez, assumiu a função de diretor-técnico e passou a integrar a diretoria da empresa.
- 1989 – Foi criado o primeiro programa de conscientização: o Ame a Ema. O objetivo era preservar a população de emas da região e conscientizar a comunidade a não matar esses animais. A campanha foi um sucesso e conseguiu aumentar consideravelmente o número de emas. A partir daí, surgiram vários outros programas ambientais e hoje a empresa é referência em sustentabilidade ambiental.
- 1990 – No final da década de 1980, a mecanização da colheita de cana já era algo certo de que iria acontecer. Cada máquina iria substituir 100 cortadores de cana. Assim, preocupado com a geração de empregos para essas pessoas, Otávio Lage, Segundo Braoios e Clovis Morais, da Agropecuária Morais Ferrari, incentivaram o plantio de seringueiras na região. A extração do látex é feita manualmente e poderia absorver os trabalhadores da cana. Hoje, a região de Goianésia é uma das maiores produtoras de borracha natural do Brasil. A Cooperálcool vendeu o canavial para a Goianésia Álcool S/A e a indústria passou a fazer também toda a gestão da matéria-prima, ou seja, passou a ser responsável pela parte industrial e agrícola, todos os processos da atividade econômica.
- 1993 – A agroindústria iniciou uma nova fase e começou a produzir também açúcar cristal. A Goianésia Álcool S/A passou a se chamar Jalles Machado S/A Açúcar e Álcool, uma homenagem dos acionistas da empresa a Otávio Lage, colocando o nome de seu pai. A marca de açúcar cristal foi denominada Itajá, nome indígena da primeira fazenda em que Jalles Machado se instalou em Goianésia com os filhos.
- 2000 – O diretor-presidente Otávio Lage de Siqueira Filho concorreu às eleições municipais e foi eleito prefeito de Goianésia. Ele deixa a empresa para se dedicar à vida pública, sendo reeleito em 2004 e ficando à frente da Prefeitura até 2008. De 2000 a 2006, a presidência ficou a cargo de Otávio Lage de Siqueira. Após o seu falecimento, em 14 de julho de 2006, o filho Ricardo Fontoura assumiu a presidência. Otavinho retornou para a Jalles Machado em janeiro de 2009 e desde então continua no comando da empresa, no cargo de diretor-presidente.
- 2001 – A Jalles Machado foi a primeira empresa do setor sucroenergético nacional a efetivar a venda de Créditos de Carbono, por meio do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) – Protocolo de Kyoto. Também nesse ano, implantou a fábrica de saneantes e iniciou a produção de álcool hospitalar, álcool para limpeza doméstica e álcool em gel.
- 2003 – A produção orgânica começou em 2003 e hoje é um dos maiores diferenciais da empresa. O açúcar orgânico Itajá é produzido nos mais altos padrões de qualidade orgânica, possui inúmeras certificações e conquistou mercados internacionais. Atualmente, é exportado para Estados Unidos, Canadá, Europa, Japão, Ásia, Comunidade Judaica e Muçulmana. Ainda em 2003, a Companhia também expandiu a sua cogeração de energia de 30 MW para 42 MW.
- 2006 – Com o falecimento de Otávio Lage em 2006, o filho Ricardo Fontoura foi eleito presidente do Conselho de Administração da Jalles Machado, cargo que ocupou até 2017, ano de seu falecimento.
- 2012 e 2013 – Dois diretores, que estavam na empresa desde a constituição da Goianésia Álcool, deixaram os cargos. O diretor financeiro Valthercides Pimenta se aposentou em 20 de janeiro de 2012. Já Segundo Braoios Martinez deixou a Diretoria Comercial em 20 de fevereiro de 2013, e continuou a participar das decisões da empresa como membro do Conselho de Administração até 2015, ano de seu falecimento. Os netos de Otávio Lage, Rodrigo Penna de Siqueira e Henrique Penna de Siqueira, filhos de Ricardo Fontoura, assumiram as respectivas funções, e juntamente com tio Otávio Lage de Siqueira Filho, lideram a empresa mantendo a filosofia de trabalho e valores do avô.
2. AÇÕES DA JALLES MACHADO (JALL3): ONDE E COMO SÃO NEGOCIADAS?
As ações da Jalles Machado (JALL3) são negociadas na bolsa de valores brasileira, a B3, em ambiente totalmente eletrônico.
Isso possibilita que investidores pessoas físicas como eu ou você negociemos ações de qualquer companhia a partir de casa. Basta ter um computador conectado à internet e uma conta em uma corretora de valores.
Não podemos esquecer que, apesar dessa facilidade, estaremos num ambiente com investidores institucionais, capazes de movimentar o mercado através do controle da oferta e da demanda, proporcionado por suas enormes reservas financeiras.
Além disso, eles contam com robôs HFT (algoritmos de alta velocidade de negociação), programadores e CEOs altamente informados e capacitados pra esse universo competitivo.
Quais ações a Jalles Machado possui?
A Jalles Machado (JALL3) tem ações ordinárias, aquelas que dão controle da companhia mediante a possibilidade de voto nas assembleias.
Qual são os códigos das ações da Jalles Machado
O código das ações ordinárias da Jalles Machado é JALL3.
As ações da Jalles Machado (JALL3) são negociadas em quais bolsas?
As ações da Jalles Machado só são negociadas nas bolsas de valores brasileira ainda. Mas nada impede: basta que ela se habilite a um programa de recibos, como na bolsa de valores de Nova York, mediante ADRs (American Depositary Receipts). Esses recibos são negociados no estrangeiro como se fossem as próprias ações enquanto os ativos correspondentes ficam custodiados por aqui, com atuação de uma empresa financeira.
3. QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS POSSUIDORES DE AÇÕES DA JALLES MACHADO (JALL3)?
Segundo o site da B3, atualmente, os principais acionistas das ações da Jalles Machado (JALL3) são os seguintes:
Nome | %ON | %PN | %Total |
Julia Penna de Siqueira | 0,01 | 0,00 | 0,01 |
Rodrigo Penna de Siqueira | 0,01 | 0,00 | 0,01 |
Tereza Penna de Siqueira | 0,01 | 0,00 | 0,01 |
Marília Baptista de Siqueira | 0,03 | 0,00 | 0,03 |
Myriam Penna de Siqueira | 0,02 | 0,00 | 0,02 |
Henrique Penna de Siqueira | 0,01 | 0,00 | 0,01 |
Gissara Agropecuária Ltda. | 10,60 | 0,00 | 10,60 |
Clovis Ferreira de Morais | 3,67 | 0,00 | 3,67 |
Rural Agropastoril Empreendimentos E Participações Ltda. | 2,26 | 0,00 | 2,26 |
Silvia Regina Fontoura de Siqueira | 0,04 | 0,00 | 0,04 |
Vera Cruz Agropecuária Ltda. | 36,73 | 0,00 | 36,73 |
Teresa Marcia Nascimento de Morais | 0,18 | 0,00 | 0,18 |
Cl Morais Agropecuária & Planejamento Ltda. | 0,03 | 0,00 | 0,03 |
Gibrail Kinjo Esber Brahim Filho | 0,00 | 0,00 | 0,00 |
Clovis Ferreira de Morais Junior | 0,18 | 0,00 | 0,18 |
Christiane Nascimento de Morais | 0,18 | 0,00 | 0,18 |
Cláudio Ferreira de Morais | 2,12 | 0,00 | 2,12 |
Sara Kinjo Esber | 0,01 | 0,00 | 0,01 |
Planagri S/a | 0,41 | 0,00 | 0,41 |
Otavio Lage de Siqueira Filho | 0,04 | 0,00 | 0,04 |
Grace Gibrail Kanjo | 0,00 | 0,00 | 0,00 |
Nádia Gibrail Kanjo | 0,00 | 0,00 | 0,00 |
Nazira Gibrail Kanjo Nasser | 0,00 | 0,00 | 0,00 |
Mônica Gibrail Kanjo de Ávila | 0,00 | 0,00 | 0,00 |
Lisbela Baptista Lage de Siqueira | 2,01 | 0,00 | 2,01 |
Otávio José Baptista de Siqueira | 0,14 | 0,00 | 0,14 |
Raul Tadeu Batista de Siqueira | 0,34 | 0,00 | 0,34 |
Silvio Augusto Batista de Siqueira | 0,77 | 0,00 | 0,77 |
Hélio Márcio Batista de Siqueira | 0,14 | 0,00 | 0,14 |
Míriam Siqueira Krug | 0,10 | 0,00 | 0,10 |
Mário Benjamim Batista de Siqueira | 0,14 | 0,00 | 0,14 |
Silvia Drummond de Siqueira | 0,70 | 0,00 | 0,70 |
Renata Drummond de Siqueira | 0,70 | 0,00 | 0,70 |
Marcelo Braoios | 0,50 | 0,00 | 0,50 |
Alexandre Braoios | 0,50 | 0,00 | 0,50 |
Ricardo Braoios | 0,50 | 0,00 | 0,50 |
Maria de Lourdes Matiazzo | 1,51 | 0,00 | 1,51 |
Maria Therezinha Chainça Braollos | 1,51 | 0,00 | 1,51 |
João Pedro Braollos Neto | 0,50 | 0,00 | 0,50 |
Adriana Braollos | 0,50 | 0,00 | 0,50 |
Débora Braollos | 0,50 | 0,00 | 0,50 |
Judith Rodrigues de Menezes | 0,00 | 0,00 | 0,00 |
José Salvino de Menezes | 0,22 | 0,00 | 0,22 |
Ozires Salvino de Menezes | 0,22 | 0,00 | 0,22 |
Lizeti Rodrigues de Menezes E Castro | 0,22 | 0,00 | 0,22 |
Ednan Araújo Moraes Filho | 0,22 | 0,00 | 0,22 |
Graciele Rodrigues Moraes | 0,22 | 0,00 | 0,22 |
Gislene Rodrigues Moraes | 0,22 | 0,00 | 0,22 |
Outros | 31,09 | 0,00 | 31,09 |
Ações Tesouraria | 0,00 | 0,00 | 0,00 |
Total | 100,00 | 0,00 | 100,00 |
4. FORMAS DE GANHAR COM AÇÕES DA JALLES MACHADO (JALL3)?
Podemos lucrar com as ações da Jalles Machado (JALL3) de diversas maneiras e podemos destacar as seguintes:
Trade com ações da Jalles Machado (JALL3)
O trade é a compra de ações – da Jalles Machado (JALL3) ou outras – já com a intenção de, em uma ocasião, de vendê-las com lucro, mais caras, depois de um tempo mais ou menos curto.
Se achamos que vão cair de valor, podemos alugá-las, vender esses papeis alugados e, tão logo eles estejam mais baratos, comprá-los de volta.
O nome desse tipo de operação é venda a descoberto.
Os trades podem ser:
- Day trade: operações que começam e terminam no mesmo pregão.
- Swing trade: operações que duram alguns dias.
- Position trade: operações que duram algumas semanas.
Ganhar dividendos com ações da Jalles Machado (JALL3)
Os lucros das companhias são divididos com acionistas através dos dividendos (ou ainda através dos juros sobre capital próprio). As companhias listadas na bolsa devem dividir pelo menos 25% dos lucros com os investidores.
Investidores são aqueles que imaginam que as ações de uma companhia vão valorizar ao longo dos anos e até mesmo das décadas.
Os dividendos são pagos por ação. Quanto mais ações tenho, mais dividendos recebo. Por isso, muitos investidores compram mais ações com os dividendos que recebem: para receber mais dividendos.
5. INVESTIR OU NÃO INVESTIR EM AÇÕES DA JALLES MACHADO (JALL3): QUAL DECISÃO TOMAR?
Investimento é, por definição, longo prazo. Você está pronto para isso na bolsa de valores? Está com preparo para enfrentar o sobe e desce? De olhar o seu dinheiro um dia valer o dobro e, no outro, valer a metade?
O pequeno e inexperiente investidor em diversas ocasiões desconhece no que investir e, mesmo quando faz boas aquisições, não sabe o que fazer quando depara com uma crise ou uma súbita desvalorização de seu papel ou de seus papeis (quando decide diversificar):
- Comprar mais pois agora está barato?
- Vender para não ver o prejuízo crescer? (afinal, ninguém sabe quanto a bolsa vai cair ainda!)
- Deixar como está, porque “no longo prazo, sempre valoriza” (um discurso que sempre escutamos
Esse tipo de decisão pode ser torturante. Já vi gente reclamando porque suas ações caíram 5% em valor. Gente que estava se dizendo “buy and holder”… imagine quando enfrentarem a primeira crise de verdade…
Somente uma dessas vai dizer a você se você tomou a decisão certa quanto a investir em qualquer ação.
Toda companhia – e isso inclui a Jalles Machado (JALL3) – estará sempre à mercê de crises maiores ou menores ou até mesmo do ataque especulativo dos big players.
Nossa recomendação: precisamos de ferramentas e técnicas para seguir os investidores institucionais, considerando todas as vantagens competitivas que eles têm.
A metodologia que recomendamos para isso são trades com horizontes de início e de término com o uso da metodologia Raio X Preditivo, que é especializado em seguir o rastro do volume e do fluxo de ordens deixado pelos investidores institucionais.
6. FICOU INTERESSADO EM AÇÕES DA JALLES MACHADO (JALL3)? VEJA OS CUSTOS E TAXAS PARA COMEÇAR
- Taxa de corretagem: cobrada pelas corretoras pelo serviço de execução das ordens de compra e de venda. Varia de acordo com a corretora e costuma ter a ver com o tamanho da ordem ou seu valor financeiro
- Taxa de custódia: as corretoras estão deixando de usar esta taxa que corresponde ao serviço de manter as ações que você decide manter por algum tempo em sua conta
- Taxas da bolsa: os emolumentos ou taxas da bolsa de valores podem chegar a 0,03% ou pouco mais que isso do valor financeiro de cada ordem emitida, de compra ou venda
- ISS: o Imposto Sobre Serviços é equivalente a 5% do valor da taxa de corretagem
- Imposto de renda: incide sobre o lucro. Para day trade, a alíquota é de 20%. Para operações com mais de um dia a alíquota é de 15%. No day trade, podemos descontar meses com prejuízo do atual com lucro, fazendo um abatimento sobre o valor sobre o qual incidirá a alíquota de 20%. Nas operações com mais de um dia, nos meses em que houver vendas inferiores a R$ 20 mil, há isenção, mesmo que exista lucro
- A B3 começou a cobrar 0,12% sobre os dividendos recebidos por carteiras de ações cujo valor seja igual ou superior a R$ 20 mil.
7. COMO O RAIO X PREDITIVO PODE AJUDAR AÇÕES DA JALLES MACHADO (JALL3)?
O Raio X Preditivo é uma metodologia que se especializou em seguir o comportamento dos grandes players do mercado a que muitos se referem como investidores institucionais, institucionais ou “dinheiro esperto”.
Suas atuações são reconhecidas pelo grande volume de negócios em determinado momento ou distribuído ao longo de um tempo maior ou menor.
Assim, o Raio X Preditivo, através do volume e do fluxo de ordens, se posiciona em operações em pontos com maior probabilidade de esses participantes provocarem um desequilíbrio que resultará em um movimento potente do preço.
Contrariamente à Análise Técnica Tradicional, o Raio X Preditivo usa o preço apenas como referência e não como fator de análise ou decisório. O preço, para o Raio X Preditivo, é mero efeito. É antecedido por uma causa, esta muito mais importante: o volume.
8. COMO FAÇO PARA COMPRAR AÇÕES DA JALLES MACHADO (JALL3)?
Para começar a comprar ações da Jalles Machado (JALL3) ou de qualquer outra companhia negociada na bolsa, é muito simples. Se você baixar o aplicativo de sua corretora preferida, vai ver que abrir uma conta é rápido e transferir o dinheiro necessário também é. Além disso, não tem custo e sequer é necessário um valor de manutenção depositado.
A questão é que, se você queimar a etapa educativa, você vai perder dinheiro.
É necessário fazer um curso sobre trade (negociação) e bolsa de valores de acordo com a realidade dos mercados.
Nossa sugestão é o Raio X Preditivo.
9. CONCLUSÃO SOBRE AS AÇÕES DA JALLES MACHADO (JALL3)
A Jalles Machado é uma grande referência na produção de álcool e açúcar e vem se juntar a outras empresas do setor que já estão na bolsa de valores. É mais uma opção na área, com grande potencial de crescimento. Resta saber se o desconto que teve em sua IPO representa uma oportunidade ou um risco de maior monta. De qualquer forma, não tome nenhuma decisão sem antes entender como estão se posicionando os big players. Fazemos isso através da análise do volume de negócios: esses participantes são responsáveis por 80% do volume estimado de negócios nos mercados. E, para analisar o volume adequadamente, nossa recomendação é a metodologia do Raio X Preditivo, não importando se você é investidor ou trader.