A JBS tem mais de 50% das ações ordinárias da Excelsior Alimentos (BAUH4). O que muda na hora de você investir em ações da Excelsior Alimentos (BAUH4)? Depois de aprender o método que eu conto neste texto, você vai descobrir que não muda nada
As ações da Excelsior Alimentos (BAUH4) é uma empresa de carnes e derivados e vale a pena ficar de olho nesses papeis, pois uma de suas maiores acionistas não é nada mais nada menos que a JBS, uma das maiores empresas do setor. Com as relações cada vez mais estreitadas com a China, para a exportação desses produtos, toda a produção brasileira tem a ganhar com esse gigantesco mercado. Por ser uma ação que “corre por fora”, pode estar além do radar dos investidores menos atentos.
As ações da Excelsior Alimentos (BAUH4) seriam um bom papel para investirmos, então, pensando no longo prazo?
Para responder a estas perguntas preparamos este artigo para esclarecer você a respeito do negócio desta companhia, suas ações, sua história e, sobretudo, sobre o nosso posicionamento quanto a operações de longo e longuíssimo prazo em ações da Excelsior Alimentos (BAUH4). Já adiantamos que vemos com muita cautela o posicionamento de longuíssimo prazo (buy and hold ou investimento) em qualquer papel negociado na bolsa, por se tratar de renda variável e se tratar de um ambiente marcadamente especulativo.
Eis alguns dos tópicos que iremos abordar aqui:
- O que é a Excelsior Alimentos e suas ações (BAUH4)?
- Ações da Excelsior Alimentos (BAUH4): onde e como são negociadas?
- Quais são os principais possuidores de ações da Excelsior Alimentos (BAUH4)?
- Formas de ganhar em ações da Excelsior Alimentos (BAUH4)?
- Investir ou não investir em ações da Excelsior Alimentos (BAUH4): qual decisão tomar?
- Ficou interessado em ações da Excelsior Alimentos (BAUH4)? Veja os custos e taxas pra começar
- Como o Raio X Preditivo pode ajudar
- Como faço pra comprar ações da Excelsior Alimentos (BAUH4)?
- Conclusão
A Excelsior Alimentos (BAUH4) tem ações nas seguintes proporções:
Ordinárias (BAUH3) | 2.846.929 |
Preferenciais (BAUH4) | 2.375.293 |
Dessas, estão em free float (livre negociação), nas seguintes proporções:
Quantidade de Ações Ordinárias | 2.223 | 0,08% |
Quantidade de Ações Preferenciais | 1.506.413 | 63,42% |
1. O QUE É A EXCELSIOR ALIMENTOS E SUAS AÇÕES (BAUH4)?
Segundo a página das ações da Excelsior Alimentos (BAUH4) no site da bolsa de valores brasileira, a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), a companhia se classifica da seguinte maneira:
- Classificação Setorial: Consumo não Cíclico / Alimentos Processados / Carnes e Derivados.
A Excelsior (BAUH4) é uma empresa gaúcha com mais de 125 anos. Os produtos contemplam diversos momentos da vida do consumidor (carnes e seus derivados e outros alimentos). Com planta produtiva situada em Santa Cruz do Sul, distribui seus produtos em diversos canais, que vão desde o pequeno varejo até Redes de Grandes Atacadistas, Super e Hiper Mercados.
BAUH4 é o código de negociação na B3 (antiga BM&FBovespa) das ações preferenciais da Excelsior Alimentos S/A.
Mais da metade das ações ordinárias da Excelsior (BAUH4) estão nas mãos da Seara (leia-se JBS). Por isso, achamos mais importante dar um panorama também dos negócios desta gigante.
Seara (JBS Foods)
Com mais de seis décadas de história, a JBS é uma das líderes globais da indústria de alimentos e tem mais de 230 mil colaboradores no mundo.
A companhia, presente em 16 países, tendo plataformas de produção ou escritórios comerciais, possui um diversificado portfólio de produtos, tendo dezenas de marcas reconhecidas em todo o mundo.
A companhia também atua em setores relacionados a seu core business como couros, biodiesel, colágeno, sabonetes, glicerina e envoltórios para embutidos, bem como possui negócios de gestão de resíduos, embalagens metálicas e transportes, que apoiam a sua operação.
O diversificado portfólio da companhia tem marcas como Seara, Swift, Friboi, Doriana, Moy Park, Pilgrim’s, Primo, Gold KistFarms, Pierce e 1855, entre outras.
Essa variedade de produtos e a presença em 16 países atendem mais de 275 mil clientes em 190 países.
A JBS abriu seu capital em 2007 e suas ações são negociadas na BM&FBovespa no mais elevado nível de governança corporativa do mercado de capitais do Brasil, o Novo Mercado.
A companhia hoje tem mais de 216.000 colaboradores ao redor do mundo e 340 unidades, entre fábricas e escritórios comerciais.
O que são as ações da Excelsior Alimentos (BAUH4)?
Ações são a menor fração possível do capital social de uma companhia. Quando compro ações, como as da Excelsior Alimentos (BAUH4) estou adquirindo frações da empresa, me associando a ela.
As empresas passam a negociar suas ações na bolsa, num processo chamado IPO – Oferta Pública de Ações – pra captar recursos junto ao mercado, junto aos investidores de todos os tamanhos e procedências.
Se esses recursos captados através da venda do capital social forem bem usados, ela vai crescer e, consequentemente, as ações que compramos passará a valer mais. Ela vai lucrar mais e parte desse lucro será dividida entre os investidores em forma de dividendos.
Muitos participantes do mercado, no entanto, não estão interessados em se tornar sócios. Eles querem comprar ações pra vender tão logo elas valorizem de acordo a seus objetivos, realizando seu lucro a partir da oscilação natural dos ativos.
Podem ganhar, inclusive, se os ativos desvalorizarem, fazendo vendas descobertas: alugar ações, vender, recomprar quando estiverem mais baratas e manter a diferença entre os dois preços (se as ações subirem de preço, terão prejuízo).
Histórico da empresa e de suas ações (BAUH4)
- 1893 – Em março daquele ano, a Refinaria iniciou a produção banha suína refinada tendo a marca Excelsior. Era comercializada em latas de 20kg e de 02kg. O produto foi comercializado, inclusive, nas praças de São Paulo e Rio de Janeiro. Ainda neste ano, faleceu prematuramente o fundador Abrahão Tatsch, sendo substituído pelo Sr. Adolfo Evers. Surgia a marca “Excelsior”.
- 1925 – Falece o Sr. Adolfo Evers, o qual é substituído pelo Sr. João F. Baumhardt na administração da Indústria Evers.
- 1940 – Baumhardt Irmãos, fundada em 1926 pelos irmãos João e Carlos Baumhardt, sucede a empresa dos quotistas da EVERS, assumindo o seu passivo e ativo, o qual incluía o primeiro frigorífico construído nos anos 30, juntamente à consolidação da marca “Excelsior”.
- 1942 – Inicia-se a Inspeção Federal.
- 1950 – Técnicas de Produção Européias são trazidas pelos irmãos Baumhardt. Também ocorre a consolidação das instalações do “Frigorífico Excelsior”.
- 1959 – Baumhardt Irmãos é transformada em sociedade anônima, passando a sua razão social para Baumhardt Irmãos S/A.
- 1968 – A empresa Bauhmardt Irmãos abre efetivamente o seu capital, tornando-se uma empresa de capital aberto.
- 1970 – Grandes transformações na estrutura e novas tecnologias na Excelsior, e na planta da Empresa, novo abatedouro e criação da Agropecuária Excelsior.
- 1998 – Adere ao PGQP sendo distinguida pelo troféu Prata.
- 2000 – Ocorre o encerramento do abate em frigorífico próprio e das atividades de granja. E tem início a ampliação da produção com grandes fornecedores nacionais.
- 2001 – Terceirização da logística até então feita por frota própria.
- 2003 – Altera a razão social de Baumhardt Irmãos S/A para Excelsior Alimentos S/A (BAUH4).
- 2015 – Passa a integrar grandes grupos empresariais, tendo-os como controladores do seu capital. Hoje, é integrante da JBS Foods, sendo uma de suas principais marcas no Sul do País. Foco em qualidade, produto, distribuição, aplicando boas práticas de fabricação, buscando incessantemente melhorias, visando os melhores resultados e, com sustentabilidade, a perpetuação ao longo do tempo.
2. AÇÕES DA EXCELSIOR ALIMENTOS (BAUH4): ONDE E COMO SÃO NEGOCIADAS?
As ações da Excelsior Alimentos (BAUH4) são negociadas na bolsa de valores brasileira, a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão). As negociações acontecem em ambiente absolutamente eletrônico, sem envolvimento humano direto, diferentemente de quando havia o pregão viva a voz quando tanto o registro quanto o fechamento dos negócios era feito pelos operadores e outros funcionários da bolsa.
Agora, os negócios fechados são muito mais rápidos, seguros e acessíveis. Até eu ou você podemos comprar e vender diretamente ações, tendo um computador, internet e conta na corretora.
Porém, sem saber, muitos de nós estarão entrando num ambiente dominado pelos grandes investidores institucionais, que têm a seu lado algoritmos poderosíssimos, capazes de fazer operações aos milhares a cada centésimo de segundo, aproveitando-se de cada desequilíbrio nos mercados.
Nesse cenário, vale a pena saber como esses participantes poderosos estão se posicionando, pra que não se fique na contramão do que eles estão fazendo. Pra conseguir isso, você precisa conhecer nossa metodologia, o Raio X Preditivo, sobre o qual falaremos mais à frente.
Quais ações a Excelsior Alimentos possui?
A Excelsior Alimentos (BAUH4) possui ações:
- Ordinárias: ações ordinárias são aquelas ações que dão direito a voto nas assembleias das companhias. No caso, a a JBS, através da Seara, possui mais de 50% das ações da Excelsior Alimentos. Então, não importa quantas ações ordinárias você possua, quem tem o controle acionário da empresa é a JBS, por via indireta. As ações ordinárias também têm direito a dividendos, mas a prioridade de pagamento sempre é das ações preferenciais.
- Preferenciais: as ações preferenciais são aquelas que possuem preferência no recebimento de proventos, sejam eles dividendos ou juros sobre capital próprio. E essas ações só têm direito a voto em situações especiais.
Qual são os códigos das ações da Excelsior Alimentos (BAUH4)
Se você vai negociar ações na bolsa de valores, deve conhecer os códigos dessas ações. Todas as ações da bolsa de valores são conhecidos por seus códigos de negociação. Os códigos de negociação, também conhecidos como ticker, são compostos de quatro letras e um numeral de um ou dois dígitos.
No caso, as ações da Excelsior Alimentos são conhecidas pelos seguintes códigos de negociação:
- Ordinárias: BAUH3
- Preferenciais: BAUH4
As ações da Excelsior Alimentos (BAUH4) são negociadas em quais bolsas?
As ações da Excelsior Alimentos (BAUH4) são negociadas apenas na bolsa de valores brasileira, a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão).
Nada impede de que, no futuro, essas ações sejam negociadas em bolsas estrangeiras, a exemplo de ações de outras companhias de capital aberto brasileiras.
Isso se dá com programas de recibos. O mais notório deles certamente é o das ADRs, nos Estados Unidos.
As American Depositary Receipts são negociadas nos mercados estadunidenses como se fossem ações, com a mesma facilidade e praticidade. Porém, esses recibos correspondem a ações e, portanto, as ações de fato precisam estar custodiadas por uma entidade financeira.
3. QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS POSSUIDORES DE AÇÕES DA EXCELSIOR ALIMENTOS (BAUH4)?
Segundo o site da B3, atualmente, os principais acionistas da Excelsior Alimentos (BAUH4) são os seguintes:
Nome | %ON (BAUH3) | %PN (BAUH4) | %Total |
Regilo Fundo de Investimento em Acoes | 0,00 | 44,00 | 20,01 |
Seara Alimentos | 53,89 | 36,57 | 46,01 |
Baumhardt Comercio E Participações Ltda | 46,03 | 0,01 | 25,10 |
Notwen de Castro Sayao Cardozo | 0,00 | 6,18 | 2,81 |
Outros | 0,08 | 13,24 | 6,07 |
Ações Tesouraria | 0,00 | 0,00 | 0,00 |
Total | 100,00 | 100,00 | 100,00 |
4. FORMAS DE GANHAR COM AÇÕES DA EXCELSIOR ALIMENTOS (BAUH4)?
Existem diversas maneiras de se ganhar dinheiro com ações da Excelsior Alimentos (BAUH4). Porém, podemos destacar duas.
Trade com ações da Excelsior Alimentos (BAUH4)
O trade é conhecido na linguagem popular como “especular”. Isto é, comprar a um preço para lucrar na venda, a um preço mais alto. Ou vender, para lucrar na recompra, a um preço mais barato.
O trader não tem a intenção de acumular ações. Tudo o que ele quer é ganhar dinheiro no prazo mais curto possível de acordo com sua estratégia e sua periodicidade operacional (day trade, swing trade ou position trade).
- Se o trader acredita que as ações vão subir de preço: nesse caso, ele compra. Tão logo atinjam um certo valor mais elevado, ele vende e embolsa o lucro. Mas se as ações caírem de preço ele terá que vender, mesmo que com prejuízo (para evitar que esse prejuízo fique ainda maior).
- Se o trader, de acordo com sua análise crê que as ações vão cair de peço: nesse caso, ele fará uma operação chamada venda a descoberto ou short. Ele, com intermédio da corretora de valores, alugará ações de um investidor. Aí ele vai vender essas ações. Quando elas ficarem mais baratas, ele recompra. O lucro é a diferença entre a venda e a recompra (descontado o aluguel das ações e as taxas). Porém, se as ações ficarem progressivamente mais caras, ele terá de comprar de qualquer maneira, sob a pena de ver seu prejuízo se avolumar).
O trade também pode ser classificado de acordo com a periodicidade ou com a duração das operações:
- Day trade: as operações começam e terminam num mesmo pregão.
- Swing trade: as operações de compra e venda chegam a durar alguns dias.
- Position trade: os trades têm a duração de algumas semanas.
Ganhar dividendos com ações da Excelsior Alimentos (BAUH4)
O investidor que quer remunerar seu investimento com dividendos, em primeiro lugar, deve escolher ações que paguem dividendos regularmente. Além de pagar dividendos regularmente, esses dividendos devem ter um valor que valha a pena. Vale a pena consultar um indicador chamado dividend yield, que é uma porcentagem que diz quanto os dividendos valem frente ao valor da ação.
Os dividendos nada mais são do que parte do lucro líquido da companhia em determinado exercício (geralmente trimestral) dividido entre as ações.
Quanto mais ações eu tenho, mais dividendos eu recebo. Se eu usar os dividendos para comprar mais ações, no próximo exercício receberei ainda mais dividendos. Que usarei para comprar mais ações e assim por diante, até que, ao longo dos anos, acumulei muitas e muitas ações.
Mas repito: a empresa deve pagar dividendos e os dividendos devem ter um valor considerável frente ao valor da ação.
Vamos conferir os dividendos das ações da Excelsior Alimentos (BAUH4):
Ação | Provento | Aprovação | Data-com | Cotação | Valor | Yield |
ON | DIVIDENDO | 20/04/2017 | 20/04/2017 | 0 | 0,33 | 0 |
PN | DIVIDENDO | 20/04/2017 | 20/04/2017 | 9,85 | 0,37 | 3,74 |
ON | DIVIDENDO | 25/04/2016 | 25/04/2016 | 0 | 0,24 | 0 |
PN | DIVIDENDO | 25/04/2016 | 25/04/2016 | 5 | 0,26 | 5,28 |
ON | DIVIDENDO | 23/04/2015 | 23/04/2015 | 0 | 0,41 | 0 |
PN | DIVIDENDO | 23/04/2015 | 23/04/2015 | 8,79 | 0,46 | 5,19 |
ON | DIVIDENDO | 24/04/2014 | 24/04/2014 | 0 | 0,17 | 0 |
PN | DIVIDENDO | 24/04/2014 | 24/04/2014 | 11,49 | 0,19 | 1,62 |
ON | DIVIDENDO | 10/04/1996 | 10/04/1996 | 0 | 0,1 | 0 |
PN | DIVIDENDO | 10/04/1996 | 10/04/1996 | 0,85 | 0,1 | 11,76 |
Você percebeu o hiato entre 1996 e 2014? Talvez a partir de agora, os dividendos da empresa comecem a ficar mais constantes!
5. INVESTIR OU NÃO INVESTIR EM AÇÕES DA EXCELSIOR ALIMENTOS (BAUH4): QUAL DECISÃO TOMAR?
A Excelsior Alimentos (BAUH4) teve lucro líquido de R$ 2.03 milhões no 4º trimestre de 2018, o que é 2,13% menos que o prejuízo líquido do quarto trimestre de 2017 (R$ 2.07 milhões).
Comparando com o 3º trimestre de 2018 (que teve a métrica em R$ 3.98 milhões), foi uma redução de 49,10%.
A receita líquida da companhia teve decréscimo de 0,44% entre 2018 e 2017, indo de R$ 43.65 milhões para R$ 43.46 milhões.
Em relação ao último trimestre (R$ 44.79 milhões), a receita diminuiu 2,95%.
Os ativos totais da Excelsior (BAUH4) chegaram a R$ 89.61 milhões no 4º trimestre de 2018, o que é 10,49% mais que o saldo de R$ 81.1 milhões registrado no encerramento do mesmo período do ano anterior.
O patrimônio líquido da companhia teve acréscimo de 18,48%: R$ 49.15 milhões) R$ 41.48 milhões de 2017.
Além disso, podemos levar a companhia a sério, considerando que a JBS está forte nela, com o controle acionário.
Mas isso significa que devemos “investir” na Excelsior Alimentos (BAUH4) pensando no longo prazo?
Bem, nem eu nem você somos a JBS. Nosso interesse seria, num caso desses, acumular patrimônio em ações, não se importando se há uma queda vertiginosa nos preços ou uma alta estratosférica. Mas será que, numa queda abissal, teríamos a serenidade emocional de ver nosso patrimônio “derreter”?
Geralmente, os iniciantes elegem algumas ações, não suficientes para diversificar de uma forma saudável. Além disso, não são poucos os que colocam todo ou quase todo patrimônio em ações. E, acredite, as crises de mercado que atingem todas as ações indiscriminadamente acontecem de tempos em tempos, sobretudo depois de períodos de grande euforia (quando boa parte de novatos entra na bolsa).
Nessas horas, esses novos participantes amargam pesados prejuízos, ainda acreditando na máxima que diz que, no longo prazo, “a bolsa sempre apresenta alta”. Mas facilmente deixam de acreditar quando veem seu financeiro ser reduzido à metade.
Por isso temos duas indicações:
- Envolver apenas parte de seu capital na bolsa, de maneira que se houver perdas elas não sejam impactantes para suas economias.
- Entrar em operações com perspectivas de saída, seja no lucro ou no prejuízo. Essas saídas devem ser determinadas através de critérios de uma metodologia baseada em volume, que entregue a atuação dos grandes investidores institucionais.
A metodologia mais indicada para ter essa leitura de entrada e saída de operações é o Raio X Preditivo, do qual falaremos mais abaixo.
6. FICOU INTERESSADO EM AÇÕES DA EXCELSIOR ALIMENTOS (BAUH4)? VEJA OS CUSTOS E TAXAS PARA COMEÇAR
- Taxa de custódia: as corretoras de valores cobravam essa taxa pra manter suas ações em sua carteira pelo tempo que você julgasse necessário, mas agora estão abandonando a sua prática.
- Taxa de corretagem: se você comprar ações, tem taxa de corretagem. Resolveu vender? Mais taxa de corretagem. Depende do ativo (ações, opções, contratos, minicontratos), da corretora, do volume de ativos ou financeiro e se você comprou um pacote pré-pago de corretagem ou não.
- Taxas da bolsa: os emolumentos são pouco mais de 0,03% do valor financeiro da operação de compra e da operação de venda.
- ISS: o Imposto Sobre Serviços é de 5% sobre a taxa de corretagem.
- Imposto de Renda: operações de day trade pagam uma alíquota de 20% sobre o lucro e operações normais pagam uma alíquota de 15% sobre o lucrro. As de day trade podem abater do lucro os prejuízos de meses passados, calculando os 20% sobre o saldo restante. As operações com mais de um dia, nos meses em que as vendas forem inferiores a R$ 20 mil têm isenção.
- Os proventos (dividendos, juros sobre capital próprio) de carteiras de ações e de outros ativos superiores a R$ 20 mil são taxados agora em 0,12% pela bolsa de valores.
7. COMO O RAIO X PREDITIVO PODE AJUDAR AÇÕES DA EXCELSIOR ALIMENTOS (BAUH4)?
O Raio X Preditivo é uma metodologia que nos auxilia a ler o comportamento do mercado a partir do volume e do fluxo de ordens de compra e venda.
Através de conceitos e ferramentas, que sistematizam essa filosofia, consideramos que o volume é a causa dos movimentos de preço. Enquanto isso, o preço é apenas o efeito do comportamento do volume. Não obstante, a maioria dos cursos vendidos no mercado se concentra no preço, tentando prever o futuro através de informações passadas. O Raio X Preditivo está mais sincronizado com o presente, lendo as causas para se antecipar aos efeitos.
Como boa parte do volume de negócios realizados na bolsa – estimativas de 90% – são realizados pelos grandes investidores institucionais, também podemos dizer que o Raio X Preditivo é o estudo do comportamento e da atuação desses participantes, os big players.
Sabendo onde eles se posicionam e quais são os pontos decisivos no gráfico para eles, conseguimos encontrar regiões saudáveis de trade onde é mais seguro assumir um risco, com maior probabilidade de ganhos e, em caso de perdas, elas são minimizadas.
8. COMO FAÇO PARA COMPRAR AÇÕES DA EXCELSIOR ALIMENTOS (BAUH4)?
Se você leu com atenção este artigo, deve ter se ligado que a bolsa de valores é um dos mercados mais competitivos que pode existir, com big players disputando a machadadas as menores fatias de liquidez que conseguirem.
Num cenário desses, não dá para entrar só com a cara e a coragem, só porque você decidiu que precisa comprar ações da Excelsior Alimentos (BAUH4).
Por isso, a primeira coisa que você precisa fazer é entrar em um curso sobre bolsa de valores e trade que lhe dê as ferramentas para ler a atuação desses participantes mais fortes: pelos motivos do tópico anterior, recomendamos fortemente o Raio X Preditivo.
Somente depois de se matricular, só então, abra uma conta em uma corretora de valores. É fácil (dá para fazer por um aplicativo de celular) e totalmente grátis (não tem taxa de abertura, taxa de manutenção e nem mesmo precisa depositar nada).
Feito isso, peça imediatamente uma conta demo, para você treinar seus novos conhecimentos aprendidos no curso escolhido. O bom é que essa conta também é grátis e a plataforma gráfica de negociação que você vai usar para treinar também é.
Muita gente vai dizer que não vale a pena treinar na conta demo, pois fazer trades com dinheiro de “mentirinha” é muito diferente de usar dinheiro de verdade. E é mesmo. Eles estão certos. Mas se você não for bem na conta demo, enquanto não tiver resultados consistentes nela, não espere que terá resultados melhores na conta real.
Depois de treinar suficientemente na conta demo, aí sim, transfira dinheiro para sua conta e comece a comprar e a vender ações.
9. CONCLUSÃO
As ações da Excelsior Alimentos (BAUH4) são uma boa aposta para o longo prazo? Vamos convir que uma empresa como a JBS, que possui a maior parte das ações ordinárias, não dá ponto sem nó. Mas também devemos entender que o objetivo da JBS não é lucrar com ações necessariamente, mas ter controle de uma empresa que eles consideram importante em seu setor.
Desse modo, nossa preferência é encarar as ações da Excelsior Alimentos (BAUH4) como as de qualquer outra da bolsa: ativos que nos dão oportunidades de entrada em operações lucrativas diariamente, bastando para isso termos a leitura que o Raio X Preditivo nos possibilita.
Lembre de limitar a parcela de dinheiro que vai arriscar no mercado de renda variável e se posicionar em operações com perspectiva de saída: trades, portanto, tendo cautela com a ideia de ficar indefinidamente com as ações.