Um banco das arábias! Conheça as ações do Banco ABC (ABCB4) e saiba comprar esses ativos na hora certa junto com os investidores profissionais. Investir depois da Crise do Novo Coronavírus é uma boa ideia?
As ações do Banco ABC (ABCB4) podem ser uma ilha de estabilidade neste momento de crise financeira? Podemos contar com a segurança transmitida por uma empresa desse porte e ligada a uma instituição financeira internacional sediada do Bahein? Sem dúvida que isso inspira confiança.
Mas o que esperar desse banco, qual o seu perfil… e qual a melhor maneira para analisar as suas ações e descobrir se a hora é agora para comprar suas ações ABCB4?
Em fevereiro de 2020, a ABCB4 estava cotada a R$ 23. Com a crise desencadeada pela pandemia do Novo Coronavírus, o papel chegou a R$ 11, no dia 23 de março. Como você se sentiria se tivesse comprado ABCB4 no início do ano?
Muitos investidores iniciantes estão passando por verdadeiros pesadelos. Não só investindo nessas ações, mas em outras também. Muitos venderam seus ativos no desespero: acabaram por dar liquidez aos investidores institucionais que precisam comprar volumes enormes de ações a preços que consideram vantajosos.
De fato, momentos de crise aguda como esta são os poucos em que recomendamos, ainda que com certos cuidados, a compra de ações pensando-se no longuíssimo prazo. É como os big players veem seus investimentos. Mas lembre-se:
- Novas quedas podem vir: não comprometa demais seu financeiro achando que chegamos ao fundo; não é possível afirmar isso
- A recuperação pode demorar anos ou décadas: leve a sério o termo “longo prazo”; esse dinheiro estará comprometido por um bom tempo
- Escolha empresas com capacidade de aguentar o tranco da crise
Por isso, escrevemos este artigo. Para detalhar os negócios da companhia e dar uma noção de como esse banco atua em nossos mercados. E também para dar nosso posicionamento quanto à compra de ações dessa empresa para o longo prazo, bem como as ações de qualquer empresa negociada na bolsa de valores. Você vai aprender um método que é uma boa alternativa em relação à análise técnica e à análise fundamentalista, para decidir se esta ou aquela ação está boa para comprar.
As ações do Banco ABC (ABCB4), assim, são o tema deste artigo. Veja o que você vai aprender.
- O que é o Banco ABC e suas ações (ABCB4)?
- Ações do Banco ABC (ABCB4): onde e como são negociadas?
- Quais são os principais possuidores de ações do Banco ABC (ABCB4)?
- Formas de ganhar em ações do Banco ABC (ABCB4)?
- Investir ou não investir em ações do Banco ABC (ABCB4): qual decisão tomar?
- Ficou interessado em ações do Banco ABC (ABCB4)? Veja os custos e taxas pra começar
- Como o Raio X Preditivo pode ajudar
- Como faço pra comprar ações do Banco ABC (ABCB4)?
- Conclusão
O Banco ABC tem as seguintes ações:
Ordinárias – ABCB3 | · 109.496.432 |
Preferenciais – ABCB4 | · 108.862.625 |
Total | · 218.359.057 |
Desse total, estão em livre negociação na B3 as seguintes:
Quantidade de Ações Preferenciais | 73.265.872 | · 67,30% |
Total de Ações | 73.265.872 | · 33,55% |
1. O QUE É O BANCO ABC E SUAS AÇÕES (ABCB4)?
Segundo a página das ações do Banco ABC (ABCB4) no site da B3, a companhia se classifica da seguinte maneira:
- Atividade Principal: O Banco Tem Por Objeto A Prática de Operações Ativas. Passivas E Acessórias Inerentes às Respectivas Carteiras Autorizadas Pelo Banco Central Do Brasil.
- Classificação Setorial: Financeiro / Intermediários Financeiros / Bancos.
O Banco ABC BRASIL (ABCB4) é controlado pelo Arab Banking Corporation (ABC). O Bank ABC (incorporado como Arab Banking Corporation B.S.C) é um banco internacional com sede em Manama, Reino do Bahrein. Sua rede de atuação abrange os cinco continentes, com presença em países do Oriente Médio, Norte da África, Europa, Américas e Ásia.
É um dos únicos bancos brasileiros a contar com controle internacional e autonomia local.
O Banco ABC (ABCB4) é um banco múltiplo, especializado na concessão de crédito e serviços para empresas de médio a grande porte, habilitado a operar nas carteiras Comercial, de Investimentos, Financeira, Crédito Imobiliário e Câmbio, contando ainda com uma agência nas Ilhas Cayman.
A principal linha de negócios do ABC Brasil (ABCB4) é a intermediação financeira voltada para operações que envolvam análise e assunção de riscos de crédito.
As operações estruturadas, principalmente de mercado de capitais e fusões e aquisições, com vistas ao financiamento corporativo, complementam esta atividade.
A arbitragem de mercados, taxas e moedas, tanto decorrentes das operações demandadas pelos clientes, quando de posições proprietárias, são desenvolvidas regularmente.
O banco adota uma postura conservadora com baixa propensão ao risco nos seus negócios de crédito e tesouraria.
Fundada em 1980, a controladora, a Arab Banking Corporation, é listada na Bolsa de Valores do Bahrein e seus acionistas controladores são o Banco Central da Líbia e a Autoridade de Investimentos do Kuwait. Sob o controle do Arab Banking Corporation, o Banco ABC Brasil (ABCB4) se beneficia do suporte operacional e de crédito de seu controlador, obtendo acesso a uma diversidade maior de fontes de captação a taxas mais competitivas, tanto em relação a preços como também a prazos.
O Bank ABC é especializado na oferta de produtos e serviços financeiros de Trade Finance, Tesouraria, Finanças Estruturadas, Empréstimos Sindicalizados, Corporate & Institutional Banking e Finanças Islâmicas. O banco também oferece produtos e serviços financeiros de varejo na região do Oriente Médio e Norte da África.
O que são as ações do Banco ABC (ABCB4)?
A companhia recorre ao lançamento de ações na bolsa de valores ao decidir que precisa de dinheiro para seus planos de crescimento.
Seu capital é dividido em pequenos pedaços chamados ações.
As ações serão compradas pelos investidores.
Com isso, a companhia capta os recursos de que precisa.
Se os recursos forem bem utilizados, as ações vão valorizar, assim como o valor de capitalização da companhia.
Quando compro ações de uma empresa, torno-me sócio da companhia.
Eu aceitei dividir o risco envolvido no empreendimento: pode ser que a empresa não se saia tão bem quanto todos imaginam.
Porém, se tudo der certo, as ações valorizarão na mesma proporção que a empresa valorizou.
E pode até mesmo ser que ela passe a lucrar mais.
Por lei, o lucro de uma companhia negociada na bolsa deve ser dividido entre os acionistas, por ação, e pelo menos 25% dele em forma de dividendos.
Quanto mais ações eu tiver, mais dessa parcela de lucros eu receberei.
Acontece que nem todas as pessoas físicas e jurídicas que estão atuando na bolsa de valores estão interessadas em se tornar sócias.
Muitas delas querem, na verdade, fazer “trades”.
Isto é comprar agora a um certo valor e vender, depois de um tempo mais ou menos curto, quando essas ações estiverem um pouco mais caras, mantendo a diferença que constitui o lucro da operação.
Histórico da empresa e de suas ações (ABCB4)
- 1989 – Inicia suas atividades através de uma joint-venture do Arab Banking Corporation e do Grupo Roberto Marinho, da qual originou o Banco ABC Roma S.A., atuando em crédito corporativo e tesouraria. Desde então, o banco construiu uma sólida base de clientes no segmento Corporate, oferecendo a eles produtos financeiros de maior valor agregado e adaptados às suas necessidades específicas.
- 1991 – A atual administração tomou posse, contando com executivos brasileiros de grande experiência no segmento financeiro.
- 1997 – O Arab Banking Corporation adquiriu a participação acionária do Grupo Roberto Marinho, tornando-se o acionista controlador, e os executivos adquiriram participação minoritária, alinhando os interesses dos mesmos com os do controlador. Nesse mesmo ano, o nome do banco mudou para Banco ABC Brasil S.A., denominação mantida até o momento.
- 2007 – Oferta pública inicial de ações do Banco ABC Brasil (ABCB4), que passou a ser listado no Nível 2 de governança corporativa da BM&FBovespa.
- 2020 – Crise do Novo Coronavírus. A exemplo de outras ações da bolsa de valores as ABCB4 sofreram rápida e severa desvalorização frente ao desencadeamento da pandemia
2. AÇÕES DO BANCO ABC (ABCB4): ONDE E COMO SÃO NEGOCIADAS?
As ações do Banco ABC (ABCB4) são negociadas na bolsa de valores brasileira, a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), anteriormente conhecida como Bovespa ou, mais tarde, BM&FBovespa.
Todas as negociações se desenrolam em ambiente eletrônico através do PUMA (Plataforma Unificada Multiativos).
A bolsa de valores, apesar de sua atual acessibilidade, é um dos ambientes mais competitivos que existe, sujeito a grandes instabilidades.
Milhões de pessoas físicas entraram na bolsa nos últimos meses, no momento em que ela atingia seu topo histórico e os juros da renda fixa caíram como nunca.
Todas essas pessoas foram surpreendidas pela queda vertiginosa causada pela crise do novo coronavírus.
Algumas, que venderam carros, até casas, investiram a economia de suas famílias, estão vendendo a qualquer preço para se livrar da angústia e do medo de perder ainda mais.
Claro que alguém está comprando.
Esses são os investidores institucionais, megacorporações que se valem de informações privilegiadas, análise aprofundada das companhias e de algoritmos avançadíssimos de compra e venda.
Eles se aproveitam da liquidez gerada pelo pânico para se posicionar em grande volume em ações que consideram que irão valorizar daqui meses ou mesmo daqui a anos.
Daí a importância de ferramentas que ajudem na leitura do comportamento desses participantes. Isso é possível através da interpretação do volume que só eles são capazes de movimentar.
Mais adiante falarei de algumas ferramentas que podem auxiliar nesse sentido.
Quais ações o Banco ABC possui?
O Banco ABC (ABCB4) possui os seguintes tipos de ações:
- Ações ordinárias: têm direito a voto nas assembleias da companhia. Têm direito a receber proventos, mas a prioridade é o pagamento das ações preferenciais
- Ações preferenciais: não têm direito a voto nas assembleias, mas têm prioridade no pagamento de proventos (dividendos, juros sobre capital próprio) e outros direitos.
Qual são os códigos das ações do Banco ABC
Os códigos das ações do Banco ABC são ABCB3 (ordinárias) e ABCB4 (preferenciais).
As ações do Banco ABC (ABCB4) são negociadas em quais bolsas?
Embora as ações da controladora do Banco ABC sejam negociadas na bolsa de valores do Bahrein, suas próprias ações só são negociadas na bolsa de valores brasileira.
É possível para empresas brasileiras terem suas ações negociadas em bolsas estrangeiras. Nos Estados Unidos, por exemplo, isso é possível através das American Depositary Receipts (ADR), que são negociadas como se fossem ações, com a mesma facilidade. Enquanto as ADR são negociadas nos EUA, as ações a elas correspondentes são custodiadas por um banco no Brasil.
3. QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS POSSUIDORES DE AÇÕES DO BANCO ABC (ABCB4)?
Segundo o site da B3, atualmente, os principais acionistas das ações do Banco ABC (ABCB4) são os seguintes:
Nome | %ON – ABCB3 | %PN – ABCB4 | %Total |
Onyx Equity Management Gestora de Investimentos Limitada | 0,00 | 6,88 | 3,42 |
Marsau Uruguay Holdings S.A. | 95,90 | 23,77 | 59,94 |
Outros | 4,10 | 65,00 | 34,47 |
Ações Tesouraria | 0,00 | 4,35 | 2,17 |
Total | 100,00 | 100,00 | 100,00 |
4. FORMAS DE GANHAR COM AÇÕES DO BANCO ABC (ABCB4)?
Existem diferentes maneiras de se ganhar dinheiro com as ações do Banco ABC (ABCB4), dentre as quais podemos destacar duas:
Trade com ações do Banco ABC (ABCB4)
O trade – ou como muitos chamam de modo derrogatório “especulação” -, é comprar a um preço para lucrar na venda, a um preço mais alto. Ou vender – mesmo sem ter as ações ou outro ativo qualquer -, para lucrar, recomprando a um preço mais barato.
Nessa modalidade, não há a intenção de acumular ações.
O objetivo é lucrar no prazo mais curto possível.
- Se o trader acredita que as ações vão subir de preço, ele compra. Assim que se chegue a certo valor mais elevado, ele faz a venda, com lucro. Se as ações caírem de preço, ele vende mesmo que com prejuízo. A ideia é que esse prejuízo não extrapole sua capacidade de sofrer perdas em uma única operação.
- Se o trader tem uma leitura de que os preços irão cair, ele entrará numa operação conhecida como venda a descoberto. Com facilitação da corretora de valores, ele aluga ações de um investidor. Então, as vende. Uma vez mais baratas, ele as recompra. O lucro é a diferença entre a venda e a recompra (descontado o aluguel das ações e as taxas). Porém, se os preços subirem enquanto ele estiver posicionado, ele terá de comprar de qualquer maneira, pois começará a sofrer um prejuízo naquele trade.
O trade também pode ser classificado de acordo com a periodicidade ou com a duração das operações:
- Day trade: as operações começam e terminam num mesmo pregão.
- Swing trade: as operações de compra e venda chegam a durar alguns dias.
- Position trade: os trades têm a duração de algumas semanas.
Ganhar dividendos com ações do Banco ABC (ABCB4)
O investidor compra ações para ficar com elas por tempo indeterminado.
Escolheu papeis de empresas que acredita que valorizarão indefinidamente.
Se os preços caem, como na crise recente, ele não ficará desesperado. Inclusive vai aproveitar para comprar mais.
Quanto mais ações ele tem, mais dividendos recebe. E, se for uma boa empresa, ela continuará a dar lucro não importa as circunstâncias. O lucro deve ser dividido entre os acionistas na proporção de ações que eles possuem.
Então, quanto mais ações ele tem, mais dividendos ele recebe. Se ele comprar mais ações usando os proventos, no próximo exercício ele receberá ainda mais dividendos, pois tem mais ações. Os dividendos, ainda maiores, serão usados para comprar ainda mais ações.
Claro: a empresa deve pagar dividendos regularmente e os dividendos devem ter um valor considerável frente ao valor da ação.
Vejamos como são os dividendos das ações do Banco ABC (ABCB4)
Tipo do Provento | Data de Aprovação | Data-Com | Pagamento | Valor | Dividend Yield |
Juros Sobre Capital Próprio | 20/12/2019 | 30/12/2019 | 14/01/2020 | 0,49 | 2,43% |
Juros Sobre Capital Próprio | 28/06/2019 | 04/07/2019 | 17/07/2019 | 0,56 | 2,89% |
Juros Sobre Capital Próprio | 21/12/2018 | 28/12/2018 | 12/02/2019 | 0,54 | 3,19% |
Juros Sobre Capital Próprio | 26/06/2018 | 29/06/2018 | 10/08/2018 | 0,54 | 3,58% |
5. INVESTIR OU NÃO INVESTIR EM AÇÕES DO BANCO ABC (ABCB4): QUAL DECISÃO TOMAR?
Em sua página para investidores, o Banco ABC destaca algumas vantagens competitivas da empresa e, consequentemente, das ações ABCB4.
- Expertise na avaliação de riscos de crédito de empresas de médio a grande porte: um dos fatores essenciais para conceder crédito de forma eficiente, com a minimização de riscos
- Foco nos segmentos em que atua, com customização de produtos e serviços: extensa linha de produtos direcionados a empresas de médio a grande porte, o que minimiza os riscos de seus negócios e fideliza ainda mais seus clientes.
- Administração qualificada e agilidade na tomada de decisões: os membros do comitê executivo do Banco ABC Brasil tem longa experiência no mercado financeiro, e atuam em conjunto na gestão do Banco desde 1991
- Os diretores estatutários também são acionistas minoritários do Banco: seus interesses estão, portanto, ancorados com o dos demais acionistas
- Forte suporte de seu acionista controlador combinado com boas práticas de governança corporativa
- O Banco ABC Brasil é um banco brasileiro, controlado pelo Arab Banking Corporation, um dos maiores bancos do Oriente Médio e Norte da África. O Arab Banking Corporation é um banco internacional com sede em Bahrain e presença, própria ou por meio de subsidiárias, em 18 países, com atuação voltada aos mercados internacionais
Independentemente de todas as vantagens expostas pelo banco ABC a respeito de suas estratégias e de suas ações ABCB4, recomendamos que se faça uma análise do comportamento dos big players (investidores institucionais) quanto a esses ativos. A análise do volume é fundamental para isso (a maior parte do volume e sobretudo os picos de volume de negócios em um ativo não aconteceria se a atuação profissional não estiver envolvida).
Para tanto, nossa recomendação é usar os conceitos e ferramentas do Raio X Preditivo.
- O longo prazo se torna mais interessante nos momentos de crise quando os possuidores fracos estão vendendo ações a qualquer preço, dando liquidez aos grandes players, que precisam comprar muitos ativos: recomenda-se, depois que se escolheu boas empresas, boas ações, fazer compras pequenas, periódicas e a cada queda, sem tentar adivinhar o fundo. Um bom exemplo de quando cogitar em ter esse tipo de posicionamento é o caso de crises agudas como a desencadeada pelo Novo Corona Vírus.
- O curto prazo (day trade, swing trade, position trade) precisa obrigatoriamente de conceitos e ferramentas que auxiliem na interpretação do volume de negócios a fim de encontrar os pontos em que os grandes players estão posicionados, com maior chance de serem defendidos ou rompidos caso o preço chegue ali
Em ambos os casos, recomendamos sempre que o investidor e o trader só posicione a parcela de seu dinheiro que o deixe confortável frente ao risco que está se correndo.
6. FICOU INTERESSADO EM AÇÕES DO BANCO ABC (ABCB4)? VEJA OS CUSTOS E TAXAS PARA COMEÇAR
- Taxa de custódia: as corretoras de valores cobravam essa taxa pra manter suas ações em sua carteira pelo tempo que você julgasse necessário, mas agora estão abandonando a sua prática
- Taxa de corretagem: se você comprar ações, tem taxa de corretagem. Resolveu vender? Mais taxa de corretagem. Depende do ativo (ações, opções, contratos, minicontratos), da corretora, do volume de ativos ou financeiro e se você comprou um pacote pré-pago de corretagem ou não
- Taxas da bolsa: os emolumentos são pouco mais de 0,03% do valor financeiro da operação de compra e da operação de venda
- ISS: o Imposto Sobre Serviços é de 5% sobre a taxa de corretagem
- Imposto de Renda: operações de day trade pagam uma alíquota de 20% sobre o lucro e operações normais pagam uma alíquota de 15% sobre o lucrro. As de day trade podem abater do lucro os prejuízos de meses passados, calculando os 20% sobre o saldo restante. As operações com mais de um dia, nos meses em que as vendas forem inferiores a R$ 20 mil têm isenção. Leia nosso artigo sobre Imposto de Renda na Bolsa: Clique Aqui!
- Os proventos (dividendos, juros sobre capital próprio) de carteiras de ações e de outros ativos superiores a R$ 20 mil são taxados agora em 0,12% pela bolsa de valores
7. COMO O RAIO X PREDITIVO PODE AJUDAR AÇÕES DO BANCO ABC (ABCB4)?
Através de conceitos e ferramentas, que sistematizam essa filosofia, consideramos que o volume é a causa dos movimentos de preço. Enquanto isso, o preço é apenas o efeito do comportamento do volume. Não obstante, a maioria dos cursos vendidos no mercado se concentra no preço, tentando prever o futuro através de informações passadas. O Raio X Preditivo está mais sincronizado com o presente, lendo as causas para se antecipar aos efeitos.
Como boa parte do volume de negócios realizados na bolsa – estimativas de 90% – são realizados pelos grandes investidores institucionais, também podemos dizer que o Raio X Preditivo é o estudo do comportamento e da atuação desses participantes, os big players.
Sabendo onde eles se posicionam e quais são os pontos decisivos no gráfico para eles, conseguimos encontrar regiões saudáveis de trade onde é mais seguro assumir um risco, com maior probabilidade de ganhos e, em caso de perdas, elas são minimizadas.
8. COMO FAÇO PARA COMPRAR AÇÕES DO BANCO ABC (ABCB4)?
Inegável que entrar na bolsa de valores, renda variável, sem os devidos conhecimentos necessários para adentrar o mercado mais competitivo do mundo, como se estivéssemos colocando nosso dinheiro em um monótono CDB é loucura. No mínimo uma besteira. Mais provável é que percamos dinheiro nessas condições.
Assim, a minha primeira recomendação é que você se matricule em um curso que ensine a realidade da bolsa de valores, de preferência um que faça a análise do volume de negócios realizados, sua correlação com a participação institucional nos ativos e seus efeitos sobre os movimentos de preço.
Por essas razões, minha recomendação, nesse sentido, é o Raio X Preditivo.
Uma vez matriculado, agora sim, é hora de abrir sua conta em uma corretora de valores, um passo que não custa nada: não tem taxa de abertura ou manutenção e sequer pede saldo mínimo de permanência.
O passo seguinte também é gratuito: requisite sua conta demo e sua plataforma gratuita de negociação gráfica para você passar a treinar sem colocar seu dinheiro em risco antes de compreender as estratégias que está aprendendo.
Muitos dirão que é perda de tempo negociações na conta demo. Não é. Claro que é mais fácil negociar com “dinheiro de mentira”, sem colocar suas economias “na reta”. Porém, esteja certo de que se você não for bem na conta demo, não será na conta real que terá sucesso.
Depois de treinar, praticar e conseguir relativo sucesso na conta demo, pode começar a comprar e vender ações do Banco ABC (ABCB4). Mas você vai notar que, a partir do momento em que dinheiro de verdade está em jogo, as coisas são bem diferentes. Daí a importância de estar preparado e confiante na técnica que está aprendendo.
9. CONCLUSÃO
O Banco ABC (ABCB4) não é tão conhecido do grande público, não está entre os nossos grandes bancos de varejo. Isso se dá por um interesse estratégico: ele trabalha com empresas médias e grandes. Ainda temos por trás dele a Arab Banking Corporation, que é listada na Bolsa de Valores do Bahrein e cujos acionistas controladores são o Banco Central da Líbia e a Autoridade de Investimentos do Kuwait. Isso não é pouca coisa e dá certa segurança às atividades da companhia:
- Suporte operacional e de crédito de seu controlador
- Acesso a uma diversidade maior de fontes de captação
- Taxas mais competitivas, tanto em relação a preços como também a prazos
No entanto, qualquer decisão de compra ou venda de ações, sejam as ações do Banco ABC (ABCB4) ou não precisa passar primeiro e antes de tudo por uma análise do posicionamento dos grandes investidores institucionais, se eles estão comprando ou vendendo. Entrar em posições de compra ou venda com esses “parceiros” aumenta em muito a probabilidade de retorno de seu investimento ou trade.
O longuíssimo prazo, encarar qualquer ação como “poupança”, deve ser considerado sobretudo quando há desvalorizações gerais das ações do mercado, como foi no caso recente da crise provocada pelo Novo Coronavírus: muitas empresas estão sendo negociadas a preços bem abaixo de seus múltiplos, de seus fundamentos mais básicos.
Lembre de, nesse caso:
- Não tentar adivinhar fundo. Reserve dinheiro para novas entradas em novas quedas
- Não espere recuperação ou “colheita dos frutos” antes de anos ou décadas
- Escolha empresas capazes de sobreviver às crises
Para localizar o rastro desse “dinheiro esperto”, como esse “dinheiro esperto” está escolhendo as ações para serem compradas a preços realmente baixos, nossa recomendação é o uso da metodologia do Raio X Preditivo.