Faça como os grandes investidores nas ações da Santos Brasil Participações (STBP3): nosso método mostra como eles estão pensando
As ações da Santos Brasil Participações (STBP3) são ações de uma companhia ligada à logística portuária. Isto é, é uma empresa ligada ao transporte de bens, produtos, equipamentos em grande volume através do Brasil. É óbvio que é uma companhia para a qual uma economia aquecida no país é fundamental, estando ligada a diversos setores da mesma. E agora, em que que estamos em um momento de tantas dúvidas econômicas e políticas? Seria uma boa ideia investir em ações de uma empresa com essas características
As ações da Santos Brasil Participações (STBP3) são o tema deste artigo, a história da companhia, os negócios dessa empresa. Mas, acima de tudo, falaremos sobre nossa metodologia que ajuda a entender o que os grandes investidores institucionais estão fazendo quanto a esses ativos através do volume de negócios nas ações. Trata-se de uma metodologia, aliás, que funciona com qualquer ativo da bolsa de valores.
- O que é a Santos Brasil Participações e suas ações (STBP3)?
- Ações da Santos Brasil Participações (STBP3): onde e como são negociadas?
- Quais são os principais possuidores de ações da Santos Brasil Participações (STBP3)?
- Formas de ganhar em ações da Santos Brasil Participações (STBP3)?
- Investir ou não investir em ações da Santos Brasil Participações (STBP3): qual decisão tomar?
- Ficou interessado em ações da Santos Brasil Participações (STBP3)? Veja os custos e taxas pra começar
- Como o Raio X Preditivo pode ajudar
- Como faço pra comprar ações da Santos Brasil Participações (STBP3)?
- Conclusão
A Santos Brasil Participações tem 862.478.378 de ações ordinárias STBP3 e 857.995.211 (99,48%) estão em livre negociação, quase a totalidade, segundo o site da B3.
1. O QUE É A SANTOS BRASIL PARTICIPAÇÕES E SUAS AÇÕES (STBP3)?
Segundo a página das ações da Santos Brasil Participações (STBP3) no site da B3, a bolsa de valores brasileira, a companhia se enquadra nas seguintes categorias:
- Atividade Principal: A Companhia Tem Por Objeto A Exploração Comercial de Instalação Portuária Através de Operações Com Contêineres. Carga Geral Ou Afins E A Participação em Outras Sociedades.
- Classificação Setorial: Bens Industriais / Transporte / Serviços de Apoio e Armazenagem
A Santos Brasil Participações S/A é uma holding brasileira provedora de serviços de logística portuária.
Com as suas subsidiárias, a Santos Brasil gerencia e opera terminais de contêineres para transporte de cargas, tanto marítima quanto por via terrestre.
A empresa opera em três áreas de negócios:
- Terminais de contêiner, que envolve a movimentação de contêiner;
- Logística portuária, que oferece operações portuárias, entrepostos aduaneiros, serviços de transporte e distribuição
- Terminal de veículos, que inclui operações portuárias e de armazéns para a movimentação de veículos leves e pesados
Os três terminais de contêineres da empresa estão localizados nos estados de São Paulo, em Vila do Conde, Pará, e em Santa Catarina.
A Companhia opera cinco terminais marítimos estrategicamente localizados, sendo três terminais de contêineres – Tecon Santos (Porto de Santos – SP), Tecon Vila do Conde (Porto de Barcarena – PA) e Tecon Imbituba (Porto de Imbituba – SC) -, um terminal de carga geral, TCG Imbituba (Imbituba – SC) e um terminal exclusivo para movimentação de veículos, TEV (Porto de Santos – SP).
A estrutura logística da Companhia inclui dois Centros Logísticos Industriais Aduaneiros (Santos e Guarujá) e um Centro de Distribuição em São Bernardo do Campo (SP), além de uma frota própria de transporte rodoviário. Tudo isso para oferecer serviços customizados a importadores e exportadores, atendendo às demandas específicas de clientes de diversos segmentos (químico, automotivo, farmacêutico, alimentício, autopeças e bens de consumo).
O que são as ações da Santos Brasil Participações (STBP3)?
As ações de qualquer empresa, incluindo as ações da Santos Brasil Participações (STBP3), são nada mais nada menos que a menor fração do seu capital social. Em uma linguagem meio infantil dá para dizer que uma única ação é o menor pedacinho que podemos comprar daquela empresa.
Na prática, uma ação é a menor fração de tudo o que a companhia vale em valor de mercado. Se pegarmos o número de ações e multiplicarmos pela cotação teremos o valor de capitalização daquela companhia. Em tese, é o que ela vale nesse determinado momento. Às vezes, vamos notar que a empresa está valendo mais ou menos do que sugeririam seus lucros, bens, dívidas e outros fatores potenciais. Quando o valor de capitalização é menor, por vezes, vale a pena comprar as ações: dizemos que ela está num valor subestimado pelo mercado.
Mas por que uma empresa decide vender “pedacinhos” seus na bolsa de valores.
Acontece que às vezes a companhia precisa de recursos para colocar em andamento diversos projetos.
Recorrer a empréstimos, por vezes, não é bom, pois isso implica juros. Tampouco a financiamentos. Por vezes o montante necessário para o crescimento da companhia é muito vultoso.
Assim, a companhia passa por todo um processo de abertura de capital que culmina na Oferta Pública de Ações (IPO). No dia da IPO, os investidores compram as ações. Eles estão aceitando dividir os riscos atuais e futuros do empreendimento na promessa de uma potencial valorização das ações e a possibilidade de compartilhar dos lucros na forma de dividendos ou juros sobre capital próprio.
Os dividendos são a parte dos lucros que obrigatoriamente uma empresa de capital aberto deve dividir entre seus investidores. Se a empresa cresce, seu valor cresce, o preço das ações cresce proporcionalmente e, possivelmente, ela terá mais lucros, tendo mais para dividir entre os acionistas, também chamados de sócios ou investidores.
Para isso, os recursos captados no dia da IPO terão que ser bem utilizados.
Uma parcela do mercado não está interessada em ser sócia ou investidora. São os traders, que compram ações tão somente para vender o mais rápido possível, tão logo as ações valorizem e eles possam obter lucro. Não tem nada de errado nesse comportamento: inclusive esses traders são responsáveis por boa parte da liquidez do mercado.
Eles podem até vender ações que nem tem em carteira, através da venda a descoberto: alugam ações, vendem na intenção de recomprar mais barato e a diferença entre as duas operações é seu lucro. Ou prejuízo.
Histórico da empresa e de suas ações (STBP3)
- 1997: Nasce a Santos Brasil a partir do consórcio vencedor do leilão de privatização do Terminal de Contêineres de Santos, o Tecon Santos, com investimento de US$ 250 milhões, sob o nome “Consórcio Santos Brasil”.
- 2001: O Tecon Santos totaliza 760 metros de cais acostável com a incorporação de 250 metros aos 510 metros originais.
- 2006: Devido a uma reestruturação societária, nasce a holding Santos Brasil Participações S/A, com capital aberto na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) e serviços portuários e logísticos pelo País. Por meio do Termo de Permissão de Uso – TPU, a empresa passa a operar o TEV, Terminal de Veículos, no Porto de Santos.
- 2007: A holding incorpora a Mesquita Soluções Logísticas, além dos serviços oferecidos pela “Santos Brasil S/A”. 19,7% dos contêineres movimentados na costa brasileira passam pelo Tecon Santos, terminal da empresa na margem esquerda do Porto de Santos. Início das obras de expansão do Tecon Santos, que vai conferir ao local 980 metros de cais acostável.
- 2008: Produtividade do Tecon Santos, medida por Movimentos por Hora (MPH), atinge a marca de 55 MPH. Índice era de 11 MPH em 1997, quando a Santos Brasil assumiu a operação do terminal. A companhia vence licitação para administrar o Tecon Imbituba, no Porto de Imbituba. O processo foi conduzido pela Companhia Docas de Imbituba. Neste mesmo ano, ganha o direito de administrar o Tecon Vila do Conde, no Porto de Vila do Conde, em Barcarena, no Pará.
- 2009: O Tecon Santos, operado pela empresa, recebe os primeiros portêineres Super Post-Panamax (super guindastes de trilhos que percorrem o cais e são capazes de movimentar 2 contêineres de 40 pés simultaneamente) do continente americano. Em parceria com o Instituto Iochpe, é criada a Escola Santos Brasil Formare, que capacita jovens da Baixada Santista para trabalhar com operações portuárias e operações logísticas. Por meio de sua subsidiária Union Armazenagem e Operações Portuária S.A., a empresa vence licitação para o arrendamento do Terminal de Veículos – TEV.
- 2010: A partir de um estudo de posicionamento institucional, a companhia revê sua logomarca e toda a sua comunicação visual. O cais acostável do Tecon Santos passa a ter 980 metros com a inauguração do Terminal 4 (T4). Adquisição da área onde se encontra hoje o CD do Jaguaré, na zona oeste de São Paulo.
- 2011: O Tecon Imbituba recebe portêineres vindos da China e tem seu cais ampliado para 660 metros. O Tecon Santos bate marca histórica no Brasil com 135,5 MPH (movimentos por hora) em um único navio.
- 2012: O Tecon Santos bate recorde histórico no Brasil de 81,86 MPH (movimentos por hora) em um único mês. No mesmo ano, o terminal bate outro recorde no setor portuário brasileiro, dessa vez em movimentação: 105 mil contêineres em um único mês. Como alternativa de transporte no Pará, foi iniciado o transporte fluvial de contêineres via barcaças para outras cidades da região. A empresa atingiu 55% de market share no Porto de Santos.
- 2013: A consultoria Standard & Poor’s eleva o rating da organização para “brAAA”, nível mais alto da Escala Nacional Brasil. O Tecon Santos recebe a embarcação com maior capacidade de carga da história do Porto de Santos. O Cap San Nicolas, da armadora Hamburg Süd, de 9.600 TEU (Twenty-foot Equivalent Unit).
- 2014: Em agosto, a companhia recebe primeira autorização da Antaq para antecipar a prorrogação do contrato de administração do Tecon Santos por mais 25 anos, que deve ser outorgada pela SEP em 2015. Em setembro, o terminal ainda bate o recorde sul-americano de produtividade por operação de movimentação de contêineres ao atingir 193,92 MPH durante embarque e descarga do navio Cap San Nicolas, da Hamburg Süd. Esse marco é superado dois meses depois, quando o Tecon Santos estabelece um novo recorde, no Porto de Santos, ao registrar 216,88 MPH na operação do navio Monte Olivia, do mesmo armador.
- 2015: O Tecon Santos atinge média de 110,02 MPH no mês de março – maior indicador de produtividade mensal já registrado no Porto de Santos. O terminal operado pela companhia registra também 221,55 MPH em descarga do navio Cosco China, ainda no mês do março. O marco de produtividade é rapidamente superado em abril, quando a companhia registra 225,25 MPH na operação do navio MSC Bremen e estabelece um recorde histórico no complexo santista.Migração para o Novo Mercado
- 2016: O Tecon Vila do Conde renova seu arrendamento por mais 15 anos
- 2017: Tecon Santos alcança novo recorde de produtividade com a marca de 243,58 MPH (Movimentos Por Hora)
- 2018: Reestruturação da Santos Brasil Logística, com intensificação da prestação de serviços In House e das operações logísticas integradas, do porto à porta
- 2019: Reestruturação da Santos Brasil Logística, com intensificação da prestação de serviços In House e das Operações Logísticas integradas, do porto à porta
2. AÇÕES DA SANTOS BRASIL PARTICIPAÇÕES (STBP3): ONDE E COMO SÃO NEGOCIADAS?
As ações da Santos Brasil são negociadas na bolsa de valores brasileira, que é a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão.
A Plataforma Unificada Multiativos permite negociações totalmente eletrônicas, em alta velocidade, segurança e acessibilidade.
Com um computador conectado à internet, uma conta em uma corretora de valores, você pode comprar e vender ações a partir de sua casa.
Mas esteja ciente de que o mercado é dominado pelos investidores institucionais que, através do controle do volume negociado, por seu grande poder financeiro, conseguem desencadear movimentos de preço e aproveitar a liquidez que o desespero e a euforia causam, pra vender e comprar, respectivamente, grandes quantidades de ativos.
Eles contam com o apoio de:
- Poder financeiro
- Tecnologia: algoritmos avançadíssimos de negociação automática (robôs HFT)
- Pessoal: programadores e CEOs de alta competitividade
- Informações privilegiadas: eles não só sabem das notícias muito antes que elas cheguem aos portais como, muitas vezes, eles são a notícia
Não tem como lutar com adversários como esses. Mais produtivo é entender sua atuação, através de uma ferramenta que leia o volume de negociação (eles movimentam grandes volumes), e tentar operar no mesmo sentido.
Uma das metodologias que faz esse tipo de leitura com mais eficiência é o Raio X Preditivo.
Quais ações a Santos Brasil Participações possui?
A Santos Brasil possui apenas ações ordinárias que dão os seguintes direitos a seus acionistas (entre outros):
- Direito de tag along de 100%; o direito a voto pleno; o direito ao dividendo mínimo obrigatório sobre o lucro líquido de cada exercício social; e o direito de conversibilidade de ações.
- Os acionistas STBP3 têm direito a dividendos sobre o lucro, após as retenções estatutárias e previstas em lei. Será destinado valor mínimo obrigatório correspondente a 25% do lucro líquido do exercício, das duas opções a que for mais benéfica. Os dividendos da Santos Brasil são igualmente distribuídos entre os investidores detentores de ações ordinárias e ações preferenciais da companhia.
- Sobre o direito de conversibilidade, os acionistas da Santos Brasil poderão converter ações ordinárias em ações preferenciais de emissão da companhia, nos termos, prazos e condições a serem estabelecidos pelo Conselho de Administração, observada a proporção de 1 (uma) ação ordinária para 1 (uma) ação preferencial de emissão da companhia, não podendo ser ultrapassado o limite legal máximo de ações preferenciais.
Qual são os códigos das ações da Santos Brasil Participações
O código das ações da Santos Brasil é STBP3.
As ações da Santos Brasil Participações (STBP3) são negociadas em quais bolsas?
As ações da Santos Brasil Participações (STBP3) são negociadas no Brasil e nos Estados Unidos.
No exterior, as ações da Santos Brasil também são negociadas no setor Nível 1 do Mercado de Balcão Organizado dos Estados Unidos através do código de negociação SNTBL.
3. QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS POSSUIDORES DE AÇÕES DA SANTOS BRASIL PARTICIPAÇÕES (STBP3)?
Segundo o site da B3, atualmente, os principais acionistas das ações da Santos Brasil Participações (STBP3) são os seguintes:
Nome | %ON | %PN | %Total |
Opportunity Acoes Fia Bdr Nivel I Ie | 5,03 | 0,00 | 5,03 |
Opportunity Eq P Adm Rec Ltda | 0,00 | 0,00 | 0,00 |
Opportunity Holding Fdo de Invest Part | 0,01 | 0,00 | 0,01 |
Opportunity Investimentos Ltda | 0,00 | 0,00 | 0,00 |
Opportunity Logica Master Fia | 1,42 | 0,00 | 1,42 |
Rk Exclusivo Fundo de Investimento em Ações | 1,63 | 0,00 | 1,63 |
The Bank Of New York Adr Department | 23,06 | 0,00 | 23,06 |
Pw237 Participações S.A. | 17,32 | 0,00 | 17,32 |
Richard Klien | 3,77 | 0,00 | 3,77 |
Opp I Fia Bdr Nivel I Investimento No Exterior | 1,14 | 0,00 | 1,14 |
Outros | 46,41 | 0,00 | 46,41 |
Ações Tesouraria | 0,20 | 0,00 | 0,20 |
Total | 100,00 | 0,00 | 100,00 |
4. FORMAS DE GANHAR COM AÇÕES DA SANTOS BRASIL PARTICIPAÇÕES (STBP3)?
Podemos lucrar com as ações da Santos Brasil Participações (STBP3) de diversas maneiras e podemos destacar as seguintes maneiras:
Trade com ações da Santos Brasil Participações (STBP3)
Como já explicamos anteriormente, o trader não tem intenção de investir em ações, de ser sócio ou acionista.
Ele quer fazer lucro no curtíssimo, no curto ou no médio prazo.
Para isso, ele tem duas opções:
- Comprar ações: o trader compra ações quando acredita que o preço dos ativos vai subir. Se o preço atinge essa expectativa, ele as vende com lucro. Se o preço das ações cai, ele vende para que seu prejuízo não se avolume.
- Vender ações: o trader acredita que o preço das ações vai cair. Então ele as vende. Isso é possível através do aluguel de ações. Quando as ações ficam mais baratas ele as compra, paga o aluguel e devolve as ações ao investidor de quem as alugou. Se as ações ficarem mais caras, ele terá prejuízo.
O trader também pode ser classificado de acordo com sua duração:
- Day trade: operações que duram o período máximo de um único pregão.
- Swing trade: operações que duram poucos dias
- Position trade: operações que duram poucas semanas
Cada um desses subtipos tem características diferentes em termos de objetivos de variação de preço, de periodicidades de gráficos analisados e muitas outras propriedades distintas.
Ganhar dividendos com ações da Santos Brasil Participações (STBP3)
Já os investidores elegem ações para comprar e ficar com elas por um período indefinido. Seu objetivo é acumular ações ao longo do tempo, aumentando seu patrimônio com empresas que acredita que crescerão indefinidamente.
Inclusive, quando o preço delas cai por qualquer razão, como aconteceu na última crise, aproveitam para comprar ainda mais ações.
Além de ver seu patrimônio crescer no longuíssimo prazo, eles esperam ter seu investimento remunerado pelos dividendos.
Esses dividendos serão usados para se comprar ainda mais ações que, por sua vez, renderão ainda mais dividendos, gerando o fenômeno dos juros sobre juros.
Para essa estratégia dar certo, é necessário que a empresa seja boa pagadora de dividendos, isto é, tenha lucros em todos os exercícios e seu dividend yield seja convincente. O dividend yield é um indicador que mostra quanto o dividendo vale percentualmente frente ao valor da ação.
Vejamos como foram os proventos recentes da STBP3:
Tipo do Provento | Data de Aprovação | Data-Com | Pagamento | Valor | Dividend Yield |
Dividendo | 28/04/2020 | 04/05/2020 | 12/05/2020 | 0,02 | 0,46% |
Dividendo | 25/04/2019 | 30/04/2019 | 09/05/2019 | 0,00 | 0,11% |
Dividendo | 26/04/2018 | 02/05/2018 | 09/05/2018 | 0,00 | 0,09% |
5. INVESTIR OU NÃO INVESTIR EM AÇÕES DA SANTOS BRASIL PARTICIPAÇÕES (STBP3): QUAL DECISÃO TOMAR?
Num momento de crise aguda como a que testemunhamos no surgimento da pandemia do novo coronavírus podemos nos perguntar se vale a pena comprar ações de qualquer empresa que seja, ainda mais pensando-se no longo prazo.
Geralmente, segundo nossa postura, acreditamos que a bolsa de valores é um ambiente altamente especulativo e em que não acreditamos positivo para o longo prazo, ainda mais se envolvermos uma parcela muito grande de nosso capital nesse empreendimento.
Porém, em momentos de crise aguda, como a que testemunhamos neste 2020, há grande possibilidade de se adquirir ativos a preços muito mais baixos do que o preço real da companhia. Mas considere o seguinte:
- Não tente adivinhar fundos: por maior e mais rápida que tenha sido a queda de preços, nada impede que caia ainda mais ou que cenários piores venham a acontecer no futuro. Portanto, não vá de cabeça e deixe uma reserva para novas entradas periódicas ou a cada nova queda
- Não imagine que a recuperação será em semanas. Pode levar meses, anos ou décadas. Portanto, leve a sério o termo “longo prazo”. Você deve tratar o dinheiro investido, a partir do momento em que o investimento é feito, como se ele não existisse mais
- A escolha das empresas para se investir deve ser criteriosa: a empresa vai aguentar situações difíceis? Ela tem estrutura?
- Como os big players estão se comportando quanto a empresa que você está escolhendo? Eles estão comprando durante as quedas? Isso é possível de estimar através de uma criteriosa análise do comportamento do volume, por exemplo, com a metodologia do Raio X Preditivo
6. FICOU INTERESSADO EM AÇÕES DA SANTOS BRASIL PARTICIPAÇÕES (STBP3)? VEJA OS CUSTOS E TAXAS PARA COMEÇAR
- Taxa de custódia: as corretoras de valores cobravam essa taxa pra manter suas ações em sua carteira pelo tempo que você julgasse necessário, mas agora estão abandonando a sua prática
- Taxa de corretagem: se você comprar ações, tem taxa de corretagem. Resolveu vender? Mais taxa de corretagem. Depende do ativo (ações, opções, contratos, minicontratos), da corretora, do volume de ativos ou financeiro e se você comprou um pacote pré-pago de corretagem ou não
- Taxas da bolsa: os emolumentos são pouco mais de 0,03% do valor financeiro da operação de compra e da operação de venda
- ISS: o Imposto Sobre Serviços é de 5% sobre a taxa de corretagem
- Imposto de Renda: operações de day trade pagam uma alíquota de 20% sobre o lucro e operações normais pagam uma alíquota de 15% sobre o lucrro. As de day trade podem abater do lucro os prejuízos de meses passados, calculando os 20% sobre o saldo restante. As operações com mais de um dia, nos meses em que as vendas forem inferiores a R$ 20 mil têm isenção.
- Os proventos (dividendos, juros sobre capital próprio) de carteiras de ações e de outros ativos superiores a R$ 20 mil são taxados agora em 0,12% pela bolsa de valores.
7. COMO O RAIO X PREDITIVO PODE AJUDAR AÇÕES DA SANTOS BRASIL PARTICIPAÇÕES (STBP3)?
As ações da Santos Brasil (STBP3) obedecem às leis de mercado de oferta e de demanda como qualquer outro ativo negociado na bolsa. Por isso, a análise do volume de negócios é fundamental para o entendimento do comportamento do preço dessa e qualquer outra ação.
Para o Raio X Preditivo, o preço é o efeito apenas. Sendo que o volume é a causa desse efeito. Se sabemos ler as causas, temos maior chance de nos adiantar aos efeitos. O volume, para essa metodologia, é o combustível que faz o preço se movimentar.
Também podemos entender o Raio X Preditivo como o estudo da atuação dos grandes players (investidores institucionais), no sentido de que são eles os responsáveis pela maior parte do volume de negócios dos mercados mundiais (estimativamente mais de 80% ou 90%).
8. COMO FAÇO PARA COMPRAR AÇÕES DA SANTOS BRASIL PARTICIPAÇÕES (STBP3)?
A melhor coisa a se fazer antes mesmo de se pensar em comprar ações da CTEEP (TRPL4), é primeiro fazer um curso sobre bolsa de valores, sobre investimento na bolsa e sobre trade.
Não imagine que terá sucesso sem esse passo inicial. A bolsa de valores é um dos ambientes mais complexos e, a um só tempo, competitivo de que temos notícia.
Como vimos, a bolsa de valores é comandada por participantes muito fortes (os institucionais) e, como pequenos investidores e pequenos traders nos resta ter a leitura do que eles estão fazendo para não irmos na contramão desses movimentos.
Pelos motivos listados no tópico anterior, a leitura do volume é o mais eficiente para termos esse tipo de leitura: os institucionais agem pelo volume.
Essa leitura funciona para qualquer ativo da bolsa de valores.
Depois de ter se matriculado e começado o curso, aí sim, abra sua conta em uma corretora de valores. É grátis: não tem taxa de abertura ou de manutenção nem exige saldo mínimo.
Mesmo com a conta ainda zerada você já pode fazer uso de uma “conta demo” em que poderá fazer operações sem arriscar “dinheiro de verdade”.
A conta demo não oferece riscos e você já pode testar seus novos conhecimentos sobre negociação. Embora essa condição torne mais fácil operar, por não envolver emoções como medo ou ganância, não espere que tenha sucesso na conta real sem ter sucesso antes na conta simulada.
Tão logo tenha treinado o suficiente, transfira dinheiro para sua conta da corretora e, aí sim, pode começar a operar com ações de verdade.
9. CONCLUSÃO SOBRE AS AÇÕES DA SANTOS BRASIL PARTICIPAÇÕES (STBP3)
Você não precisa ser um grande entendedor das condições macro e microeconômicas do país e tampouco entender do setor de logística nacional para decidir pela compra ou venda das ações da Santos Brasil (STBP3). Os investidores institucionais já têm esse tipo de leitura, às vezes, com anos de adianto com o que pode acontecer com uma empresa e, não poucas vezes, com alta taxa de acerto… sem falar no poder de influência financeira que eles possuem para defender seus interesses. Tudo o que o pequeno investidor precisa fazer é saber ler a atuação desses participantes – que insistem em deixar o seu comportamento escondido por questões estratégicas. Para ter essa leitura, devemos saber interpretar o volume de negócios de um ativo. Essa interpretação é facilmente obtida através da metodologia e dos conceitos do Raio X Preditivo.