Tudo o que ninguém diz sobre as ações da São Martinho (SMTO3) e de outras empresas na bolsa de valores em momentos de crise como a ocasionada pelo Novo Coronavírus. Não está na hora de investir. Saiba por quê.
As ações da São Martinho (SMTO3) são diretamente ligadas à produção de combustível: açúcar, para alimentos, e álcool para movimentar a economia (veículos, transporte, etc). Num cenário de crescimento do país, certamente esse setor é estratégico.
As ações da São Martinho (SMTO3), considerando esse contexto de crise aguda que vimos ser desencadeado pelo Novo Coronavírus, seriam bons ativos para investir pensando no longo prazo?
De fato, crises agudas como esta em que vimos ações caindo 30%, 40% e até mais que isso, são os únicos momentos em que indicamos a compra de ações pensando-se no longuíssimo prazo: a experiência mostra que TODAS as crises anteriores foram superadas pelas bolsas do mundo e as ações de empresas capazes de atravessar os momentos difíceis acompanham esse movimento.
- Não devemos tentar adivinhar o fundo da crise: pode haver mais quedas
- A recuperação pode demorar meses, anos ou até décadas: então leve a sério o tempo que deverá deixar o dinheiro investido nesse tipo de empreendimento
- Considere o fluxo e volume de negócios nas quedas para estimar a possibilidade de os investidores institucionais estarem interessados nesse ativo
- Tenha recursos na manga pra poder adicionar novos aportes: se a empresa for boa, como dissemos, ela atravessará a crise e se recuperará
Mas será esse o caso das ações da São Martinho (SMTO3)?
O objetivo deste artigo é dar um breve panorama dos negócios dessa empresa, de sua história, mas principalmente de nosso posicionamento quanto à compra de suas ações SMTO3 pensando-se no longo prazo. Não só isso, daremos nossa postura quanto ao investimento de longo prazo em outros papeis da bolsa de valores em que, por ventura, você esteja interessado.
- O que é a São Martinho e suas ações (SMTO3)?
- Ações da São Martinho (SMTO3): onde e como são negociadas?
- Quais são os principais possuidores de ações da São Martinho (SMTO3)?
- Formas de ganhar em ações da São Martinho (SMTO3)?
- Investir ou não investir em ações da São Martinho (SMTO3): qual decisão tomar?
- Ficou interessado em ações da São Martinho (SMTO3)? Veja os custos e taxas pra começar
- Como o Raio X Preditivo pode ajudar
- Como faço pra comprar ações da São Martinho (SMTO3)?
- Conclusão
A São Martinho tem 354.011.329 ações ordinárias SMTO3 e, dessas, 147.017.773 ou 41,53% estão em livre negociação ou “free float”, um termo mais técnico.
1. O QUE É A SÃO MARTINHO E SUAS AÇÕES (SMTO3)?
Segundo a página das ações da São Martinho (SMTO3) no site da B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), a companhia assim se classifica:
- Atividade Principal: Fabricação E Comércio de Açúcar. álcool E Derivados.
- Classificação Setorial: Consumo não Cíclico / Alimentos Processados / Açucar e Alcool.
A São Martinho (SMTO3) está situada como uma das maiores produtoras sucroenergéticas do mundo.
Sua capacidade de moagem chega a 24 milhões de toneladas de cana por ano.
Tem quatro usinas em operação:
- São Martinho, em Pradópolis, na região de Ribeirão Preto (SP);
- Iracema, em Iracemápolis, na região de Limeira (SP),
- Santa Cruz, localizada em Américo Brasiliense (SP)
- Boa Vista, em Quirinópolis, a 300 quilômetros de Goiânia (GO).
A São Martinho (SMTO3) ainda tem uma unidade para produção de ácido ribonucleico, a Omtek, também lem Iracemápolis.
Entre os números impressionantes da São Martinho (SMTO3), temos um recorde.
Sua usina sucroalcooleira, na cidade que dá o nome à companhia, é a maior em operação do mundo: mói 10 milhões de toneladas de cana por safra.
A São Martinho (SMTO3) abriu capital (começou a vender ações na bolsa de valores) em 2007.
Produção
As usinas São Martinho, Santa Cruz e Iracema produzem açúcar e etanol.
A Usina Boa Vista, por sua vez, se dedica apenas à produção de etanol.
O diferencial é a autossuficiência de todas elas, que produzem a própria energia, a partir da queima do bagaço de cana. O excedente de energia produzido é vendido, gerando mais economia e receita.
A São Martinho (SMTO3) também investe em logística a fim de aumentar o valor de seu produto, escoando a produção tendo mais agilidade, através de armazenamento diferenciado e de proximidade a rodovidas e ferrovias. A São Martinho (SMTO3) possui um ramal ferroviário próprio, inclusive.
Usina São Martinho
A Usina São Martinho, localizada na cidade de Pradópolis (SP), é a maior processadora de cana do mundo, tendo moagem de 10 milhões de toneladas/safra. Fundada em 1948, contrata quase 5 mil empregados. Tem elevado índice de mecanização.
Usina Iracema
Localizada na cidade de Iracemápolis (SP), na região de Limeira, um dos primeiros polos de desenvolvimento da indústria açucareira paulista no século passado, a Usina Iracema tem mais de 70 anos de experiência na fabricação de etanol e açúcar e atualmente possui capacidade de processamento de cana de 3 milhões de toneladas por safra. Mais de 2 mil colaboradores
Usina Santa Cruz
Fundada em 1945, está localizada no município de Américo Brasiliense (SP), na região de Araraquara, estando distante a apenas 280 quilômetros da capital paulista e 350 quilômetros do Porto de Santos. A unidade possui índice superior a 90% de cana própria e tem capacidade de moagem de aproximadamente 5,6 milhões de toneladas por safra. É uma das pioneiras e referência em implementação de Política de Sustentabilidade, possuindo certificação ISO 9001, ISO 14001 e Greenergy em seus processos.
Usina Boa Vista
Inaugurada em 2008, fruto de um projeto greenfield, a Usina Boa Vista, situada em Quirinópolis (GO) é considerada uma das mais modernas do mundo. Atualmente possui capacidade de moagem de aproximadamente 5 milhões de toneladas por safra, sendo suas atividades 100% destinadas para produção de etanol, além de cogeração de energia. Presente em uma área de 1,7 milhão metros quadrados, sendo 23 mil de área construída, a usina possui layout projetado para futuras expansões de suas operações com o objetivo de ampliar a sua capacidade de processamento de cana.
O que são as ações da São Martinho (SMTO3)?
Quando uma empresa decide aproveitar uma oportunidade de crescimento, muitas vezes todos os seus recursos já estão comprometidos nas atuais operações. Como fazer? Empréstimo? Empréstimos podem corroer os ganhos futuros, através dos juros.
Outra opção mais vantajosa pode ser a abertura de capital. A empresa vai vender ações na bolsa de valores. As ações são a menor fração do capital da companhia, metaforicamente um pedaço dela.
Ao comprar ações, estou comprando alguns desses “pedaços”, me tornando dono de uma parte da companhia. E, ao vender as ações, a empresa arrecada os valores de que precisa para investir em seu crescimento.
Se o investimento der certo, a empresa cresce, valoriza e os “pedaços” dela, proporcionalmente, acompanham. Quem comprou ações verá seu patrimônio inflar.
E, além disso, se a empresa crescer é de se esperar que ela lucre mais. Ou seja: terá de dividir parte desses lucros com os investidores em forma de dividendos.
O mercado também tem os participantes que não estão interessados em ser sócios ou investidores. Os traders querem somente comprar ações para vender a seguir, tão logo se atinja um certo lucro. Eles podem inclusive alugar ações, vender e recomprar quando estiverem mais baratas, ganhando na queda.
Histórico da empresa e de suas ações (SMTO3)
A história da São Martinho (SMTO3) teve início na Itália, no final do século XIX, quando integrantes da família Ometto imigraram para o Brasil. No sítio Olaria montaram seu primeiro engenho de cana-de-açúcar, em 1914. Já em 1932, na Fazenda Boa Vista, região de Limeira, a família produziu açúcar pela primeira vez. Em 1937, a Usina Iracema foi comprada em Iracemápolis, município localizado no interior de São Paulo, e transformou-se em uma destilaria de álcool. Em 1946, a usina passou a fabricar açúcar também. Três anos mais tarde, os Ometto adquiriram a Usina São Martinho, situada na cidade de Pradópolis, distante cerca de 330 quilômetros de São Paulo, que se transformou em uma das maiores processadoras de cana do mundo.
- 1937 – Aquisição da Iracema.
- 1949 – Aquisição da São Martinho.
- 1969 – Primeira colhedora mecanizada.
- 1992 – Primeira plantadora.
- 1997 – Implantação do SAP. Certificação ISO 9001 – USC.
- 1998 – Início do MPT (Manutenção da Produtividade Total).
- 1999 – Restruturação Organizacional por processos. Início do Treinamento Comportamental.
- 2000 – Criação do CSC. Inauguração do CEA. Projeto Viva a Natureza.
- 2002 – Início Viva Cana. Certificação ISO 14001 USC.
- 2007 – Abertura de Capital na Bolsa de Valores de São Paulo (B3). Aquisição da Usina Santa Luiza em parceria com a COSAN e Usina Santa Cruz.
- 2008 – Fabio Venturelli assume Presidência. Inauguração UBV. Saída da Coopersucar e Organização da área Comercial.
- 2010 – Criação da Nova Fronteira Bioenergia (Joint Venture com a Petrobras).
- 2012 – 1ª vez no ranking das 150 Melhores Empresas para Você Trabalhar (Você S/A). Certificação Bonsucro UIR. Inauguração do Terminal Rodoferroviário da USM.
- 2013 – Inauguração da Termoelétrica da USM. Certificação Bonsucro USC.
- 2014 – Início do Projeto MPB (Muda Pré Brotada). Início das atividades imobiliárias (SMTerras). Implementação do Sistema de Gestão SSO.
- 2015 – 1ª vez no ranking Melhores Empresas para Começar a Carreira (Você S/A).
- 2016 – Aquisição de 100% da Nova Fronteira Bioenergia. 1ª vez no Ranking Inovação Brasil. 1ª vez entre as Melhores Empresas para Trabalhadores com Deficiência.
- 2017 – Melhor Empresa do Setor Agronegócio (Você S/A).
- 2018 – Empresa do Ano; Melhor Empresa do Setor Agronegócio; Melhor Grande Empresa; Destaque na Categoria Liderança.
- 2020 – Crise do Novo Coronavírus. As ações de todas as empresas da bolsa de valores apresentaram quedas. As ações da São Martinho não foram exceção: estavam em R$ 30 em fevereiro e, no final de março, chegaram a R$ 12.
2. AÇÕES DA SÃO MARTINHO (SMTO3): ONDE E COMO SÃO NEGOCIADAS?
As ações da São Martinho (SMTO3) são negociadas na bolsa de valores brasileira, a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão) em ambiente totalmente eletrônico, no sistema PUMA (Plataforma Unificada Multiativos). O sistema proporciona velocidade, segurança e acesso a qualquer um que queira negociar ações, bastando um computador ou mesmo um celular e o intermédio de uma corretora em que se tenha conta.
Ao entrar nesse ambiente, com tanta facilidade, o iniciante precisa estar ciente de que a bolsa de valores é comandada pelos investidores institucionais, que movimentam pelo menos 80% do volume em negócios diários (provavelmente mais que isso). Ao seu lado, eles têm tecnologia (algoritmos de negociação em alta velocidade automática conhecidos como robôs HFT), programadores de primeira linha e CEOs altamente competitivos comandando tudo.
Para enfrentar esse cenário, é necessária uma metodologia que faça a leitura do volume que esses participantes operam, a fim de encontrar pontos saudáveis de entrada em operações e saídas dignas baseada na atuação destes players. Sobre isso, você deve ler no tópico em que falamos sobre o Raio X Preditivo.
Quais ações a São Martinho possui?
A São Martinho (SMTO3) possui apenas ações ordinárias que têm os seguintes direitos, basicamente:
- Direito de voto nas Assembleias Gerais da Companhia;
- Direito ao dividendo mínimo obrigatório, em cada exercício social, equivalente a 25,0% do Lucro líquido.
- Em caso de alienação, direta ou indireta, direito de alienação de suas ações nas mesmas condições asseguradas aos Acionistas Controladores alienantes (tag along de 100,0% do valor das ações).
- Em caso de cancelamento do registro de companhia aberta ou de cancelamento de listagem no Novo Mercado da Bovespa, direito de alienação de suas ações em oferta pública a ser lançada pelos Acionistas Controladores, pelo seu respectivo valor econômico.
- Todos os demais direitos assegurados às Ações, nos termos previstos no Regulamento do Novo Mercado da Bovespa, no Estatuto Social da São Martinho e na Lei das Sociedades por Ações.
Qual são os códigos das ações da São Martinho
As ações da São Martinho são negociadas sob o código SMTO3.
Todas as ações da bolsa são conhecidas por seus respectivos códigos de negociação, geralmente formado por quatro letras e um numeral de um ou dois dígitos.
Os códigos de negociação também são chamados de ticker.
As ações da São Martinho (SMTO3) são negociadas em quais bolsas?
A São Martinho (SMTO3), até o momento, tem ações negociadas apenas na bolsa de valores brasileira, a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão).
Mas nada impede que no futuro, sejam negociadas em outras bolsas do mundo.
Com outras ações brasileiras isso acontece graças a programas de recibos.
O mais célebre são as ADR (American Depositary Receipts) do mercado estadunidense.
As ADR são negociadas em bolsas como a de Nova York, como se fossem ações, enquanto as ações de fato ficam custodiadas por um banco, no Brasil.
3. QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS POSSUIDORES DE AÇÕES DA SÃO MARTINHO (SMTO3)?
Segundo o site da B3, atualmente, os principais acionistas das ações da São Martinho (SMTO3) são os seguintes:
Nome | %ON |
Ljn Participações S.A. | 53,74 |
Outros | 45,36 |
Ações Tesouraria | 0,91 |
Total | 100,00 |
4. FORMAS DE GANHAR COM AÇÕES DA SÃO MARTINHO (SMTO3)?
Existem diversas maneiras de ganharmos dinheiro com ações da São Martinho (SMTO3) e com outras ações da bolsa de valores.
Trade com ações da São Martinho (SMTO3)
Quem decide fazer trades não está interessado em ser sócio ou acionista. Tudo o que ele quer é comprar ações e vender o mais rápido possível, assim que a ação valorize até um certo valor dentro de sua estratégia.
Basicamente, o trader pode fazer dois tipos de operação:
- Comprar: o trade compra quando acha que as ações vão subir de preço. E vende quando elas atingem o objetivo. Se caírem, ele terá prejuízo, vendendo antes que o prejuízo aumente.
- Vender: o trader vende quando acha que as ações vão cair de preço. E recompra quando elas estão suficientemente baratas. Se subirem, ele terá prejuízo.
A venda “sem que se tenha as ações” é conhecida como “venda a descoberto”. O trader aluga as ações de um investidor, com o intermédio da corretora. A seguir, as vende. Ao recomprar, com lucro ou prejuízo, o trader devolve as ações para o investidor e paga o aluguel.
O trade também pode ser classificado de acordo com sua periodicidade:
- Day trade: compra e venda de ações que começam e terminam no mesmo dia.
- Swing trade: compra e venda de ações que começam e terminam em alguns dias.
- Position trade: compra e venda de ações que começam e terminam em algumas semanas.
Ganhar dividendos com ações da São Martinho (SMTO3)
O investidor é diferente. Ele está interessado em acumular ações de empresas que, depois de uma estrita análise, ele considerou sólidas, com um bom futuro.
Ele vai segurar essas ações, faça chuva, faça sol, na alta e na queda. Na queda, inclusive aproveita para comprar mais ações.
Ele quer ver seu patrimônio em ações crescer e valorizar ao longo dos anos e das décadas.
E não só isso: quer que esse investimento seja remunerado mediante dividendos, que são parte dos lucros divididos entre as ações.
Quanto mais ações eu tenho, portanto, mais dividendos eu recebo. Se eu usar os dividendos para comprar mais ações, passarei a ter mais dividendos no futuro, reproduzindo os juros compostos da renda fixa.
Porém, se eu quiser que isso funcione, preciso escolher empresas que, tradicionalmente, paguem dividendos com regularidade. E que tenham dividendos com um bom dividend yield (a porcentagem que representa o dividendo relativamente ao preço da ação).
Vejamos como têm sido os últimos dividendos da São Martinho (SMTO3).
Tipo do Provento | Data de Aprovação | Data-Com | Pagamento | Valor | Dividend Yield |
---|---|---|---|---|---|
Juros Sobre Capital Próprio | 09/12/2019 | 12/12/2019 | 23/12/2019 | 0,34 | 1,54% |
Dividendo | 26/07/2019 | 26/07/2019 | 16/08/2019 | 0,31 | 1,58% |
Dividendo | 27/07/2018 | 27/07/2018 | 15/08/2018 | 0,51 | 2,53% |
5. INVESTIR OU NÃO INVESTIR EM AÇÕES DA SÃO MARTINHO (SMTO3): QUAL DECISÃO TOMAR?
No primeiro semestre de 2019, o lucro líquido da São Martinho teve um acréscimo de 16,4%, marcando um total de R$ 189,2 milhões.
Os bons resultados não ficam só aí. A receita líquida teve um crescimento de 7,8%, chegando a R$ 1,5 bilhão.
O Ebitda ajustado, por sua vez, chegou a R$ 736 milhões e a margem Ebitda ajustada foi de 48,3% (um decréscimo de 2,5 pontos percentuais).
Olhar para números frios como esse pode nos deixar animados para investir em ações da São Martinho (SMTO3). Mas há muito mais a ser analisado.
Analisando o investimento em ações de forma geral
E a experiência mostra que, mesmo olhando os números com profundidade, isso pode não ser suficiente para concluirmos alguma coisa. Tem fundos que analisam até mesmo as pessoas que estão por trás da direção da empresa (e com razão).
Mas mesmo a análise mais profunda não tem como prever crises internacionais, nacionais, setoriais. A experiência e a história dos mercados nos mostram isso. Nesse caso, será que vale a pena ficar comprados em ações só porque somos inflexíveis e somos investidores do estilo buy and hold (comprar e segurar). Imagine como está a cabeça de quem comprou SMTO3 em fevereiro a R$ 30? Digamos que colocou R$ 300 mil nela. Em março estaria com R$ 120 mil. Possivelmente vendeu no fundo com medo de perder mais. Várias pessoas e fundos fizeram isso (porque os investidores liquidavam suas cotas). Nesse caso, os big players aproveitaram para acumular ativos a preços baratos, fazendo uso de toda a liquidez proporcionada pelo desespero do mercado.
Quer dizer: realmente, possivelmente, a crise é o momento certo de ir às compras pensando-se em um prazo mais longo. Não devemos tentar adivinhar o fundo, pois pode cair mais. Não devemos imaginar que a recuperação está na esquina, pois pode demorar anos. Mas podemos estar certo de que se a empresa tem capacidade de aguentar os piores momentos, irá se recuperar e ultrapassar os maiores patamares em alguns anos.
De outro modo, se estamos em um momento de otimismo e euforia devemos ser cautelosos. Por que devemos ver nossos investimentos derreterem sem fazer nada? Será que todo o mundo tem capacidade financeira de continuar comprando uma ação em queda só porque ela agora está barata? E se continuar caindo, como já vimos acontecer antes, como, aliás, acabamos de ver com a crise do Novo Coronavírus? O investidor iniciante que optou por “investir”, comprando no topo do mercado, fica inquieto e angustiado nessas horas.
O que fazer
Ninguém precisa “casar” com ações. Há momentos em que é necessário vendê-las. Por que surfar um intenso movimento de queda? Não seria melhor operar vendido, lucrando com a baixa?
Assim, recomendamos alguns procedimentos básicos que tem implicações mais complexas abordadas em outros artigos nossos:
- Exposição financeira limitada: não coloque todo o seu dinheiro na renda variável.
- Exposição de tempo limitada: entrar em operações em zonas saudáveis de trade, com perspectivas de saída, no lucro ou no prejuízo baseando a decisão mais no volume e fluxo de ordens que em patamares de preço em si.
- Uso de uma metodologia para determinar essas zonas saudáveis de trade. Leia abaixo o tópico sobre como o Raio X Preditivo pode ajudar.
6. FICOU INTERESSADO EM AÇÕES DA SÃO MARTINHO (SMTO3)? VEJA OS CUSTOS E TAXAS PARA COMEÇAR
- Taxa de corretagem: taxa que a corretora cobra na hora de executar as suas ordens. Estão adotando uma taxa fixa independentemente do volume.
- Taxa de custódia: era uma taxa que as corretoras cobravam para custodiar as ações em seu nome. Está sendo abandonada.
- Taxas da bolsa de valores: incide sobre o valor financeiro de cada operação, tanto na hora da compra quanto na hora da venda e, para pessoas físicas, chega a pouco mais de 0,03%.
- Imposto Sobre Serviços: é um imposto de 5% que incide sobre a taxa de corretagem.
- A bolsa de valores cobra taxa que incide em 0,12% sobre os dividendos de carteiras de ações superiores a R$ 20 mil.
Imposto de renda: incide só sobre o lucro. Então, se você estiver pagando imposto de renda, que bom. É uma alíquota de 20% sobre as operações de day trade e uma alíquota de 15% para operações que durem mais de um dia. Há aspectos de isenção e abatimento que sugiro que aprenda em nossos artigos que detalhamos mais sobre o Imposto de Renda.
7. COMO O RAIO X PREDITIVO PODE AJUDAR AÇÕES DA SÃO MARTINHO (SMTO3)?
O Raio X Preditivo é uma metodologia que une conceitos e ferramentas voltados para a leitura do volume de ativos negociados na bolsa de valores. A metodologia considera que o volume é o combustível do mercado, a causa dos movimentos de preço, enquanto os preços são mero efeito.
Boa parte das metodologias atualmente em voga se concentram apenas no preço, o efeito, tentando usar o passado para prever comportamentos futuros das cotações.
Sabemos, na prática, que, se nos concentrarmos nas causas, teremos sucesso em prever os efeitos com mais sucesso.
Como a maior parte do volume de negociações da bolsa é de responsabilidade dos investidores institucionais, também podemos considerar que o Raio X Preditivo é a metodologia que coloca o trader lado a lado com esses participantes.
Dessa forma, encontrando os pontos de decisão dos big players, o trader localiza zonas saudáveis de trade. O objetivo não é adivinhar o que o preço fará, mas entrar em operações em que, se perdermos, perderemos pouco de nosso financeiro. E, se ganharmos, ganharemos muito.
8. COMO FAÇO PARA COMPRAR AÇÕES DA SÃO MARTINHO (SMTO3)?
O primeiro passo sempre é fazer um curso sobre a bolsa de valores e sobre trades, antes mesmo de abrir uma conta em uma corretora de valores com a intenção de negociar ações. Se você tiver começado sem isso, pare enquanto é tempo.
Depois de matriculado e ter começado seus estudos, sim: a conta na corretora é grátis, sem taxas de manutenção e sem saldo mínimo de permanência. E tem outra coisa gratuita. A conta demo: com uma plataforma gráfica, também grátis, você vai usá-la para treinar as habilidades que está aprendendo no curso (recomendamos, de acordo com o tópico acima, o Raio X Preditivo).
Não se envergonhe de usar a conta demo: é bem diferente de operar com dinheiro “de verdade”, mas esteja certo de que, se você não tiver sucesso na conta demo, não é na real que você terá.
Depois de treinar o tempo que você julgar necessário e com bons resultados, só então, passe para a conta real. Para isso transfira o dinheiro que deseja usar nas suas operações e comece a comprar e a vender ações da São Martinho e outras empresas negociadas na bolsa.
9. CONCLUSÃO
A demanda mundial por combustíveis alternativos, como o Etanol, deve crescer cada vez mais, mesmo com outras energias como a elétrica ganhando terreno. Por isso, a São Martinho deve aproveitar os próximos anos para crescer e se adaptar à medida que esse mercado for mudando. O açúcar, por outro lado, é uma commodity importantíssima que jamais deixará de ser demandada pelos mercados mundiais.
Nesse sentido, é de se esperar que as ações da São Martinho (SMTO3) valorizem ao longo dos anos e das décadas. Mas, mesmo nesse cenário tão otimista, isto não pode ser considerado uma certeza na renda variável. No entanto, a queda proporcionada pela Crise do Novo Coronavírus pode significar uma bela oportunidade de compra.
Em outros períodos, quando todos estão mais otimistas e eufóricos, não há porque ficarmos posicionados em ações apenas porque somos inflexíveis quanto ao nosso estilo de negociar ou investir. Principalmente porque há meios de determinar os momentos mais prováveis de alta e de queda, com uma metodologia como o Raio X Preditivo.