As ações da Alliar (AALR3) vão cair ou vão subir? Aprenda a acompanhar os passos dos grandes players que sabem o que fazem e não perca dinheiro
As ações da Alliar (AALR3) podem ser interessantes depois de assistirmos a demanda por serviços de saúde causadas pela crise do novo corona vírus? Além disso, o envelhecimento gradual da população deve sustentar aumento da demanda por serviços de saúde por muitos anos. Segundo dados dessa empresa especializada em serviços de diagnóstico por imagem, 77% da população brasileira não tem cobertura de planos de saúde privado e, portanto, dependem do SUS ou contratam serviços de saúde diretamente: 162 milhões de pessoas.
As ações da Alliar (AALR3), nesse contexto, após um momento em que os ativos das empresas perderam muito valor frente à crise, seriam uma boa pedida para investimentos?
Neste artigo, vamos falar um pouco dessa companhia e de suas ações AALR3, seus negócios e sobre uma metodologia que vai ajudar você a escolher se esse é o momento certo para investir nesses ativos.
Veja o que você vai aprender sobre as ações da Alliar (AALR3):
- O que é a Alliar e suas ações (AALR3)?
- Ações da Alliar (AALR3): onde e como são negociadas?
- Quais são os principais possuidores de ações da Alliar (AALR3)?
- Formas de ganhar em ações da Alliar (AALR3)?
- Investir ou não investir em ações da Alliar (AALR3): qual decisão tomar?
- Ficou interessado em ações da Alliar (AALR3)? Veja os custos e taxas pra começar
- Como o Raio X Preditivo pode ajudar
- Como faço pra comprar ações da Alliar (AALR3)?
- Conclusão
A Alliar tem 118.292.816 de ações ordinárias AALR3 e, dessas, estão em free float ou livre negociação um número de 46.475.090 ou 39,29% do total.
1. O QUE É A ALLIAR E SUAS AÇÕES (AALR3)?
Segundo a página das ações da Alliar (AALR3) no site da B3, a companhia se enquadra nas seguintes categorias:
- Atividade Principal: Prestação de Serviços de Medicina Diagnóstica.
- Classificação Setorial: Saúde / Serv.Méd.Hospit..Análises e Diagnósticos / Serv.Méd.Hospit..Análises e Diagnósticos
A Alliar Médicos à Frente é a segunda maior empresa de diagnósticos por imagem do Brasil.
Seu parque tecnológico tem mais de 120 equipamentos de ressonância magnética, mais de 50 tomógrafos e mais de 350 ultrassons em 118 unidades de atendimento em 42 cidades de 10 Estados.
A Alliar (AALR3) apresenta taxa de crescimento histórico superior às companhias abertas do setor no Brasil: no período de 2013 a 2017, sua receita líquida cresceu a uma taxa média anual composta (CAGR) de 41%, posicionando a empresa entre as líderes em medicina diagnóstica no país em termos de receita líquida.
Criada em 2011 a partir da fusão de quatro empresas líderes no setor de diagnóstico por imagem das cidades de Belo Horizonte, Juiz de Fora, São José dos Campos e Campo Grande, a Alliar (AALR3), nos últimos seis anos, testemunhou a sua expansão por meio de aquisições associativas de mais de 20 empresas e da abertura de mais de 40 novas unidades, tanto em mercados nos quais já estava presente quanto em novas localidades.
Os planos de expansão priorizaram regiões onde há grande potencial de crescimento, e envolveram empresas de marcas reconhecidas em suas respectivas áreas de atuação.
A Companhia segue o modelo hub and spoke, no qual a associação a empresas líderes regionais é seguida da abertura de unidades em cidades próximas, localizadas dentro de seu raio de influência. Assim, além da presença nos grandes centros brasileiros, dentre as quais as cidades de São Paulo, Belo Horizonte e Salvador, a Companhia possui também uma rede de unidades de atendimento espalhadas em pequenas e médias cidades brasileiras de alto potencial de crescimento, e que apresentam uma demanda reprimida por exames de medicina diagnóstica de alta complexidade.
A empresa não tem apenas diagnóstico por imagem, mas também serviços de análises clínicas, fundamental em momentos de epidemias e pandemias.
O que são as ações da Alliar (AALR3)?
As ações de qualquer empresa, incluindo as ações da Alliar (AALR3), são nada mais nada menos que a menor fração do seu capital social. Em uma linguagem meio infantil dá para dizer que uma única ação é o menor pedacinho que podemos comprar daquela empresa.
Na prática, uma ação é a menor fração de tudo o que a companhia vale em valor de mercado. Se pegarmos o número de ações e multiplicarmos pela cotação teremos o valor de capitalização daquela companhia. Em tese, é o que ela vale nesse determinado momento. Às vezes, vamos notar que a empresa está valendo mais ou menos do que sugeririam seus lucros, bens, dívidas e outros fatores potenciais. Quando o valor de capitalização é menor, por vezes, vale a pena comprar as ações: dizemos que ela está num valor subestimado pelo mercado.
Mas por que uma empresa decide vender “pedacinhos” seus na bolsa de valores.
Acontece que às vezes a companhia precisa de recursos para colocar em andamento diversos projetos.
Recorrer a empréstimos, por vezes, não é bom, pois isso implica juros. Tampouco a financiamentos. Por vezes o montante necessário para o crescimento da companhia é muito vultoso.
Assim, a companhia passa por todo um processo de abertura de capital que culmina na Oferta Pública de Ações (IPO). No dia da IPO, os investidores compram as ações. Eles estão aceitando dividir os riscos atuais e futuros do empreendimento na promessa de uma potencial valorização das ações e a possibilidade de compartilhar dos lucros na forma de dividendos ou juros sobre capital próprio.
Os dividendos são a parte dos lucros que obrigatoriamente uma empresa de capital aberto deve dividir entre seus investidores. Se a empresa cresce, seu valor cresce, o preço das ações cresce proporcionalmente e, possivelmente, ela terá mais lucros, tendo mais para dividir entre os acionistas, também chamados de sócios ou investidores.
Para isso, os recursos captados no dia da IPO terão que ser bem utilizados.
Uma parcela do mercado não está interessada em ser sócia ou investidora. São os traders, que compram ações tão somente para vender o mais rápido possível, tão logo as ações valorizem e eles possam obter lucro. Não tem nada de errado nesse comportamento: inclusive esses traders são responsáveis por boa parte da liquidez do mercado.
Eles podem até vender ações que nem tem em carteira, através da venda a descoberto: alugam ações, vendem na intenção de recomprar mais barato e a diferença entre as duas operações é seu lucro. Ou prejuízo.
2. AÇÕES DA ALLIAR (AALR3): ONDE E COMO SÃO NEGOCIADAS?
As ações da Alliar (AALR3) são negociadas na bolsa de valores brasileira, a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), que já se chamou Bovespa e, mais tarde, BM&FBovespa. A B3 resultou da união entre Bovespa, Bolsa de Mercadorias e Futuros e Cetip.
Todas as negociações acontecem em ambiente eletrônico, sem participação direta de humanos. Todos os negócios são intermediados pela Plataforma Unificada Multiativos, a PUMA.
A PUMA garante velocidade e segurança a todas as transações e torna acessível o negócio em bolsa para todos os que tiverem uma conta na corretora de valores e um computador conectado à internet.
Toda essa acessibilidade e os recordes recentes da bolsa atraíram literalmente milhões de novos investidores pessoas físicas para o mercado: de 500 mil investidores desse perfil, em poucos meses, a bolsa chegou a 2 milhões deles. O otimismo, no entanto, deve ter surpreendido a muitos quando da última crise.
Diversos desses novatos desconhecem que a maior parte do volume da bolsa de valores é de responsabilidade de investidores institucionais. Embora essas megacorporações não visem o dinheiro das pessoas físicas, e sim de outros fundos menores e bancos centrais, elas também acabam vitimadas pela atuação desses big players.
Tão somente por não saberem se posicionar de acordo. De fato, geralmente, os institucionais estão comprando quando todos estão vendendo em desespero, dando liquidez às suas operações que sempre envolvem um número monstruoso de ativos. Elas passam a vender quando todos estão otimistas, comprando a preços cada vez mais elevados, em estado de euforia, dando liquidez para que os institucionais desovem um número inimaginável de ativos no topo do mercado (ativos que compraram baratinho quando o mercado começava a formar um fundo).
Por isso, é muito importante para os investidores pessoa física saberem se comportar sabendo dessa realidade, a do domínio dos investidores institucionais. Se soubermos ler a atuação desses participantes, poderemos nos posicionar de maneira mais segura em nossos investimentos ou operações, sejam elas de curtíssimo, longuíssimo prazo ou prazos intermediários.
Para isso, nossa recomendação é o Raio X Preditivo, que ensina a interpretar o volume dos negócios nos gráficos dos ativos. Pois é conhecido que oitenta por cento ou mais do volume negociado na bolsa de valores é de responsabilidade de uns poucos big players.
Quais ações a Alliar possui?
A Alliar (AALR3) possui apenas ações ordinárias.
As ações ordinárias são aquelas que dão direito a voto nas assembleias das companhias.
As ações preferenciais têm preferência no recebimento de proventos, porém, a Alliar não as possui.
Porém, as ordinárias, além do direito ao voto, têm direito a proventos também, como dividendos e juros sobre capital próprio.
Claro que, para ter uma participação efetiva nas assembleias, o acionista deve ter um número considerável de ações, visto que cada uma corresponde a um único voto.
Geralmente, grandes empresas garantem que os controladores tenham mais de 50% das ações votantes.
Qual são os códigos das ações da Alliar
Se vamos negociar ações precisamos conhecer os códigos de negociação através dos quais elas são negociadas.
Os códigos de negociação também podem ser chamados de ticker.
Os tickers são formados por quatro letras em caixa alta seguidos de um numeral de um ou dois dígitos.
O numeral 3 indica que a ação é ordinária. Os numerais 4, 5 e 6 indicam ações preferenciais de diferentes classes. Se o numeral é 11, trata-se de uma unit, que reúne em sua estrutura ações preferenciais e ordinárias ao mesmo tempo.
O ticker das ações ordinárias da Alliar é AALR3.
As ações da Alliar (AALR3) são negociadas em quais bolsas?
As ações da Alliar (AALR3) são negociadas apenas na bolsa de valores brasileira até o momento.
Nada impede que, no futuro, suas ações sejam negociadas também em bolsas estrangeiras através de sistemas de recibo, a exemplo de tantos outros ativos nacionais.
Por exemplo, as ADR (American Depositary Receipts) são os recibos negociados nas bolsas dos Estados Unidos. Esses recibos são negociados como se fossem as próprias ações, tendo a mesma liquidez, velocidade e praticidade e tem suas próprias cotações.
No entanto, as ações a eles correspondentes ficam custodiadas no Brasil por um banco ou empresa similar.
3. QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS POSSUIDORES DE AÇÕES DA ALLIAR (AALR3)?
Segundo o site da B3, atualmente, os principais acionistas das ações da Alliar (AALR3) são os seguintes:
Nome | %ON – AALR3 |
Brasil Private Equity Iii Fip | 0,67 |
Fundo de Diagnósticos Para O Brasil Fip | 1,72 |
Pátria Economia Real Fip | 0,71 |
Sérgio Tufik | 18,18 |
Roberto Kalil Issa | 13,33 |
Brazilian Private Equity Fund Iii Fip | 21,63 |
Outros | 43,77 |
Ações Tesouraria | 0,00 |
Total | 100,00 |
4. FORMAS DE GANHAR COM AÇÕES DA ALLIAR (AALR3)?
Existem diversas maneiras de se ganhar com ações da Alliar (AALR3) no mercado de ações. As mais conhecidas são as seguintes:
Trade em ações da Alliar (AALR3)
Quando queremos ganhar dinheiro com ações da Alliar (AALR3) ou qualquer outra ação através do trade não estamos interessados em investir (por investir, entendemos comprar ativos para ficar com eles durante um longo tempo).
Nosso objetivo aqui é entrar em operações – de compra ou de venda – e sair delas tão rápido quanto possível, no momento em que essas operações derem um certo lucro de acordo com nossa estratégia.
- Podemos comprar caso achemos que o preço das ações vai subir: se o preço de fato subir, realizamos o lucro com uma venda das ações. Porém, se o preço das ações cair, teremos prejuízo.
- Podemos vender ações caso achemos que o preço das ações vai cair: se o preço de fato cair, realizamos o lucro com uma recompra. Porém, se o preço das ações cair teremos prejuízo.
Podemos vender ações que não temos através de uma operação muito comum conhecida como venda a descoberto. Primeiro, com o intermédio da corretora de valores, alugamos as ações de um investidor. Depois, vendemos. Tão logo as ações caiam, compramos essas mesmas ações com um preço mais barato. A diferença de preço entre as duas operações é nosso lucro. Claro, se as ações começarem a subir de preço, em algum momento teremos que comprar elas mais caras e teremos prejuízo.
O trade também pode ser classificado de acordo com sua duração:
- Day trade: operações que começam e terminam no mesmo dia.
- Swing trade: operações que duram alguns dias.
- Position trade: operações que duram algumas semanas.
Note que, no trade, dificilmente as operações duram mais que um mês, pois o trader opta por não ficar exposto durante muito tempo aos riscos da bolsa.
Ganhar dividendos com ações da Alliar (AALR3)
Os investidores são diferentes. Eles escolhem ações pra comprar e pra ficar com elas por tempo indefinido, esperando que no longuíssimo prazo elas valorizem. Ele não se desfaz delas de jeito nenhum, mesmo em momentos em que elas possam desvalorizar por qualquer razão. Inclusive, quando elas ficam mais baratas, veem isso como uma oportunidade de comprar ainda mais ativos de uma empresa que eles consideram boa, saudável e sólida.
Outro objetivo dos investidores é, ao longo do tempo, receber os dividendos, que são a parte dos lucros que é dividida entre os acionistas. Cada ação tem direito a um certo valor de dividendos. Quanto mais ações tenho, portanto, mais dividendos recebo.
Assim, os investidores vão inclusive usar os dividendos pra comprar mais ações. Com mais ações, receberão mais dividendos e poderão comprar mais ações que, por sua vez, darão mais dividendos e assim por diante, remunerando com cada vez mais potência seu investimento.
No entanto, pra que isso dê certo, as ações precisarão pagar dividendos regularmente (empresas que não lucram acabam por não pagar dividendos). Além disso, os dividendos devem ser valiosos frente ao preço da ação. Podemos verificar isso através do dividend yield, que é uma porcentagem que mostra quanto os dividendos valem frente ao preço da ação.
Como as ações da Alliar (AALR3) acabaram de ser lançadas, não temos dados ainda pra saber se são ações que valem a pena pra usar essa estratégia visando o recebimento de dividendos.
5. INVESTIR OU NÃO INVESTIR EM AÇÕES DA ALLIAR (AALR3): QUAL DECISÃO TOMAR?
Existem alguns fatores que favorecem o investimento em ações da Alliar (AALR3).
Em primeiro lugar, o envelhecimento da população deve sustentar aumento da demanda por serviços de saúde por muitos anos. Em segundo lugar é conhecido que existe boa parte do mercado que não tem planos de saúde e depende do SUS. Uma empresa inteligente pode conseguir tornar os seus serviços acessíveis pra essa faixa de população que, no Brasil, é enorme.
Em termos de beneficiários, o sistema de saúde privado no Brasil cresceu 27% nos últimos 10 anos, aumentando de 37,3 milhões em 2008 pra 47,3 milhões em março de 2018. Consequentemente, a parcela da população com planos de saúde privados aumentou de 19,4% em março de 2008 pra 22.5% em março de 2018.
O mercado de medicina diagnóstica faturou no Brasil, em 2015, R$25,2 bilhões apresentando crescimento histórico de 14,6% ao ano entre 2009 e 2015, de acordo com a ANS. Além do aumento no percentual de população com cobertura de planos de saúde ter influenciado no desenvolvimento do mercado, a Alliar (AALR3) acredita que este crescimento também ocorra por fatores como envelhecimento populacional, adoção de um modelo de medicina preventiva em detrimento da medicina curativa e implementação de novas tecnologias com aumento no escopo de cobertura por planos de saúde.
A companhia viu o advento da crise do novo coronavírus com cautela: embora a demanda por exames laboratoriais, que a empresa também atende, possa vir a subir, a mobilidade da população, no momento diminui.
Em sua página pra investidores, a Alliar (AALR3) apresenta algumas vantagens competitivas aos interessados:
- Corpo médico de alto nível
- Modelo de negócios rentável e com elevada geração de caixa;
- Capilaridade nacional
- Crescimento orgânico e via aquisições associativas
- Time de gestão diversificado, com larga experiência e histórico de sucesso em outros setores, alinhados com o crescimento da Alliar (AALR3)
- Foco em qualidade, otimização de processos e inovação
A Alliar (AALR3) ainda traz as seguintes estratégias pra manter o ritmo de crescimento:
- Utilizar a escala, o reconhecimento das marcas locais e a alta qualidade médica para gerar benefícios a partir do potencial de crescimento do setor no Brasil;
- Ingressar em cidades com demanda reprimida e alto potencial de crescimento;
- Ampliar a oferta de serviços e a carteira de clientes;
- Aprofundar a utilização de nossas inovações em medicina diagnóstica.
Nosso posicionamento
Independentemente da qualidade da empresa, somos cautelosos, preferindo sempre avaliar os volumes que denunciam o posicionamento dos big players em cada uma das ações negociadas na bolsa de valores, incluindo as ações da Alliar (AALR3). Seja para quem prefere o longuíssimo prazo ou para quem prefere prazos mais longos, a avaliação do posicionamento institucional é fundamental.
Julgamos que os momentos de crise como o atual são os ideais para se posicionar pensando em prazos mais longos, até mesmo de décadas, fazendo aportes pequenos e consistentes ao longo do tempo, a cada queda ou a cada mês, sempre que for possível nesse caso, independentemente se cair mais. Claro, se estiver claro que os institucionais também estão se posicionando.
Se você prefere não arriscar seu patrimônio em posições mais longas, prefira trades que durem algum tempo, expondo seu dinheiro a um período menor de risco. Além disso, sempre utilize valores que não comprometam a totalidade de suas economias.
6. FICOU INTERESSADO EM AÇÕES DA ALLIAR (AALR3)? VEJA OS CUSTOS E TAXAS PARA COMEÇAR
- Taxas da corretora: a principal é a taxa de corretagem, que incide na execução das ordens, tanto de compra como a de venda. Varia de acordo com o ativo (ação, contratos, minicontratos, opções), de acordo com o volume financeiro em alguns casos e de corretora pra corretora. A taxa de custódia, que era o preço cobrado para se manter ações em carteira, está sendo abandonada.
- Taxas da bolsa: emolumentos, que envolvem liquidação, registro e outros serviços, juntos dão pouco mais de 0,03% do volume financeiro envolvido tanto na compra quanto na venda dos ativos.
- Imposto Sobre Serviços: o ISS é de 5% sobre a taxa de corretagem.
- Imposto de renda: incide somente sobre o lucro. No day trade, é de 20% sobre o lucro. Nas outras operações, com mais de um dia, é de 15% sobre o lucro. Nessas, os meses com vendas inferiores a R$ 20 mil, há isenção. No day trade, podemos descontar os prejuízos de meses anteriores do mês em que se obteve lucro, dando um bom abatimento. Nos dois casos o recolhimento é de responsabilidade do trader, via DARF, até o último dia útil ao mês posterior em que se obteve o lucro
- Carteiras de ações e outros ativos que somem mais de R$ 20 mil têm qualquer provento, a partir de agora, taxado em 0,12%.
Leia nosso artigo sobre Imposto de Renda na Bolsa de Valores: Clique Aqui!
7. COMO O RAIO X PREDITIVO PODE AJUDAR AÇÕES DA ALLIAR (AALR3)?
O Raio X Preditivo é uma metodologia e um treinamento que sistematiza a Nova Análise Técnica com conceitos e ferramentas.
Os conceitos se voltam para a interpretação do volume e do fluxo de ordens. E, por consequência, para a atuação institucional (profissional).
As ferramentas, por sua vez, se encarregam de colocar esses conceitos, essa teoria, para funcionar diretamente sobre o gráfico de maneira intuitiva e simples.
O Raio X Preditivo não é uma metodologia que dá sinais de compra e venda, mas que incentiva o trader a tomar suas próprias decisões a partir da interpretação do volume de negócios e sua influência direta sobre o preço.
Para a Nova Análise Técnica, o preço é mero efeito do volume e o volume é a causa que movimenta o preço.
Tendo isso em mente, lendo as causas temos mais condições de nos antecipar aos efeitos mais prováveis.
A metodologia não só permite encontrar zonas de negociação com assimetria de risco positiva (baixo risco e alta probabilidade de ganho) como antecipar saídas de operações antes que o lucro seja devolvido ou prolongamento das mesmas caso o volume e o fluxo de ordens assim o permita.
Por último, podemos dizer que o Raio X Preditivo é o estudo do comportamento do big players, já que são eles os responsáveis pelos maiores volumes de negociação da bolsa em qualquer momento.
8. COMO FAÇO PARA COMPRAR AÇÕES DA ALLIAR (AALR3)?
Não recomendamos a compra de ações para investimentos ou o trade com ações sem antes uma preparação teórica e prática.
Assim, é desejável que você faça um curso que explique pra você a realidade do mercado. De preferência, um curso que explique a leitura do volume de negócios e sua influência sobre o preço dos ativos.
Tão logo se matricule num curso, comece a estudar e abra sua conta na corretora. Você não vai negociar ainda, mas saiba que a abertura de conta é grátis, não tem taxa de manutenção e nem saldo mínimo de permanência.
Faça uso da conta simulada que toda corretora fornece para testar suas habilidades na plataforma de negociação gráfica também gratuita.
Embora as operações simuladas sejam mais tranquilas que as da conta real e, por isso, sejam vistas com maus olhos por muitos ensinantes de análise técnica, consideramos esse um passo fundamental: se você não for bem na conta simulada, testando suas novas habilidades, não será na conta real, com dinheiro de verdade em jogo, que você vai se sair bem.
Tão logo tenha treinado com sucesso na conta demo, aí sim, comece a operar e comprar ações de verdade, com toda a responsabilidade que o conhecimento real do mercado lhe dá.
9. CONCLUSÃO
As ações da Alliar (AALR3) são promissoras sem dúvida, sobretudo considerando o mercado de saúde no Brasil, que tem ainda muito que crescer. Claro que, além do mercado potencial, o poder aquisitivo do brasileiro médio precisa subir. Pagar por saúde ainda é algo inacessível para a maioria dos brasileiros, por absurdo que isso seja. Temos que ter um vislumbre do que acontecerá com nossa economia depois dessa crise cuja duração ainda é um tanto indeterminada.
No que diz respeito a compra ou não das ações da Alliar (AALR3), recomendamos a análise cuidadosa a partir do posicionamento dos grandes players. Isso é possível através das ferramentas do Raio X Preditivo e de seus conceitos.
Se tem algum fato relevante sobre aalr3 que justifique a caída enorme em 3 pregões?