As ações da Viver Incorporadora e Construtora (VIVR3) vão cair ou vão subir? O comportamento das ações sem mistério através de uma metodologia realmente preditiva
As ações da Viver Incorporadora e Construtora (VIVR3) são de uma companhia da construção civil que, atualmente, está em recuperação judicial. Além disso, assim como quase todas as outras suas atividades sofreram com a pandemia. Outro dado relevante é que, em 18 de junho de 2020, a empresa aprovou o aumento de capital social, no montante de até R$ 119,2 milhões, dentro do limite do capital autorizado. Esse aumento seria para a quitação integral dos créditos detidos pelo Fundo de Liquidação Financeira.
As ações da Viver Incorporadora e Construtora (VIVR3), considerando tudo isso, seriam boas para se investir? Queremos apresentar neste artigo a companhia, seus negócios e sua história. Acima de tudo queremos mostrar a metodologia que, com a observação do volume de negócios, pode indicar a compra ou a venda de ações, independentemente da situação financeira da companhia ou a situação econômica do país. O Raio X Preditivo observa os investidores institucionais que se posicionam em posições compradas ou vendidas antes mesmo de o movimento em que estão interessados acontecer.
- O que é a Viver Incorporadora e Construtora e suas ações (VIVR3)?
- Ações da Viver Incorporadora e Construtora (VIVR3): onde e como são negociadas?
- Quais são os principais possuidores de ações da Viver Incorporadora e Construtora (VIVR3)?
- Formas de ganhar em ações da Viver Incorporadora e Construtora (VIVR3)?
- Investir ou não investir em ações da Viver Incorporadora e Construtora (VIVR3): qual decisão tomar?
- Ficou interessado em ações da Viver Incorporadora e Construtora (VIVR3)? Veja os custos e taxas pra começar
- Como o Raio X Preditivo pode ajudar
- Como faço pra comprar ações da Viver Incorporadora e Construtora (VIVR3)?
- Conclusão
A Viver Incorporadora e Construtora tem 95.167.651 de ações ordinárias e todas com possibilidade de serem negociadas segundo o site da B3, a bolsa de valores brasileira.
1. O QUE É A VIVER INCORPORADORA E CONSTRUTORA E SUAS AÇÕES (VIVR3)?
Segundo a página das ações da Viver Incorporadora e Construtora (VIVR3) no site da B3, a bolsa de valores brasileira, a companhia se enquadra nas seguintes categorias:
- Atividade Principal: Incorporadora E Construtora Presente em Todas As Regiões Do País E Com Foco de Atuação No Mercado Residencial. Particularmente Nos Segmentos de Média E Baixa Renda.
- Classificação Setorial: Consumo Cíclico / Construção Civil / Incorporações
A Viver é uma incorporadora e construtora com atuação em todas as etapas da incorporação imobiliária – da aquisição do terreno, ao desenvolvimento do projeto, execução das obras a venda das unidades – e com duas décadas de experiência em empreendimentos como os condomínios-clube, as vilas residenciais e empreendimentos padronizados no segmento econômico, no qual atua desde 1999.
Desde sua criação, a Viver lançou mais de oito bilhões de reais em valor geral de vendas (VGV), que correspondem a mais de 36 mil unidades. A Viver tem mais de três milhões de metros quadrados construídos e mais de 10 mil clientes em seu atual portfólio.
O principal foco de atuação da Companhia está no mercado residencial, nos segmentos de médio e médio-alto padrão e, adicionalmente, com base no seu histórico de atuação multi-segmentos, eventualmente são desenvolvidos projetos nos segmentos comercial, turístico e de loteamentos.
A Companhia negocia ações na B3, no segmento Novo Mercado, nível mais elevado de práticas de governança corporativa. Já recebeu mais de 25 importantes prêmios. A Paladin Realty Partners, gestora de private equity focada em países emergentes e com um histórico de mais de dez anos de investimentos imobiliários na América Latina, é o principal acionista do bloco de controle da Companhia.
O que são as ações da Viver Incorporadora e Construtora (VIVR3)?
As ações da Viver (VIVR3) nada mais são do que a menor fração possível de seu capital social que, através delas, é negociado na bolsa de valores brasileira diariamente.
A abertura do capital social de uma empresa se dá no momento em que a companhia decide expandir sua atuação e, para isso, opta por vender parte de seu capital social a investidores que, a partir da compra, se tornam sócios.
Se a empresa, com esse dinheiro captado, consegue levar a cabo seus planos e com sucesso, as ações se valorizam. Os investidores ficam felizes e, ao longo dos anos, recebem dividendos, que é a divisão de lucros que as empresas fazem com os sócios.
A verdade é que a maior parte dos negócios realizados diariamente na bolsa de valores é feita por traders que não estão interessados em se tornar “sócios” de nada. O interesse destes participantes é comprar as ações da Viver (VIVR3) – ou qualquer outra ação que apresente uma oportunidade – e vendê-las tão logo tenham valorizado o suficiente.
Outra possibilidade é alugar ações de um investidor, vender esses papeis e comprá-los de volta tão logo tenham desvalorizado o suficiente (isto é, nesse negócio chamado de venda descoberta, vendemos caro e recompramos barato, para ter lucro).
Histórico da empresa e de suas ações (VIVR3)
- 1992 – A Viver foi fundada em 1992, com atuação inicial no segmento residencial de São Paulo, desenvolvendo projetos nos segmentos residencial (desde o padrão econômico até o alto padrão) e comercial (salas comerciais, lajes corporativas, centros comerciais, prédios médicos, empreendimentos de uso misto e built-to-suit). Desde sua criação, a Companhia desenvolveu também 20 empreendimentos hoteleiros, englobando resorts e hotéis de duas a cinco estrelas.
- 2007 – A Companhia realizou seu IPO, com a captação de R$ 756 milhões, em uma oferta 100% primária. Com os recursos levantados no IPO, o banco de terrenos da Companhia e o desenvolvimento das atividades de incorporação, com a expansão das atividades para outras regiões do país, foram fortalecidos.
- 2008 – O Paladin Prime Residential Investors (Brazil), um fundo imobiliário administrado pela Paladin Realty Partners, gestora de private equity focada em países emergentes baseada nos Estados Unidos da América e com um histórico de mais de dez anos de investimentos imobiliários na América Latina, passou a ser o principal acionista do bloco de controle da Companhia.
- 2011 – A Companhia mudou o seu nome de Inpar S.A. para Viver Incorporadora e Construtora S.A.
2. AÇÕES DA VIVER INCORPORADORA E CONSTRUTORA (VIVR3): ONDE E COMO SÃO NEGOCIADAS?
As ações da Viver (VIVR3) são negociadas na bolsa de valores brasileira, a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), totalmente em meio eletrônico. Isto é, não existe mais o pregão viva voz, aquela gritaria em que a negociação de ativos era feita até 2005, na Bovespa, e até 2009, na BM&F.
Dessa maneira, podemos comprar e vender ações de qualquer empresa – bem como opções, contratos, minicontratos e outros ativos – usando apenas um computado comum conectado à internet, uma plataforma e uma conta em uma corretora de valores.
Quais ações a Viver Incorporadora e Construtora possui?
A Viver possui apenas ações ordinárias. As ações ordinárias são aquelas que dão direito a voto nas assembleias da companhia, muito embora seja necessário ter uma porcentagem mínima de ações para que isso seja possível (ter apenas 10 mil ações, por exemplo, não é relevante).
As ações preferenciais (que a Viver não possui) não dão direito a voto, mas têm preferência no recebimento de proventos, como dividendos e juros sobre capital próprio. No entanto, as ordinárias também recebem esses benefícios.
Eis alguns direitos garantidos pelas ações ordinárias da Viver:
- Direito de voto nas Assembléias Gerais da Companhia;
- Direito ao dividendo mínimo obrigatório, em cada exercício social, equivalente a 25,0% do lucro líquido ajustado nos termos do artigo 202 da Lei das Sociedades por Ações;
- Em caso de alienação, direta ou indireta, a título oneroso do controle da Companhia, tanto por meio de uma única operação, como por meio de operações sucessivas, direito de alienação de suas ações nas mesmas condições asseguradas aos Acionistas Controladores alienantes (tag along com 100,0% do preço);
- Em caso de cancelamento do registro de companhia aberta ou de cancelamento de listagem no Novo Mercado da Bovespa, direito de alienação de suas ações em oferta pública a ser lançada pelos acionistas controladores, pelo seu respectivo valor econômico apurado mediante elaboração de laudo de avaliação por empresa especializada e independente, com experiência comprovada e escolhida pela assembléia de Acionistas titulares de ações em circulação a partir de lista tríplice apresentada pelo Conselho de Administração, sendo que os custos de elaboração do referido laudo deverão ser integralmente suportados pelos acionistas controladores;
- Todos os demais direitos assegurados às Ações, nos termos previstos no Regulamento do Novo Mercado da Bovespa, no (Estatuto Social) da Viver e na Lei das Sociedades por Ações.
Qual são os códigos das ações da Viver Incorporadora e Construtora
O código de negociação das ações da Viver é VIVR3. Toda ação negociada na bolsa tem um código e o nome técnico desse código é ticker. Os tickers são sempre compostos por quatro letras e um numeral.
As ações da Viver Incorporadora e Construtora (VIVR3) são negociadas em quais bolsas?
As ações da Viver Incorporadora e Construtora (VIVR3) são negociadas apenas na bolsa de valores brasileira, a B3.
No futuro, nada impede de que sejam negociadas no estrangeiro. Para que isso aconteça, é preciso que a companhia entre em um programa de recibos, dentre os quais podemos citar o do mercado americano, com as ADR (American Depositary Receipts).
As ADR são negociadas nas bolsas dos Estados Unidos como se fossem as próprias ações. Com a diferença de que são recibos. As ações de fato, a esses recibos correspondentes, ficam sob custódia de uma empresa financeira por isso responsável.
3. QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS POSSUIDORES DE AÇÕES DA VIVER INCORPORADORA E CONSTRUTORA (VIVR3)?
Segundo o site da B3, atualmente, os principais acionistas das ações da Viver Incorporadora e Construtora (VIVR3) são os seguintes:
Nome | %ON | %PN | %Total |
Jive Destressed Ii Fip Mult | 1,95 | 0,00 | 1,95 |
Fundo de Liquidacao Financeira Fundo de Investimento em Direitos Creditorios Nao Padronizado | 49,66 | 0,00 | 49,66 |
Outros | 48,39 | 0,00 | 48,39 |
Ações Tesouraria | 0,00 | 0,00 | 0,00 |
Total | 100,00 | 0,00 | 100,00 |
4. FORMAS DE GANHAR COM AÇÕES DA VIVER INCORPORADORA E CONSTRUTORA (VIVR3)?
Podemos lucrar com as ações da Viver Incorporadora e Construtora (VIVR3) de diversas maneiras e podemos destacar as seguintes:
- Trade: comprar ações com a intenção de vender um tempo depois, quando estiverem mais cara. Ou vender ações e recomprá-las quando estiverem mais baratas; para fazer isso, podemos alugar ações de um investidor, vendê-las e, então, recomprá-las quando estiverem mais baratas para, a seguir, devolvê-las ao investidor e ficar com a diferença do valor entre venda e recompra como nosso lucro.
- Dividendos: os dividendos são pagos periodicamente pelas empresas e são obrigatórios para os períodos em que houve lucro. O valor mínimo é de 25% dos lucros. Geralmente, esta é a opção dos investidores que, inclusive, usam os dividendos para comprar mais ações e, no futuro, receber mais dividendos para… comprar mais ações. Claro que, para essa metodologia de acumulação dar certo é preciso que a empresa pague dividendos regularmente e que esses dividendos tenham um bom dividend yield.
5. INVESTIR OU NÃO INVESTIR EM AÇÕES DA VIVER INCORPORADORA E CONSTRUTORA (VIVR3): QUAL DECISÃO TOMAR?
Em sua página de relacionamento com investidores, a Viver aponta as seguintes vantagens de investimento e estratégias:
- Redução de Custos
- Desalavancagem com venda de ativos
- Novo Pipeline de projetos
- Entrega dos projetos em andamento
- Fortalecimento da estrutura de capital
Claro, as empresas sempre vão apontar suas vantagens na hora de chamar investidores para suas ações e seria uma surpresa se não o fizessem.
Mas fique atento com ações, principalmente quando se trata de longo prazo. É possível pensar em longo prazo na bolsa? Sim. Inclusive é o que no senso comum mais se indica. Mas o que você sentiria se tivesse comprado ações em janeiro de 2020, empolgado com os recordes da bolsa, a possibilidade de reformas estruturais na administração do país, na política e na economia? Sim… sabemos o que aconteceu com a bolsa em março desse ano com o estouro da pandemia. Muitas ações caíram para a metade do preço ou menos!
Foi nessa hora que muitos novatos que entraram na onda e compraram ações pensando no “longo prazo” venderam seus papéis pela metade do preço, com medo de perder mais. E, do outro lado, estavam os investidores institucionais comprando ações de boas empresas a preço de banana. Esse sim era o momento de mesmo pequenos investidores começarem a investir pensando no longo prazo, desde que escolhessem boas empresas e aquelas em que os grandes investidores estavam entrando enquanto os desesperados estavam saindo. A gente detecta a movimentação dos big players através do volume, que aumenta muito nessas horas.
Sim, é comum ouvirmos: na bolsa de valores as ações, no longo prazo, sempre valorizam.
As ações VIVR3, como qualquer outra ação da bolsa de valores, estão expostas a causas de volatilidade que estão fora de nosso controle. E quanto mais distante o horizonte de nossos investimentos, mais difícil saber o que acontecerá. E, via de regra, algo sempre acontece. Crises da economia nacional, crises da economia mundial e a atuação dos grandes investidores institucionais. Uma pandemia… quem diria?
Eu pergunto a você: vale a pena colocar seu rico e suado dinheirinho sob a possibilidade de algo grave acontecer?
Nossa recomendação é submeter suas economias ao risco apenas por períodos curtos se e somente se tivermos os conceitos e as ferramentas certas para visualizar os cenários mais prováveis até esse horizonte mais próximo. Ainda assim, só se tivermos um vislumbre de saída tanto em caso de lucro como em caso de prejuízo.
E, se for para entrar no longo prazo:
- Aproveite grandes “cataclismos” que deixam os participantes fracos desesperados
- Escolha com cuidado suas empresas
- Use o Raio X Preditivo para ver quais são as ações que estão provocando grande interesse dos institucionais (através do volume e de outros conceitos)
6. FICOU INTERESSADO EM AÇÕES DA VIVER INCORPORADORA E CONSTRUTORA (VIVR3)? VEJA OS CUSTOS E TAXAS PARA COMEÇAR
- Taxas da corretora: taxa de corretagem (cobrada para executar as ordens de compra e venda) e taxa de custódia (para ficar com as ações em carteira durante determinado tempo, muito embora as corretoras não estejam mais cobrando este valor)
- Taxas da bolsa: são os emolumentos, e envolvem liquidação, registro e negociação, chegando a pouco mais 0,03% sobre o valor financeiro envolvido em cada ordem
- ISS: Imposto Sobre Serviços, cobrado sobre o valor da taxa de corretagem, uma alíquota de 5%
- Imposto de renda: 20% sobre os lucros de day trade e 15% para operações com mais de um pregão de duração. Nestas últimas, há isenção nos meses em que as vendas não superarem R$ 20 mil. Podemos descontar prejuízos de meses anteriores de meses atuais na hora de calcular a alíquota do day trade. Leia nosso artigo sobre o Imposto de Renda na Bolsa de Valores: Clique Aqui!
- Para carteiras de ações superiores a R$ 20 mil: a bolsa de valores cobra uma taxa de 0,12% que incide sobre os proventos recebidos (dividendos e juros sobre capital próprio)
7. COMO O RAIO X PREDITIVO PODE AJUDAR AÇÕES DA VIVER INCORPORADORA E CONSTRUTORA (VIVR3)?
O Raio X Preditivo é a metodologia que sistematiza em ferramentas e principalmente conceitos a Nova Análise Técnica, com exclusividade no Brasil.
A Análise Técnica Clássica foca no preço, nas suas movimentações, pra tentar prever as próximas. Acontece que o preço é um efeito, uma consequência de uma causa anterior.
A Nova Análise Técnica foca nessa causa que é a atuação dos grandes players institucionais e os grandes volumes por eles movimentados. Focando na causa e, mais recentemente, no fluxo de ordens, conseguimos nos adiantar aos efeitos mais importantes com maior chance de acerto, que é o objetivo de todo trader.
8. COMO FAÇO PARA COMPRAR AÇÕES DA VIVER INCORPORADORA E CONSTRUTORA (VIVR3)?
O primeiro passo é escolher uma boa corretora de valores.
Abrir conta na corretora é fácil e totalmente online. É só entrar no site, preencher um formulário e, no máximo em 24 horas, sua conta estará aberta.
Não tem taxa de abertura ou manutenção nem saldo mínimo.
Agora, você precisa transferir os valores que pretende usar para comprar ações da Viver (VIVR3).
Você faz isso também de maneira simples, com TED a partir de uma conta bancária sob o mesmo CPF.
Pronto, em tese, você já pode começar a comprar ações.
Porém, são necessários algumas etapas intermediárias que não podem faltar:
- Fazer um curso ou um treinamento que lhe dê o preparo para comprar e vender ações. Nós recomendamos o Raio X Preditivo
- Treinar na conta simulada a que a corretora lhe dará acesso, aplicando tudo o que aprendeu
- Conseguir lucrar nessa conta simulada (se não lucrar na simulada, não imagine que conseguirá na real!)
- Começar a fazer trades e aplicar devagar, primeiro pequenas posições que não comprometam todo o seu dinheiro.
9. CONCLUSÃO SOBRE AS AÇÕES DA VIVER INCORPORADORA E CONSTRUTORA (VIVR3)
Uma ação de uma empresa em recuperação judicial, como as da Viver (VIVR3) se você as compra às cegas, pode ser uma caixinha de surpresas. Por um lado, ela pode valorizar, se conseguir passar por esse difícil e impactante processo. Por outro, mesmo que consiga, pode não acontecer nada. E, finalmente, a coisa pode se arrastar por meses ou anos e, no final, com a companhia sendo liquidada.
A melhor coisa a fazer é observar, através do volume de negócios, o que os grandes investidores estão fazendo (só eles têm capacidade de movimentar certas quantias de dinheiro e ativos). E, dessa forma, podemos nos posicionar ao lado de parceiros fortes, tanto na compra quanto na venda. É essa a leitura oferecida pelo Raio X Preditivo.