Saiba o que fazer com as ações da Technos (TECN3): utilize um método que lê o comportamento dos investidores que sabem o que fazem
A Technos (TECN3) teve uma boa notícia para seus credores e investidores em outubro de 2020: conseguiu renegociar suas dívidas, cerca de 85% do total delas. A ideia da empresa foi ter maior preservação de caixa, principalmente em meio à pandemia. A dívida, de R$ 120 milhões, passa a ter vencimento para pouco mais de 4 anos.
As ações da Technos (TECN3), mesmo considerando que ela nem é uma das maiores ou mais negociadas na bolsa, seriam interessantes para se investir nesse momento? Você não precisa entender de relógios ou de vendas desse tipo de acessório no atacado e no varejo para dar uma resposta. Basta observar o comportamento dos grandes investidores: eles estão comprando ou vendendo?
As ações da Technos (TECN3) são, então, para comprar ou para vender? Podemos ter a leitura desses big players através do volume de negócios no ativo. Por isso, além de falar da empresa neste artigo, falaremos da metodologia que utilizamos para ter a leitura do comportamento dos profissionais, aqueles que jogam “pesado”.
- O que é a Technos e suas ações (TECN3)?
- Ações da Technos (TECN3): onde e como são negociadas?
- Quais são os principais possuidores de ações da Technos (TECN3)?
- Formas de ganhar em ações da Technos (TECN3)?
- Investir ou não investir em ações da Technos (TECN3): qual decisão tomar?
- Ficou interessado em ações da Technos (TECN3)? Veja os custos e taxas pra começar
- Como o Raio X Preditivo pode ajudar
- Como faço pra comprar ações da Technos (TECN3)?
- Conclusão
A Technos tem 64.903.072 (82,67%) de suas ações em livre negociação de um total de 78.506.215 de ações ordinárias.
1. O QUE É A TECHNOS E SUAS AÇÕES (TECN3)?
Segundo a página das ações da Technos (TECN3) no site da B3, a bolsa de valores brasileira, a companhia se enquadra nas seguintes categorias:
- Atividade Principal: A Companhia Tem Por Objeto Social A Participação em Outras Sociedades. Como Sócia Ou Acionista. No País Ou No Exterior.
- Classificação Setorial: Consumo Cíclico / Tecidos. Vestuário e Calçados / Acessórios
O Grupo Technos é a maior empresa de relógios da América Latina, segundo sua página de relacionamento com investidores.
Sua liderança foi consolidada em termos de faturamento no mercado brasileiro ainda nos anos 90.
Desde 1956, desenvolve, monta e distribui relógios, diretamente ou por meio de subsidiárias sendo que, desde os anos 80, conta com uma planta de montagem em Manaus.
Iniciou as operações sob a marca “Technos” e, ao longo dos anos, diversificou o portfólio para outras marcas e segmentos de mercado.
Outras marcas da Technos (TECN3)
Em 2008, possuía 3 marcas, nacionalmente conhecidas e direcionadas à classe média (com foco na Classe B e na Classe C):
- Uma marca própria (“Technos” )
- Duas detidas por terceiros, cujo uso é realizado por meio de contratos de licenciamento ou de distribuição de produtos (“Mormaii” e “Seiko”)
Com o objetivo de se inserir no segmento moda:
- Adicionou ao portfólio a “Euro”, em 2009
- Relançou a “Mariner”, em 2010
- Em 2012, adquiriu os direitos de distribuição e uso da marca “Timex” de forma exclusiva em todo o território nacional, fortalecendo nosso posicionamento no segmento esportivo
- Também em 2012, lançou a “Allora”
- Fechou a compra da “Touch”
- Em março de 2013, comunicou ao mercado a aquisição do Grupo Dumont Saab. Com essa transação, incorporou 13 marcas ao portfólio, sendo duas marcas próprias (“Dumont” e “Condor”) e onze marcas licenciadas do Grupo Fossil (“Fossil”, “Diesel”, “Marc Jacobs”, “Armani Exchange”, “DKNY”, “Empório Armani”, “Adidas”, “Michael Kors”, “Tory Burch”, “Burberry” e “Skagen”).
Em 16 de janeiro de 2015 o Grupo rescindiu o contrato de distribuição exclusiva da marca “Seiko“.
Atualmente, possui um portfólio de 18 marcas.
Em 2016 o Grupo Technos rescinde contrato de distribuição e direito de uso da marca Timex.
Em 2017 o Grupo rescinde contrato de distribuição e direito de uso das marcas Burberry e Adidas e lança o primeiro smartwatch full display de uma marca brasileira, o Technos Connect 3.0. Este lançamento contou com um portfólio de dez relógios inteligentes, incluindo versões híbridas, entre elas o Skydiver Connect, linha icônica da Technos há mais de 30 anos, e nesta versão vem com funções de conectividade.
Em 2018 são celebrados os 60 anos da chegada da marca Technos no Brasil. O lançamento da coleção Essence deu início as comemorações que homenageiam a origem da marca no berço da relojoaria mundial, trazendo uma máquina suíça exclusiva.
O que são as ações da Technos (TECN3)?
As ações de uma empresa nada mais são que “pequenos pedaços” de seu capital social. Quando uma companhia decide crescer, ela abre o capital na bolsa de valores e passa a negocias esses “pedaços”. Quem os compra se torna sócio. Note que, embora seja uma iniciativa que exija bastante por implicar mudanças no sistema de transparência e governança, pode ser muito mais barato que simplesmente pedir financiamento a um banco a um custo de juros muito altos.
Ao vender suas ações, como as ações da Technos (TECN3), a empresa embolsa capital para investir no próprio crescimento. Se tudo der certo, as ações valorizam e todos aqueles que as compraram desfrutam desse investimento e ainda terão direito a 25% dos lucros (distribuídos proporcionalmente ao número de ações).
Observe que a maior parte das movimentações da bolsa de valores em ações, no entanto, se dá através das negociações de pessoas e empresas que não querem ser sócias, mas que, tão simplesmente querem comprar ativos e vendê-los no curto prazo, quando já tiverem valorizado suficientemente de acordo com suas estratégias.
Histórico da empresa e de suas ações (TECN3)
- 1900: a marca Technos é criada na Suiça pela família Gunzinger,conhecida por sua tradição secular no setor relojoeiro.
- 1956: a importadora Centauro é fundada no Brasil para ser a distribuidora exclusiva da Technos. Cresce significativamente durante as décadas de 50, 60 e 70.
- 1982: inaugura planta de montagem e distribuição em Manaus e passa a montar relógios no Brasil. Ao final da década de 80, já detínha a liderança do mercado nacional de relógios em termos de faturamento.
- 1990´s: compra os direitos da marca Technos, que se tornou uma marca brasileira, e consolida liderança no mercado nacional de relógios.
- 2002: passa a explorar marcas de terceiros ao licenciar a marca “Mormaii” e distribuir de forma exclusiva produtos identificados pela marca “Seiko”, que hoje contribuem significativamente para resultados.
- 2008: controle foi adquirido pelo Fundo de Investimentos e Participações GMT que, por sua vez, tem entre seus cotistas um grupo de executivos da Companhia, além de dois renomados gestores de recursos de terceiros, o DLJ e a Dynamo.
- 2009: licencia a marca “Euro”, reforçando posicionamento no mercado de moda direcionado principalmente para o público feminino.
- 2010: relança a marca “Mariner”, grande sucesso dos anos 80, voltada para o público jovem e com objetivo de reassumir a liderança no mercado recém reexplorado de relógios troca-pulseira.
- 2011: abertura de capital do Grupo Technos.
- 2012: relança a Allora, reforçando a presença no segmento feminino econômico de moda. Firma um contrato de distribuição e direito de uso da marca “Timex” de forma exclusiva em todo o território nacional, reforçando posição no segmento esportivo. Além disso, fecha a compra da Touch, empresa que desenvolve e comercializa relógios e óculos sob marca própria com distribuição exclusiva para uma rede de franquias bem desenvolvida e com alto potencial de crescimento.
- 2013: comunicados a aquisição do Grupo Dumont Saab, e passa a deter as marcas “Dumont” e “Condor”, além de distribuir no Brasil algumas das mais desejadas marcas internacionais de relógio, incluindo a “Fossil”, “Diesel”, “Marc Jacobs”, “Armani Exchange”, “DKNY”, “Empório Armani”, “Adidas” e “Michael Kors”.
- 2015: em 16 de janeiro de 2015 o Grupo rescindiu o contrato de distribuição exclusiva da marca “Seiko“.
- 2016: O Grupo Technos rescinde contrato de distribuição e direito de uso da marca Timex.
- 2017: O Grupo rescinde contrato de distribuição e direito de uso das marcas Burberry e Adidas. Em Out/2017 lança o primeiro Smartwatch full display de uma marca brasileira, o Technos Connect 3.0. Este lançamento contou com um portfólio de dez relógios inteligentes, incluindo versões híbridas, entre elas o Skydiver Connect, linha icônica da Technos há mais de 30 anos, e nesta versão vem com funções de conectividade.
- 2018: Em 2018 são celebrados os 60 anos da chegada da marca Technos no Brasil. O lançamento da coleção Essence deu início as comemorações que homenageiam a origem da marca no berço da relojoaria mundial, trazendo uma máquina suíça exclusiva.
2. AÇÕES DA TECHNOS (TECN3): ONDE E COMO SÃO NEGOCIADAS?
As ações da Technos (TECN3) são negociadas na bolsa de valores brasileira, a B3. A B3, anteriormente, era conhecida como Bovespa. Depois da união com a Bolsa de Mercadorias e Futuros, passou a ser conhecida como BM&FBovespa. Posteriormente a Cetip veio a se juntar à estrutura e a bolsa agora é denominada B3 (Brasil, Bolsa, Balcão).
Todas as negociações que envolvem ações da Technos (TECN3), bem como as ações de qualquer outra empresa da bolsa de valores, acontecem por meio eletrônico. Já faz quase uma década que aquela famosa algazarra do pregão viva voz não existe mais, ainda que ele esteja no imaginário das pessoas. Agora, reina o silêncio das conexões eletrônicas, mas não se engane: o ambiente é muito mais selvagem, com negociações muito mais rápidas, volumosas e controladas por cérebros eletrônicos e algoritmos predadores, prontos a deixar qualquer desavisado que aposte suas fichas ali sem dinheiro nenhum, sem dó nem piedade.
E, sim, você pode ser uma dessas pessoas: basta ter dinheiro, uma conta em uma corretora, um computador com conexão à internet e um programa para fazer suas negociações. O objetivo desse artigo é, além de apresentar a Technos e suas ações (TECN3) é fazer com que você não seja prejudicado nesse ambiente tão fácil de entrar, mas tão difícil de sair com lucro, caso não se saiba o que se está fazendo.
Quais ações a Technos possui?
A Technos só negocia ações ordinárias na B3 (ON). Ações ordinárias são aquelas que dão direito à voto nas assembleias. Mas pode tirar seu cavalinho da chuva. Não basta ter meia dúzia de ações. Não basta sequer ter mil ou um milhão de ações. É preciso ter ações suficientes para se ser um “sócio majoritário” e, assim, ter alguma voz (cada ação corresponde a um voto). Considere que a Technos tem milhões de TECN3.
Qual são os códigos das ações da Technos
Todas as ações negociadas na bolsa de valores brasileira, a B3, são negociadas sob um código conhecido como ticker. O ticker é composto de quatro letras e um dígito. O ticker das ações da Technos é TECN3.
As ações da Technos (TECN3) são negociadas em quais bolsas?
As ações da Technos (TECN3) são negociadas apenas na bolsa de valores brasileira.
Diversas ações brasileiras são negociadas no exterior, por exemplo, através de ADRs na Bolsa de Nova York. São recibos que “travam” ações por aqui, que ficam sob custódia, e que podem ser movimentados no mercado estrangeiro como se fossem ações. Porém este não é o caso das ações da Technos (TECN3).
3. QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS POSSUIDORES DE AÇÕES DA TECHNOS (TECN3)?
Segundo o site da B3, atualmente, os principais acionistas das ações da Technos (TECN3) são os seguintes:
Nome | %ON | %PN | %Total |
Dynamo | 14,84 | 0,00 | 14,84 |
Intrag Dtvm | 8,57 | 0,00 | 8,57 |
Joaquim Pedro Andrés Ribeiro | 5,10 | 0,00 | 5,10 |
Morgan Stanley | 10,90 | 0,00 | 10,90 |
Brown Advisory Limited | 4,94 | 0,00 | 4,94 |
Outros | 54,13 | 0,00 | 54,13 |
Ações Tesouraria | 1,54 | 0,00 | 1,54 |
Total | 100,00 | 0,00 | 100,00 |
4. FORMAS DE GANHAR COM AÇÕES DA TECHNOS (TECN3)?
Podemos lucrar com as ações da Technos (TECN3) de diversas maneiras e podemos destacar as seguintes:
Trade com ações da Technos (TECN3)
No trade, podemos comprar ações com a intenção de vender mais tarde quando elas valorizarem. Também podemos vender (venda descoberta) com a intenção de recomprar quando as TECN3 estejam mais baratas. Para fazer a venda descoberta, no entanto, precisamos antes alugar ações de algum investidor e contar que as ações estejam em tendência de queda.
Esse prazo de negociação pode ser de curtíssimo a médio prazo: day trade (operações que começam e encerram no mesmo dia), swing trade (operações que duram mais de dois dias a duas semanas) ou position trade (de duas semanas a alguns meses).
Ganhar dividendos com ações da Technos (TECN3)
Para aqueles que acreditam na bolsa de valores como uma forma de investimento a longo prazo (não recomendamos), os dividendos podem ser uma forma de renda, caso a empresa os pague com regularidade.
O que são dividendos?
As empresas são obrigadas a dividir com seus acionistas 25% dos seus lucros. Essa fatia é dividida por ação.
5. INVESTIR OU NÃO INVESTIR EM AÇÕES DA TECHNOS (TECN3): QUAL DECISÃO TOMAR?
Se você tivesse a escolha de entrar fisicamente em um ambiente perigosíssimo para recolher algum dinheiro você preferiria o quê:
- Entrar várias vezes, rapidamente, recolhendo o que pode, sempre fazendo pequenos avanços
- Ficar nesse ambiente perigoso diversos meses, arriscando sua integridade física
Responda honestamente.
O mesmo vale para seu dinheiro. Nossa postura quanto ao investimento na bolsa de valores é de que o longo prazo – sobretudo se colocamos uma parcela muito grande de nosso capital nisso – é arriscado demais.
Trades com partes pequenas de seu capital, com duração menor, até mesmo no curtíssimo prazo, são muito mais saudáveis e menos arriscados para o pequeno investidor.
Obviamente, para tanto, precisamos de uma formação adequada, obtida por cursos, estudos e treinamento.
Claro que há momentos da bolsa e, sempre considerando a qualidade da empresa, podemos pensar em “investir”, pensar em longo prazo. Porém, sempre devemos considerar a atuação profissional (analisando o volume de negócios através do Raio X Preditivo).
No mais, as companhias sempre apresentarão suas vantagens competitivas em suas páginas de relacionamento com investidores e sempre tentarão se mostrar muito atraentes. Surpreenderia se fosse diferente.
Por exemplo, segundo a página de relacionamento com investidores da Technos (TECN3), a companhia apresenta as seguintes vantagens competitivas:
- Conjunto de marcas líderes e complementares, com foco na Classe B e na Classe C. Aproximadamente 40% de participação de mercado em 2012, de acordo com estimativas baseadas em dados fornecidos pela SUFRAMA. Marcas são altamente complementares e possuem posicionamentos de estilo diversificados, buscando maximizar a participação de vitrine e atingir diversos segmentos da população sem que haja concorrência entre produtos.
- Rede de distribuição pulverizada e abrangente, com forte relacionamento com os clientes. Distribui produtos a uma ampla rede de Clientes constituída por joalherias, relojoarias e óticas, muitas delas de origem familiar e com apenas um ponto de venda. Rede de distribuição foi montada ao longo dos anos de história, criando fortes relacionamentos que se estendem por décadas e até por gerações. Além disso, fornece para as principais lojas de departamento com posicionamento de moda do Brasil, assim como grandes varejistas virtuais. Vendas são muito bem distribuídas geograficamente, abrangendo locais não atendidos por concorrentes que possuem equipes de venda menores. A capilaridade de distribuição permite, ainda, ter exposição significativa nas áreas do País com maior crescimento econômico.
- Equipe de vendas própria, exclusiva e experiente. Remunera equipe de vendas por meio de comissões e prêmios com base em metas e resultados de vendas de curto e longo prazo. Maioria dos concorrentes no setor de acessórios de moda trabalha com empresas de representação sem vínculo de trabalho e sem exclusividade, o que diminui o conhecimento do representante comercial sobre o produto e diminui seu comprometimento com a própria empresa.
- Portfólio de produtos com mix equilibrado de lançamentos e produtos de linha. Renovação constante de coleções e criação e manutenção de uma coleção de produtos de linha.
- Cadeia de suprimentos flexível com grande eficiência operacional. Estrutura de produção terceirizada de componentes na Ásia e de montagem própria do produto final na Zona Franca de Manaus. Compra componentes manufaturados de fornecedores estrangeiros, de forma que não precisa investir capital em estruturas para fabricação de componentes, mantendo flexibilidade para trabalhar com diferentes parceiros que consigam nos atender com menores prazos, melhores preços e maior qualidade. Relacionamento direto, sem intermediários, e de longo prazo com fornecedores. Planta de montagem eficiente em Manaus, que permite realizar a montagem final e distribuição dos produtos com rapidez e com menor incremento de custos diretos e indiretos de montagem.
- Controle de qualidade e atendimento de pós-venda diferenciado. Estrutura robusta de controle de qualidade dos produtos e serviços, desde a origem dos componentes na Ásia, passando pelos processos internos em Manaus e finalizando no atendimento pós-vendas a Clientes e Consumidores.
- Histórico de crescimento, alinhado a retornos altos e consistentes, bem como forte geração de caixa.
- Administradores experientes com participação acionária na Companhia. Mescla executivos com mais de 30 anos de experiência no segmento de relógios com executivos com conhecimento e vivência em outros setores, egressos de importantes companhias brasileiras e internacionais e com credenciais acadêmicas diferenciadas.
6. FICOU INTERESSADO EM AÇÕES DA TECHNOS (TECN3)? VEJA OS CUSTOS E TAXAS PARA COMEÇAR
- Taxas da corretora: taxas de corretagem (pela execução de cada uma das ordens de compra e venda), taxa de custódia (para manter as ações que você comprar em custódia, muito embora as corretoras estejam abandonando sua cobrança)
- Taxas da bolsa: uma pequena porcentagem sobre o valor financeiro de cada operação de compra e venda chamada emolumentos. Os emolumentos correspondem à negociação e à liquidação e, para pessoas físicas, é de 0,0375% do total negociado.
- Impostos: ISS (o imposto sobre serviços é 5% sobre a taxa de corretagem, cobrado pela prefeitura de São Paulo) e Imposto de Renda (a alíquota é de 20% para operações de day trade e 15% para operações que duram mais de um dia, incidente sobre lucro se lucro houver).
No caso do Imposto de Renda de operações com mais de um dia, há isenção nos meses em que as vendas não superaram R$ 20 mil. Para operações de day trade não há isenção. Perdas de meses anteriores podem ser subtraídas de lucros do mês atual a fim de se obter abatimento. O recolhimento é mensal, de responsabilidade do próprio investidor, via Darf a ser pago até o último dia útil do mês seguinte em que se conseguiu lucrar.
- Recentemente a bolsa de valores passou a cobrar 0,12% sobre os proventos (dividendos e juros sobre capital próprio) de carteiras de ação cuja soma fosse igual ou superior a R$ 20 mil.
7. COMO O RAIO X PREDITIVO PODE AJUDAR AÇÕES DA TECHNOS (TECN3)?
Sabemos que a bolsa de valores tem intensa participação dos chamados investidores institucionais, em especial, pouco menos de uma centena de empresas com capital transnacional e que domina quase 50% dos recursos financeiros do mundo.
Por precisarem montar posições financeiras enormes, em busca de liquidez, elas são capazes de arrastar as cotações para onde querem nessa busca desenfreada por ativos ou dinheiro.
O Raio X Preditivo, sistematização da Nova Análise Técnica através de ferramentas e conceitos elaborados pelo trader Luiz Sato, se concentra no fluxo de mercado, nos grandes volumes de negócios desencadeados pelos chamados big players, no rastro desses “personagens” da bolsa que são capazes de provocar a movimentação dos preços através do controle da demanda e da oferta de ativos.
A Análise Técnica Clássica, em contrapartida, costuma observar somente o preço, que é apenas o sintoma, o efeito, da movimentação desses grandes investidores institucionais.
Portanto, o Raio X Preditivo observa as causas primeiras, adiantando-se às movimentações de preço realmente importantes.
Esse tipo de abordagem é útil não só para comprar ações da Technos (TECN3) mas também de outras empresas, contratos e minicontratos futuros, opções e outros ativos da bolsa de valores.
8. COMO FAÇO PARA COMPRAR AÇÕES DA TECHNOS (TECN3)?
Desde que você tenha dinheiro suficiente para isso, comprar e vender ações é a coisa mais fácil do mundo. Abrir uma conta em uma corretora de valores, muitas vezes não demora mais do que dez minutos. No máximo 24 horas. Tudo feito diretamente de sua casa. O TED para fazer a transferência de valores também é moleza.
O problema é, uma vez passados esses processos tão simples, comprar as ações certas e na hora certa: além disso, é preciso entender o mercado de maneira a tomar as decisões certas e não se arrepender depois. Muitas pessoas veem a bolsa de valores como um método de enriquecimento fácil – sobretudo em momentos de euforia – e, pouco tempo depois, estão chateadas porque perderam muito dinheiro ou estão chateadas, “casadas” com ações que só desvalorizam e que, em suas palavras “ficaram para o longo prazo”.
Por isso recomendamos com muita ênfase que o seu primeiro passo seja entrar em um curso como o Raio X Preditivo. E, mesmo depois disso, passe um bom tempo aplicando suas novas técnicas na conta demo – que toda corretora fornece gratuitamente. Nela você faz investimentos e trades simulados, de maneira que não arrisca dinheiro. Claro que é mais fácil sem dinheiro de verdade envolvido. Porém, se você não for bem na conta simulada, enquanto isso não acontecer, você não estará apto para a conta real.
9. CONCLUSÃO SOBRE AS AÇÕES DA TECHNOS (TECN3)
Não importa se estamos lidando com uma gigante como a Petrobras ou uma empresa menor como a Technos (TECN3). Existem diferentes fatores que influenciam cada uma delas, a depender do setor de atuação. Mas todos esses fatores sempre desembocarão no mesmo: o interesse institucional, o interesse dos big players de acumular ativos ou se desfazer deles. Através da leitura do volume de negócios, conseguimos observar o comportamento desses.