As ações da Teka (TEKA4) podem se recuperar? A empresa desde 2012 não pagava os salários em dia para os funcionários. Temos o método que aponta se os big players acreditam numa recuperação
A Teka (TEKA4) tem sido uma empresa em dificuldades nos últimos anos e isso tem impactado em suas ações. Para você ter uma ideia, há anos a empresa não pagava o salário de seus empregados em dia. Só recentemente voltou a adotar a prática, considerada o mínimo que uma companhia deve fazer para seu bom funcionamento (conseguiu pagar os salários inclusive em parcela única). Isso não acontecia desde abril de 2012, ano em que entrou em recuperação judicial.
A partir de outubro de 2019 começou a implantar uma reestruturação interna. Mesmo com as melhoras, veio a pandemia: o faturamento mensal em fevereiro foi de R$ 14,6 milhões e, com a crise sanitária, o valor caiu pela metade em março. A empresa teve que correr atrás: acionou a justiça para impedir o corte de energia (por falta de pagamento). Houve 180 demissões (aprendizes e funcionários em período de experiência) e reduziu a jornada de trabalho de mil colaboradores.
As ações da Teka (TEKA4), numa situação dessas, poderiam ser interessantes para se investir? De fato, se as reestruturações derem certo, a empresa pode vir a sair da recuperação judicial, ficar mais forte e voltar a crescer. O trabalho é duro, mas pode acontecer: comprar as ações agora, poderia ser vantajoso apostando que elas valorizarão quando os resultados começarem a aparecer?
As ações da Teka (TEKA4), por isso, são o tema deste artigo em que falaremos da empresa, sua história e seu negócio, mas acima de tudo sobre a metodologia que usamos para acompanhar a atuação dos investidores institucionais (big players) que, mais do que ninguém, são capazes de adiantar e mesmo de ditar o rumo do preço dos ativos. Para isso, observamos, analisamos e interpretamos o comportamento do volume de negócios através da metodologia Raio X Preditivo.
- O que é a Teka e suas ações (TEKA4)?
- Quais são os principais possuidores de ações da Teka (TEKA4)?
- Ações da Teka (TEKA4): onde e como são negociadas?
- Formas de ganhar em ações da Teka (TEKA4)?
- Investir ou não investir em ações da Teka (TEKA4): qual decisão tomar?
- Ficou interessado em ações da Teka (TEKA4)? Veja os custos e taxas pra começar
- Como o Raio X Preditivo pode ajudar
- Como faço pra comprar ações da Teka (TEKA4)?
- Conclusão
A Teka tem o seguinte número de ações:
Ordinárias | 167.915 |
Preferenciais | 335.240 |
Total | 503.155 |
Segundo o site da B3, todas as ações estão em livre negociação.
1. O QUE É A TEKA E SUAS AÇÕES (TEKA4)?
Segundo a página das ações da Teka (TEKA4) no site da B3, a bolsa de valores brasileira, a companhia se enquadra nas seguintes categorias:
- Atividade Principal: Fabricação de Artigos de Cama. Mesa E Banho
- Classificação Setorial: Consumo Cíclico / Tecidos. Vestuário e Calçados / Fios e Tecidos
Fundada em 1926, a TEKA – uma das maiores fabricantes de artigos de cama, mesa e banho da América Latina tem três unidades fabris nas cidades de Blumenau (SC), Indaial (SC) e Artur Nogueira (SP).
A empresa conta com mais de 1.600 colaboradores e anualmente produz treze mil toneladas de produtos, distribuídos em magazines pelo País e para o exterior.
A produção é dividida de acordo com o produto. Em Santa Catarina a fábrica de Blumenau, onde também está localizada a sede da empresa, tem 70.510 m² de área construída e a principal produção é de toalhas felpudas, já a filial na cidade de Indaial, com 54.608 m², é focada na produção das toalhas Jacquard.
Em São Paulo na cidade de Artur Nogueira abriga a linha de produção de roupa de cama, edredom e colcha matelassê. Toda a linha de cama, mesa e banho da TEKA é produzida dentro das normas de proteção ambiental. A empresa já foi reconhecida diversas vezes, com prêmios locais, estaduais e nacionais – como, por exemplo, o “Prêmio Nacional da ABIT – Associação Brasileira da Indústria Têxtil”, de melhor empresa na categoria Consciência Ecologia. Recebeu o “Prêmio Regional Otto Rohkohl de Conservação de Água”, títulos importantes e de grande valor para o crescimento e a consolidação da marca no Brasil e no mundo.
- A Linha Lar oferece artigos para cama, mesa, copa, banho, infantil, praia, roupão e produtos licenciados.
- A Profiline disponibiliza toda a linha de enxoval para cama, mesa, copa, banho, roupão e produtos promocionais para hotéis, hospitais e pousadas.
- A Linha Exportação também traz artigos para cama, mesa, copa, banho, infantil, praia, roupão e licenciados, produzidos com a mais alta tecnologia e qualidade atendendo perfeitamente as exigências do mercado externo. Os principais destinos desta linha são os países da América Latina, Europa, Ásia e para os EUA.
O que são as ações da Teka (TEKA4)?
Muitas vezes, a empresa decide crescer e, em vez de recorrer a empréstimos (caríssimos), decide vender seu capital social no mercado a fim de obter recursos pra tanto. Quem compra esses “pedaços” ou ações, passa a ser investidor, sócio, por assim dizer.
Acontece que nem todas as pessoas que compram e vendem ações da Teka (TEKA4) no mercado estão interessados em se tornarem sócios. Boa parte dessas pessoas e empresas querem mais comprar para, a seguir, vender, tão logo o preço das ações valorize. Também podem vender (mesmo sem ter as ações em carteira através de manobra muito comum chamada venda descoberta ou “short” em inglês), esperando que as ações desvalorizem, a fim de recomprá-las mais baratas logo mais.
Histórico da empresa e de suas ações (TEKA4)
- 1926 – A primeira fábrica começou a operar em maio de 1926, em um espaço anexo à residência de seu fundador, Paul Fritz Kuehnrich.
- 1927 – Pouco mais de um ano depois, em novembro de 1927, uma enchente inundou a parte baixa da confecção e o depósito da empresa.
- 1935 – Esse foi o ano em que a empresa foi transformada em Sociedade Anônima, chamada de Companhia Kuehnrich S/A.
- 1941 – Em 1941, a razão social da empresa foi mudada para Tecelagem Kuehnrich S.A. e o logotipo foi alterado para TK. Mais tarde,a sonoridade das letras T e K originaram a sigla TEKA. Por ser uma palavra curta e fácil, foi adotada facilmente por clientes e fornecedores, sendo utilizada até hoje. Já os quatro traços do logotipo representam as quatro atividades da empresa: fiação, tecelagem, acabamento e confecção.
- 1947 – A primeira fiação foi montada em meados de 1947, com produção de 50 toneladas de fios por mês.
- 1959 – Com crescente demanda por produtos estampados, a TEKA instalou três mesas para estampagem manual a quadros. Em 1964, o aumento na produção fez com que fosse adquirida uma máquina Zimmer de 8 cores – uma das primeiras a ser instaladas no Brasil.
- 1968 – Em 1968, a atuação da TEKA no mercado internacional ganhou ainda mais força com a adesão a um programa de isenções fiscais do governo. O primeiro contrato foi firmado na feira “Eastern Rand Show”, na África do Sul, abrindo as portas da empresa para a venda de produtos a clientes de todo o mundo.
- 1983 – Em 1983 o nível do rio Itajaí-Açu alcançou 15,37 metros, inundando todo o parque fabril de Blumenau e provocando a perda de toneladas de insumos, além de estragar diversas máquinas. Com a ajuda de cerca de 3 mil colaboradores, todos os prédios da empresa foram limpos. A mesma situação voltou a ocorrer em 1984, com uma nova enchente que atingiu Blumenau. Foi então que deu-se início à construção do muro.
- 1992 – Com 829 metros de comprimento e capacidade de conter enchentes de até 17 metros, a obra recebeu 8 mil m³ de concreto e 600 toneladas de aço. A parte visível tem altura que varia de 2 a 6 metros. Também foram construídas grandes galerias e tanques por baixo da empresa. Em 1992, quando o nível do rio chegou a 13 metros, teve-se a prova real de que o muro havia resolvido o problema, pois não houve mais infiltração.
- 1999 – A TEKA recebe o prêmio ECO 99, reconhecendo a cidadania empresarial na categoria Controle de Poluição Ambiental. A partir daí, foram quase 70 prêmios reconhecendo a qualidade dos produtos e as iniciativas sociais e ambientais da empresa.
- 2015 – Mais um ano marcante para a história da TEKA com a abertura do primeiro Outlet, levando produtos de qualidade a preços especiais para toda a população de Blumenau (SC) e região, além de compradores de diversos estados brasileiros que vêm à cidade para conhecer a empresa.
- 2018 – Há muitos outros fatos que marcaram a história da empresa, não apenas em Blumenau (SC), mas também em Indaial (SC), Artur Nogueira (SP) e todas as outras unidades fabris que já fizeram parte da trajetória da TEKA. Ao longo de quase um século, a dedicação e o trabalho duro de todos que escreveram seus nomes na construção desse sonho garantiram que a TEKA continuasse atuante, consolidando sua existência e preparando o caminho para os próximos séculos que virão.
2. AÇÕES DA TEKA (TEKA4): ONDE E COMO SÃO NEGOCIADAS?
As ações da Teka (TEKA4) são negociadas na bolsa de valores. No caso, a bolsa de valores brasileira é a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão). Diferentemente do imaginário ainda ativo, há mais de dez anos não há o pregão viva voz na bolsa de valores. Todas as negociações, inclusive as das ações da Teka (TEKA4), acontecem por meio eletrônico.
Isso é muito vantajoso, pois não só facilita a vida das grandes companhias que negociam ações na bolsa. Mas também possibilita que pequenos investidores e traders possam comprar e vender ações diretamente de sua casa: basta ter uma conexão com a internet, um computador razoável, um programa de negociação instalado e uma conta na corretora.
Quais ações a Teka possui?
A Teka possui duas categorias de ações:
- Ordinárias: as ações ordinárias dão direito à voto. Mas como você deve imaginar, a maior parte das ações ordinárias da Eletrobras, hoje, são da União. Então, por mais ações ordinárias da Eletrobras que você tenha, não conseguirá influenciar nos rumos da empresa.
- Preferenciais: são ações que não têm direito à voto, mas possuem preferência no recebimento de proventos, como dividendos ou distribuição de juros sobre capital próprio.
Qual são os códigos das ações da Teka
Toda ação negociada na bolsa de valores é conhecida por um código cujo nome é ticker. Um ticker é formado por quatro letras e um ou dois dígitos. No caso da Teka, os tickers são os seguintes:
- Ordinárias: TEKA3
- Preferenciais: TEKA4
As ações da Teka (TEKA4) são negociadas em quais bolsas?
As ações da Teka (TEKA4) são negociadas apenas na bolsa de valores brasileira.
Ações brasileiras podem ser negociadas na bolsa de valores de Nova York New York Stock Exchange – NYSE (via programa de ADR). As ADR são negociadas como se fossem ações, mas as ações de fato a elas correspondentes ficam sob custódia sob responsabilidade de uma companhia financeira responsável por esse serviço.
3. QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS POSSUIDORES DE AÇÕES DA TEKA (TEKA4)?
Segundo o site da B3, atualmente, os principais acionistas das ações da Teka (TEKA4) são os seguintes:
Nome | %ON | %PN | %Total |
Monte Claro Participações E Serviços S.A | 87,40 | 12,44 | 37,45 |
Cell Participações E Administração Ltda | 0,63 | 3,71 | 2,68 |
Rmmf Participaçoes Ltda | 0,47 | 4,80 | 3,36 |
Outros | 11,50 | 79,05 | 56,51 |
Ações Tesouraria | 0,00 | 0,00 | 0,00 |
Total | 100,00 | 100,00 | 100,00 |
4. FORMAS DE GANHAR COM AÇÕES DA TEKA (TEKA4)?
Podemos lucrar com as ações da Teka (TEKA4) de diversas maneiras e podemos destacar as seguintes maneiras:
- Trade: comprando e vendendo ações em operações de curta duração, que podem ir da mais longa Position Trade, com poucos meses de duração, à mais curta Day Trade, com até segundos de duração, passando por um prazo intermediário, o Swing Trade, com dias ou poucas semanas de duração. Compramos quando achamos que as ações vão subir de preço e vendemos quando acreditamos que vão cair. Realizamos o lucro, respectivamente, vendendo mais caro ou comprando mais barato.
- Distribuição de dividendos da TEKA4: as companhias listadas na bolsa tem obrigação legal de distribuírem seus lucros aos acionistas, quando lucro houver. Essa opção de rendimento é a preferida dos investidores de longo prazo. Então, se você está pensando em dividendos, é bom escolher companhias que historicamente paguem esse tipo de provento com regularidade. Infelizmente não podemos esperar que uma empresa que esteja passando pelas dificuldades da TEKA4 esteja distribuindo dividendos nos últimos anos.
5. INVESTIR OU NÃO INVESTIR EM AÇÕES DA TEKA (TEKA4): QUAL DECISÃO TOMAR?
Sempre avalie:
- Pontos positivos e negativos: ao investir em ações, como as da Teka (TEKA4) ou de qualquer companhia do mercado devemos levar em conta de que se trata de renda variável. Portanto, a primeira vantagem é a possibilidade de lucro superior à rentabilidade média da renda fixa. Porém, o mercado apresenta riscos e eles devem ser encarados seriamente. Muita gente perde dinheiro quando investe em ações e não sabe o que está fazendo.
Este é o momento em que fazemos o alerta a qualquer iniciante que esteja pensando em fazer “investimento” ou “poupança” com ações.
Quanto mais tempo ficamos investidos em ações – sem uma perspectiva de saída, seja na alta ou na baixa -, mais tempo nos expomos a riscos desconhecidos que podem ser tão impactantes quanto imprevisíveis no horizonte distante do mercado.
Sempre considere:
- Riscos setoriais
- Riscos da economia nacional
- Riscos da economia internacional
- Riscos de ataques especulativos por parte dos grandes players (investidores institucionais estudados pelo Raio X Preditivo)
Por isso, apontamos os prazos mais curtos. Porém, não desconsideramos o longo prazo tão simplesmente.
Crises agudas, como a recente, causada pela pandemia, fez os preços caírem cerca de 50%. Foi uma oportunidade excelente de compra. Os big players se aproveitaram do pânico dos investidores iniciantes para comprar ativos de boas empresas a preços cada vez mais baixos. Através de uma leitura do volume, era possível descobrir que empresas eram essas. Fizemos estudos com algumas de nossas empresas em nosso treinamento e diversas delas já se recuperaram depois de meses do pânico inicial. O Raio X Preditivo faz isso: coloca o comportamento dos investidores institucionais como um parceiro do pequeno investidor e do pequeno trader.
6. FICOU INTERESSADO EM AÇÕES DA TEKA (TEKA4)? VEJA OS CUSTOS E TAXAS PARA COMEÇAR
- Taxas da corretora: taxas de corretagem (pela execução de cada uma das ordens de compra e venda), taxa de custódia (para manter as ações que você comprar em custódia, muito embora as corretoras estejam abandonando sua cobrança)
- Taxas da bolsa: uma pequena porcentagem sobre o valor financeiro de cada operação de compra e venda chamada emolumentos. Os emolumentos correspondem à negociação e à liquidação e, para pessoas físicas, é de 0,0375% do total negociado.
- Impostos: ISS (o imposto sobre serviços é 5% sobre a taxa de corretagem, cobrado pela prefeitura de São Paulo) e Imposto de Renda (a alíquota é de 20% para operações de day trade e 15% para operações que duram mais de um dia, incidente sobre lucro se lucro houver).
No caso do Imposto de Renda de operações com mais de um dia, há isenção nos meses em que as vendas não superaram R$ 20 mil. Para operações de day trade não há isenção. Perdas de meses anteriores podem ser subtraídas de lucros do mês atual a fim de se obter abatimento. O recolhimento é mensal, de responsabilidade do próprio investidor, via Darf a ser pago até o último dia útil do mês seguinte em que se conseguiu lucrar.
- Recentemente a bolsa de valores passou a cobrar 0,12% sobre os proventos (dividendos e juros sobre capital próprio) de carteiras de ação cuja soma fosse igual ou superior a R$ 20 mil.
7. COMO O RAIO X PREDITIVO PODE AJUDAR AÇÕES DA TEKA (TEKA4)?
O Raio X Preditivo é uma metodologia especializada em seguir o rastro do dinheiro esperto, que está nas mãos dos grandes investidores institucionais, os big players. Esses participantes são aqueles que de fato são capazes de gerar um volume de negócios que pode causar o movimento dos preços. Os preços, portanto, são o efeito de uma causa anterior que é o volume.
A Nova Análise Técnica, sistematizada pelos conceitos e ferramentas do Raio X Preditivo, então, observa o volume e o fluxo de negócios a fim de antecipar os efeitos realmente importantes, os movimentos de preço que podem gerar lucro para o trader no menor tempo operacional possível, como maior probabilidade de acerto e menor risco.
8. COMO FAÇO PARA COMPRAR AÇÕES DA TEKA (TEKA4)?
O primeiro passo de alguém que quer comprar ações da Teka (TEKA4) é, sem dúvida, aprender sobre a bolsa de valores, seu funcionamento, o jogo por trás do jogo, através de um curso que traga esses conceitos à tona.
Não aconselhamos a ninguém a se aventurar nos mercados sem isso. O curso que nós recomendamos é o Raio X Preditivo devido a possibilidade de, através dele, aprender a de fato ler o mercado nos gráficos e interpretar o contexto de ações como as da Teka (TEKA4).
Diferentemente de outros cursos, o Raio X Preditivo não ensina “sinais” que literalmente diriam a hora de clicar no mouse para entrar em uma operação e o lugar “certo” de se posicionar os stops. O Raio X Preditivo ensina você a ler o mercado, interpretar o contexto e a tomar as suas próprias decisões.
9. CONCLUSÃO SOBRE AS AÇÕES DA TEKA (TEKA4)
Como vimos, a Teka (TEKA4) é uma empresa em dificuldades. Mas, lentamente, está se recuperando. Seria este o momento de “apostar” em uma retomada da companhia? Será que, saindo da recuperação judicial, suas ações vão passar a se valorizar e este seria o momento de comprá-las? Será que vai conseguir? Difícil dizer e analisar a partir dessas indagações é muito incerto. Recomendamos acompanhar a movimentação dos investidores institucionais. Estão acumulando ações? Ou estão se desfazendo ainda mais delas? Esse tipo de leitura, que mostra o comportamento de quem entende do mercado e de quem tem influência sobre ele só nos é dado a partir da interpretação correta do volume. E essa interpretação nos é dada praticamente de presente pelo Raio X Preditivo.