As ações OSX (OSXB3) já foram badaladas na bolsa de valores. Será que vale a pena investir em suas ações.
As ações da OSX (OSXB3) pertencem a uma empresa que está desde 2013 em recuperação judicial. Sim, trata-se de uma das companhias de Eike Batista que, durante um período meteórico, fizeram tanto sucesso na bolsa de valores, para desespero daqueles que, na euforia, colocaram seus recursos nesse papel. Essa, no caso, foi criada para dar estrutura operacional para a também famosa OGX.
Será que podemos pensar em investimento em uma empresa como essa? Não seria muito arriscado? De fato, é temeroso… mas nunca é demais ficar de olho, pois o mercado sempre pode nos trazer surpresas.
Mais do que falar dessa empresa, nesse artigo, queremos apresentar pra você sobre um tipo de informação que pode facilitar em muito nossa tomada de decisões e uma forma de colocar esse tipo de papel em nossos radares, ao menos, sem correr grandes riscos e aproveitando qualquer oportunidade de ganho que não esteja a vista de outros investidores.
As ações da OSX (OSXB3), assim, são o tema deste artigo, seus negócios, sua história e, sobretudo, a metodologia que usamos para observar o comportamento dos investidores institucionais – aqueles que realmente têm condições de se adiantar ou até motivar movimentos do preço – diante de qualquer ativo da bolsa, não só esse.
- O que é a OSX e suas ações (OSXB3)?
- Ações da OSX (OSXB3): onde e como são negociadas?
- Quais são os principais possuidores de ações da OSX (OSXB3)?
- Formas de ganhar em ações da OSX (OSXB3)?
- Investir ou não investir em ações da OSX (OSXB3): qual decisão tomar?
- Ficou interessado em ações da OSX (OSXB3)? Veja os custos e taxas pra começar
- Como o Raio X Preditivo pode ajudar
- Como faço pra comprar ações da OSX (OSXB3)?
- Conclusão
A OSX tem 3.148.038 de ações ordinárias OSXB3 e 1.062.294 (33,99%) estão em livre negociação.
1. O QUE É A OSX E SUAS AÇÕES (OSXB3)?
Segundo a página das ações da OSX (OSXB3) no site da B3, a bolsa de valores brasileira, a companhia se enquadra nas seguintes categorias:
- Atividade Principal: Equipamentos E Serviços Para A Indústria Offshore de Petróleo E Gás Natural.
- Classificação Setorial: Petróleo. Gás e Biocombustíveis / Petróleo. Gás e Biocombustíveis / Equipamentos e Serviços.
A OSX é uma empresa brasileira criada por Eike Batista e que, entre outras, está em recuperação judicial.
Nasceu em 30 de outubro de 2009, pelo famoso empresário Eike Batista para fornecer plataformas de petróleo e serviços navais para a OGX (atual OGPar), empresa de exploração de petróleo que pertencia então ao Grupo EBX.
Para sua criação, Batista recorreu ao ex-executivo da Petrobrás por 26 anos e amigo pessoal Rodolfo Landim, em troca do cargo de diretoria executiva e participação de ações no grupo EBX.
Em 2010, a Hyundai Heavy Industries anunciou um acordo de compra de 10% das ações da empresa por valor não revelado. Além de aporte financeiro, o acordo previa transferência de tecnologia e a construção de um centro de pesquisas e formação no Rio de Janeiro ou Santa Catarina.
Na sua área de Construção Naval, a OSX possui o seu estaleiro dentro do Complexo Industrial do Superporto do Açu, localizado a 150Km da Bacia de Campos, ponto geográfico e estratégico/privilegiado do litoral brasileiro. A área total de seu estaleiro é de aproximadamente 3,2 milhões de m2 e tem como parceiro a Hyundai Heavy Industries.
Na área de O&M, a OSX Serviços era responsável pelas unidades fretadas da Companhia, operou as plataformas FPSO OSX-1 e OSX-3, ambas para a empresa OGX Petróleo e Gás. O FPSO OSX-1 obteve eficiência operacional média de 99% no seu primeiro ano de operação. Realizou com sucesso mais de seis operações de offloading, atingindo uma média de mais de 6 milhões de barris produzidos. O FPSO OSX-3 permanece em atividade no campo de Tubarão Martelo.
O processo de Recuperação se iniciou durante o segundo semestre de 2013, quando a OSX enfrentou um agravamento da sua situação financeira, incluindo o cancelamento de encomendas de unidades que seriam construídas na Unidade de Construção Naval do Açu (“UCN Açu”) e de contratos de afretamento e operação e manutenção de unidades FPSOs e WHPs.
A companhia continua desenvolvendo normalmente suas atividades.
O que são as ações da OSX (OSXB3)?
Chega um momento da história de uma companhia em que surge a oportunidade de crescer. E muitas vezes, oportunidades a gente aproveita ou deixa passar. Porém, no mundo dos negócios, deixá-las passar pode ter um custo alto, inclusive ser ultrapassado pela concorrência. Ou mesmo ser deixado para trás e ser esmagado pela roda impiedosa da economia.
Quando uma empresa abre capital na bolsa de valores, o objetivo é captar dinheiro junto ao mercado a fim de aproveitar essa oportunidade sem ter que recorrer a empréstimos (que têm os malefícios dos juros).
As ações são a menor fração do capital social de uma companhia. Comprar ações me torna sócio. Se o dinheiro captado na abertura do capital for bem usado e ela passar a valer mais, as ações passam também a valer mais proporcionalmente.
Para completar, uma empresa maior também lucra mais. As sociedades anônimas precisam compartilhar parte de seus lucros com os acionistas. Esse compartilhamento se chama “dividendos”.
Boa parte dos participantes do mercado não está interessada em ser sócia, porém.
A maioria dos negócios que acontece na B3 com ações da OSX (OSXB3), por exemplo, vem de pessoas físicas e jurídicas que querem lucrar no curto prazo, comprando a um preço e vendendo a um preço mais caro, depois de um tempo que pode ser tão curto quanto um segundo (e, acredite, até menos) ou tão longo quanto algumas semanas ou meses. Essas pessoas são conhecidas como traders ou especuladores.
2. AÇÕES DA OSX (OSXB3): ONDE E COMO SÃO NEGOCIADAS?
As ações da OSX (OSXB3), são negociadas na B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), a bolsa de valores do Brasil.
As negociações são em ambiente eletrônico, exclusivamente. Não há participação humana direta, não há papelada.
Tudo de que precisamos para negociar ações da Celesc (CLSC4) ou de outra outra empresa, é um computador, uma conexão à internet, uma conta em uma corretora de valores e uma plataforma de negociação.
Mas, lembre-se: tal simplicidade não torna a coisa mais fácil. Você estará no mesmo ambiente que os grandes investidores institucionais. E eles têm diversas vantagens:
- recursos financeiros superiores
- tecnologia superior (computadores de última geração e robôs de alta frequência de negociação)
- pessoal altamente capacitado (programadores de elite, dirigentes muito bem informados e traders altamente capacitados e remunerados)
Para negociar ações nesse ambiente, é preciso não ir contra o fluxo causado por esses participantes, mas saber como ir na mesma direção que eles.
Para tanto, devemos usar uma metodologia que nos forneça uma leitura através do seu comportamento, através da interpretação do volume e do fluxo de ordens que só esses participantes, em busca de uma liquidez gigantesca, são capazes de gerar ou aproveitar.
Quais ações a OSX possui?
A OSX possui apenas ações ordinárias, que são aquelas que dão direito a voto nas assembleias da companhia e também têm direito a dividendos ou juros sobre capital próprio.
Qual são os códigos das ações da OSX
O código das ações da OSX é OSXB3.
As ações da OSX (OSXB3) são negociadas em quais bolsas?
As ações da OSX (OSXB3) atualmente são negociadas apenas na bolsa de valores brasileira a B3.
Ações de empresas brasileiras podem ser negociadas em bolsas estrangeiras através de programas de recibo.
O mais célebre é o das ADR (American Depositary Receipts). As ADR são negociadas nos Estados Unidos como se fossem ações e as ações correspondentes ficam custodiadas por uma entidade financeira no Brasil.
3. QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS POSSUIDORES DE AÇÕES DA OSX (OSXB3)?
Segundo o site da B3, atualmente, os principais acionistas das ações da OSX (OSXB3) são os seguintes:
Nome | %ON – OSXB3 |
Eike Fuhrken Batista | 12,47 |
Centennial Asset Mining Fund Llc | 22,54 |
Teórica Fundo de Investimento Multimercado | 6,80 |
Centennial Asset Mining Fund Llc – Itau Unibanco S.A. | 14,42 |
9 West Finance S.à.r.l | 16,83 |
Roberto Lombardi de Barros | 7,72 |
Outros | 19,22 |
Ações Tesouraria | 0,00 |
Total | 100,00 |
4. FORMAS DE GANHAR COM AÇÕES DA OSX (OSXB3)?
Podemos lucrar com as ações da OSX (OSXB3) de diversas maneiras e podemos destacar as seguintes maneiras:
Trade com ações da OSX (OSXB3)
O trade consiste na compra e na venda de ações com a expectativa de, respectivamente, alta ou queda do ativo.
Na alta, compramos para vender quando as ações estiverem mais caras. Se caírem de preço, teremos prejuízo.
Na baixa, vendemos, para recomprar quando as ações estiverem mais baratas. Se subirem de preço, teremos prejuízo.
Esta última modalidade é a venda a descoberto. Alugamos as ações, vendemos e esperamos ficarem mais baratas. Depois, recompramos, a um preço menor. Ficamos com a diferença, depois de devolver as ações ao investidor de quem as alugamos e pagamos o aluguel.
O trade também pode ser classificado de acordo com sua duração:
- Day trade: operações que começam e terminam no mesmo dia.
- Swing trade: operações que duram alguns dias.
- Position trade: operações que duram algumas semanas.
Cada uma dessas operações vai visar porcentagens de ganho diferentes, com menor ou maior alavancagem, com diferentes condutas de acompanhamento dos gráficos e exigência de participação do trader. Por exemplo, o day trade pede que ele fique de olho nos gráficos o tempo todo em que estiver operando.
Ganhar dividendos com ações da OSX (OSXB3)
Outra forma de se ganhar dinheiro com ações é comprar os ativos a perder de vista, como se fossem uma poupança e ir acumulando ao longo do tempo. Geralmente, quem faz isso espera remunerar seus investimentos através do recebimento dos dividendos e frequentemente usa os dividendos para comprar mais ações. Com mais ações, recebe mais dividendos. Com mais dividendos, compra mais ações e assim por diante.
Claro, para isso, as ações devem ser boas pagadoras de dividendos: além de não haver falhas nos exercícios, o dividend yield, que mede a porcentagem que o dividendo representa diante do preço da ação, deve ser suficiente.
5. INVESTIR OU NÃO INVESTIR EM AÇÕES DA OSX (OSXB3): QUAL DECISÃO TOMAR?
Independentemente da situação difícil em que a companhia se encontra hoje, devemos ficar atentos a outros fatores para detectar oportunidades, caso elas aconteçam, antes do resto do “rebanho” (que habitualmente, quando entra comprando, entra tarde demais).
Nossa postura é observar os investidores institucionais e sua atuação. Isso é possível através do volume. Por exemplo, um alto volume durante uma queda pode significar que esses participantes fortes estão vendo uma chance de comprar muitas ações enquanto os participantes fracos vendem a preços cada vez mais baratos. Se isso é verdade, podemos esperar uma chance de uma grande alta no futuro.
Porém, para interpretar o volume de forma correta devemos estar munidos de ferramentas e conceitos eficientes, como os dados pelo método Raio X Preditivo.
6. FICOU INTERESSADO EM AÇÕES DA OSX (OSXB3)? VEJA OS CUSTOS E TAXAS PARA COMEÇAR
- Taxa de custódia: praticamente um dinossauro das taxas; as corretoras estão abandonando, mas se tratava da taxa para manter as ações que você viesse a comprar sob sua guarda
- Taxa de corretagem: taxa para execução de ordens de compra e venda; varia de ativo para ativo e de derivativo para derivativo. Cada corretora tem uma política de cobrança. O volume dos negócios também influencia e até o tempo operacional
- Taxas da bolsa: os emolumentos podem chegar a pouco mais de 0,03% para pessoas físicas sobre o valor financeiro de cada ordem de compra ou de venda. Mais recentemente a bolsa de valores também passou a cobrar 0,12% sobre os proventos recebidos por carteiras de ação superiores em valor a R$ 20 mil
- ISS: o Imposto Sobre Serviços é de 5% sobre a taxa de corretagem
- Imposto de renda: o lucro das operações de day trade (que começam e terminam no mesmo pregão) tem incidência de 20% de alíquota; as outras operações têm alíquota de 15%. Leia nosso artigo sobre o tema: Clique Aqui!
7. COMO O RAIO X PREDITIVO PODE AJUDAR AÇÕES DA OSX (OSXB3)?
O Raio X Preditivo é a sistematização da Nova Análise Técnica através de conceitos e ferramentas
As ferramentas – indicadores Sato’s – foram projetadas para aplicar tais conceitos na leitura dos gráficos dos ativos.
A ideia por trás da metodologia é observar o comportamento do volume. Isso permite que o trader encontre as regiões de preço em que os grandes players estão aceitando negociar. E, assim, é possível prever, com mais probabilidade de acerto, os momentos mais decisivos de um ativo.
A análise técnica tradicional tenta usar o preço para isso, muito embora o preço seja somente o efeito. O Raio X Preditivo entende que o volume é a causa desses efeitos e que, se focamos na causa, podemos nos adiantar os efeitos e tirar proveito disso.
Assim, o Raio X Preditivo é o estudo da atuação institucional, daqueles participantes com maior chance de carregar o mercado para onde preferirem em determinados momentos estratégicos.
8. COMO FAÇO PARA COMPRAR AÇÕES DA OSX (OSXB3)?
Você vai encontrar diversos artigos e vídeos na internet ensinando como abrir uma conta em uma corretora de valores e depositar o dinheiro para, imediatamente, comprar ações. É fácil, gratuito e em questão de minutos você pode começar.
O que poucos ensinam é que, sem um treinamento adequado você não vai ter sucesso. Inclusive, pode vir a perder dinheiro.
Recomendamos que, antes de mais nada, faça um curso sobre trade a fim de melhorar as suas chances. Inclusive, recomendamos que treine na conta demo antes de começar de verdade.
Nossa recomendação de curso é o Raio X Preditivo.
9. CONCLUSÃO SOBRE AS AÇÕES DA OSX (OSXB3)
Desnecessário dizer que comprar ações de uma empresa que está há quase oito anos em recuperação judicial é temeroso. Se formos fazer isso, será sempre com cautela. Mas não dispense a atitude de olhar com desprendimento para qualquer ação observando o comportamento institucional… estão comprando? Vendendo? Ou estão simplesmente ausentes? Para ter essa interpretação, que pode lhe dar oportunidades únicas, recomendamos o uso das ferramentas e dos conceitos do Raio X Preditivo.